Contrato de locação de carro

5 dicas ao realizar um contrato de locação de carros

Percorrer longas distâncias é inevitável em algumas situações, e nem sempre temos ônibus ou outra linha de transporte à disposição para fazermos o trajeto. Essa circunstância se torna pior em uma viagem corporativa, que é quando precisamos passar uma boa imagem e ainda ter certo conforto para desempenharmos uma função. Por isso, um veículo próprio é muito importante.

O aluguel tende a ser a opção mais vantajosa, mas é preciso prestar atenção ao contrato de locação de carros. Nele, estão todas as obrigações do condutor e da empresa que fornece o serviço. Questões como combustível, cobertura de danos (ou roubos), limites de quilometragem e todas as outras particularidades e preocupações típicas dessa natureza devem ser previamente acordadas por meio desse documento.

Abaixo, trazemos cinco dicas práticas que você pode seguir ao analisar um contrato de locação de carros para sentir mais segurança quando tiver que recorrer a essa alternativa de transporte nas viagens a trabalho. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

1. Certifique-se sobre o tipo de locação

O aluguel de carro pode acontecer em duas modalidades: por diária ou com limitação de quilometragem. Ambas apresentam pontos negativos e positivos, então é importante conhecer melhor cada uma antes de fechar negócio.

Aluguel com diária

O aluguel com diária é simples e descomplicado. A empresa aplica um valor fechado para cada dia com o automóvel, e o locador simplesmente o paga de acordo com a sua utilização. Não há grandes dúvidas sobre esse modelo, mas é sempre interessante perguntar e entender o que a locadora de veículos compreende como uma diária.

Acertando esses detalhes, basta seguir com a contratação. Geralmente, essa opção é mais custosa para o consumidor. O lado bom é que ele tem liberdade para rodar o quanto quiser com o carro.

Aluguel com limitação de quilometragem

Na modalidade com limitação de quilometragem, as coisas mudam um pouco de figura. Você aluga o veículo e tem um limite máximo de quilômetros para rodar durante sua estadia. Essa alternativa tende a oferecer os melhores preços, mas existem algumas coisas para se observar.

A primeira e mais importante delas é que, ao passar desse limite, você se encarrega de pagar taxas sobre o uso adicional. Além disso, a locadora pode impor outras particularidades que devem ser do seu conhecimento já na assinatura do contrato de locação.

Qual escolher?

No momento de escolha, veja bem essas duas condições e se baseie no seu uso real. Em caso de viagens demoradas, como as de negócios com lazer, as diárias costumam valer mais a pena. Agora, se você for somente transitar pela cidade por um ou dois dias, o limite de quilometragem pode ser mais atraente e vantajoso financeiramente.

2. Veja quais são as condições do combustível

O combustível do veículo é outra particularidade da locação. Normalmente, as locadoras disponibilizam os veículos com tanque cheio para gerar ainda mais comodidade para as pessoas que precisam do serviço.

Entretanto, é fundamental perguntar sobre essas condições. Na maior parte dos casos, o usuário utiliza o veículo e precisa completar o tanque antes de devolver, justamente para pagar pela gasolina que consumiu.

Em outras situações, é permitido devolver o carro com tanque vazio e pagar somente uma taxa sobre o uso do combustível, mas é necessário ver se esses valores compensam. Via de regra, pode ser vantajoso financeiramente entregar as chaves com o tanque cheio.

Em circunstâncias mais raras e dependendo do contrato, a locadora pode incluir o valor do tanque cheio direto na diária ou no período de locação do carro. Por isso, tire suas dúvidas antes de assinar e, se possível, analise os gastos previamente para escolher a melhor opção.

3. Converse sobre a cobertura de avarias e furto

A maior parte das empresas especializadas em locação de veículos trabalha com algum tipo de seguradora. Contudo, vale dizer que os contratos mais assegurados são mais caros, justamente pela isenção do condutor de qualquer avaria ou problema com o carro.

A variedade nessa área é enorme. É sempre muito importante conversar com a companhia antes de assinar os papéis e correr pelo menor preço. Lembre-se de que pessoas podem danificar o veículo na rua e, a depender do acidente, os custos de indenização podem ser bem altos.

Como existe uma variação enorme para cada área do país, recomendamos que você questione sobre o seguro antes de fechar negócio. Como dica geral, sempre opte por um contrato de locação de carros com boa cobertura para evitar dores de cabeça.

4. Questione acerca de panes e problemas mecânicos

Carros alugados não estão isentos de falhas mecânicas. Na verdade, muitos deles podem estar mais propensos a parar devido ao uso exacerbado de alguns clientes ou funcionários menos cuidadosos.

Por isso, é preciso questionar sobre esse ponto — especialmente se você for percorrer maiores distâncias ao longo da sua estadia. Pensando nisso, é interessante dar preferência a contratos que entregam outro veículo no caso de uma pane.

O auxílio dessa logística traz segurança para cumprir sua agenda e faz com que você consiga otimizar o tempo da viagem corporativa. Ou seja, poderá focar em fechar novos negócios e não perderá tempo por causa de problemas no veículo.

5. Entenda as condições e os requisitos para pagamento da locação

Por fim, não se esqueça de perguntar sobre os requisitos e as condições para pagar pelo aluguel do carro. Hoje, essa é uma das partes mais descomplicadas. Existem locadoras que aceitam pagamento por cartão de crédito e por vários outros métodos mais modernos.

Cabe se inteirar de cada uma dessas opções e sempre repassá-las para sua companhia. Pode ser que uma delas seja mais vantajosa ou até mesmo mais segura, a depender do local ou da circunstância.

Seguindo essas dicas, temos certeza de que você saberá analisar um contrato de locação de carros com total segurança e tranquilidade sem deixar de economizar. Com todos os problemas resolvidos previamente, bastará pegar as chaves e fazer seu trajeto até seu novo negócio ou compromisso profissional.

Lembrando que a Tour House pode ajudar sua companhia nesse processo de locação de veículos. Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.