tipos de fraudes empresariais

Quais são os principais tipos de fraudes empresariais?

Uma das grandes preocupações corporativas é o combate aos diversos tipos de fraudes empresariais que geram riscos aos negócios. Essa é uma ação importante para tornar a empresa segura e bem vista no mercado, mas a prevenção e o monitoramento exigem um conhecimento adequado sobre o assunto.

Além de entender quais são as fraudes possíveis na empresa, é necessário contar com processos eficientes, alinhados e transparentes, bem como o uso de tecnologia apropriada para identificar e conter as ameaças.

É pensando nisso que desenvolvemos este artigo, apresentando o conceito em si, os tipos de fraudes empresariais, suas consequências e como a tecnologia pode ajudar. Confira as informações e entenda como mitigar os riscos!

Entenda o que são fraudes empresariais

Fraudes empresariais são todas as ações que põem uma empresa em risco, devido a condutas ilícitas de um ou mais colaboradores com posições de poder. Trata-se de situações em que a pessoa se aproveita do cargo ocupado para cometer atos litigiosos e delitos, com o objetivo de obter vantagens e prejudicar outros.

De acordo com os tipos de fraudes empresariais, há vários contextos em que elas podem ser inseridas, seja a partir de manipulação, omissão ou comportamentos enganosos que possam ferir o ecossistema da organização. Podem estar relacionadas à falsificação de documentos, transações não autorizadas, má gestão de reembolsos, apropriação de ativos, adulteração de contratos, entre outras ações não autorizadas.

Nesse contexto, tendem a ser cometidas em processos sem transparência e/ou desorganizados, quando a empresa deixa de ter fluxos de controle apropriados. Três fatores principais tendem a motivar as ações: pressões que ameaçam o padrão de vida da pessoa, oportunidades encontradas em falhas dos processos e racionalização de necessidades individuais.

Saiba a importância de entender sobre o assunto

Quando uma empresa está ciente das oportunidades e precedentes que podem gerar os tipos de fraudes empresariais, ela passa a criar processos mais seguros. O alinhamento dos fluxos das operações permite tornar o ecossistema mais confiável e evita as vulnerabilidades que podem afetar os negócios.

Nesse sentido, entender sobre o assunto é uma maneira de conter o surgimento de oportunidades e falhas, rompendo as ações de pessoas mal intencionadas. O conhecimento também torna possível programar uma série de ações para detectar e prevenir os golpes, desde a adoção de tecnologias adequadas e controle de fluxos de aprovação ao monitoramento preciso das atividades dos colaboradores.

Outro motivo importante é prezar pela saúde financeira e gestão de marca perante o mercado. Empresas que se envolvem em escândalos tendem a ser mal vistas para fazer negócios, tanto com fornecedores quanto no relacionamento com clientes.

Isso tudo prejudica as vendas e os resultados, podendo até mesmo levar o negócio à falência. Inclusive, o próprio relacionamento com parceiros deve ser monitorado, pois as fraudes ocorridas no ambiente externo também podem afetar a marca.

Conheça os tipos de fraudes empresariais

Dentre os tipos de fraudes empresariais mais comuns, podemos citar os principais. Acompanhe!

Fraudes em gastos pessoais

Muito comum no uso de ativos físicos da empresa, como veículos de transportes e cartões corporativos. O colaborador pode utilizar carros para passeios e viagens pessoais, colocando os custos com combustível na conta da empresa, por exemplo.

O uso indiscriminado do cartão também precisa ser monitorado, evitando compras de cunho pessoal, com produtos ou serviços. É muito importante exigir comprovantes e tornar as regras para uso claras, além de estabelecer limites de uso.

Corrupção

A corrupção é um dos maiores problemas no Brasil quando falamos sobre tipos de fraudes empresariais. Muitas empresas entram em polêmicas por ações fraudulentas de sócios, executivos e gestores de alto escalão que aceitam subornos e vantagens para manipular e falsificar transações.

O combate à corrupção é feito a partir da instauração de processos eficientes de compliance, reforçando o controle das normas e princípios éticos da instituição.

Extravio ou falsificação de recibos e comprovantes

Sem os comprovantes e recibos, torna-se difícil registrar e computar os gastos realizados. A falta de controle desses documentos abre ainda precedentes para a falsificação de dados, facilitando condutas ilícitas.

É fundamental a exigência dos comprovantes para evitar gastos indevidos dos colaboradores, seja em viagens corporativas, negociações ou outras situações. Além disso, eles devem ser registrados adequadamente, em sistemas seguros e confiáveis.

Despesas não autorizadas

Sem uma política de reembolsos transparente, os colaboradores podem realizar gastos indevidos em situações como eventos externos e viagens corporativas. Eles podem realizar gastos além do necessário, como viagens de primeira classe e excesso de bagagem, uso de serviços extras em hotéis, abusos nos gastos com alimentação, entre outras práticas anormais.

Por isso, as políticas de reembolso devem estabelecer limites de custos, exigências dos recibos e processos de autorização para despesas. Assim, o reembolso é feito de forma justa e sem excessos.

Despesas duplicadas

Há empresas que registram despesas duplicadas no sistema, abrindo precedentes para a falsificação de documentos. O funcionário utiliza os mesmos documentos para a comprovação dos gastos, desviando dinheiro da empresa. Também pode ocorrer quando dois ou mais colaboradores utilizam a mesma nota para solicitar reembolsos.

Os comprovantes precisam ser conferidos em processos de compliance para garantir que os reembolsos e as transações financeiras sejam feitas da maneira correta, sem custos indevidos para a empresa.

Despesas escondidas

As despesas escondidas ocorrem quando uma nota de igual valor é utilizada para sobrepor gastos não autorizados. É uma forma de burlar a aquisição de itens ilícitos ou proibidos pelas políticas da empresa. Para evitar esses tipos de fraudes empresariais, é importante munir-se de auditorias financeiras.

Confira as consequências de uma fraude na empresa

Quando uma empresa é afetada por fraudes corporativas, as consequências podem ser colossais. Em primeiro lugar, quando descobertas, as ações ilícitas podem afetar desde a confiança interna em um departamento — levando à troca de colaboradores, que pode ser insuficientes para recuperar a segurança e a motivação dos demais funcionários no ambiente organizacional — até a forma como a marca é vista no mercado.

Muitas empresas já foram descobertas por lavagem de dinheiro e até sonegação de impostos, com declarações fraudulentas devido à má gestão de documentação. Isso prejudica as relações comerciais, coloca a organização no meio de escrutínio público e afasta clientes e consumidores, levando a perdas monetárias irreparáveis.

Quando os problemas na gestão financeira são identificados, a conta tende a recair sobre os gestores, que deixam de controlar ou instruir seus subordinados devidamente. Por isso, é essencial que todos se mantenham alinhados e haja um controle interno rígido, entre as equipes ou a partir dos processos de auditoria.

Utilize a tecnologia para se proteger das fraudes

Para garantir processos transparentes e evitar os tipos de fraudes empresariais apresentados, a tecnologia é sempre uma grande aliada. Ao contar com sistemas de registros e controles financeiros, a empresa favorece a execução de auditorias e o fortalecimento do compliance.

Os sistemas de gestão permitem inserir requisitos para os reembolsos, como a presença das notas fiscais, além de trazer tecnologias modernas para a checagem de documentos duplicados e a veracidade dos comprovantes.

De forma geral, a tecnologia é um importante método de controle e prevenção dos diferentes tipos de fraudes empresariais. Afinal, além de evitar condutas ilícitas, ainda gera economia nos processos, proporcionando complicance eficaz para as políticas da organização.

Se você gostou deste artigo, siga nossas redes sociais para mais conteúdos interessantes. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.