A importância do uso da tecnologia em viagens corporativas

A importância do uso da tecnologia em viagens corporativas

A multiplicação do número de celulares smartphones é reflexo da importância que a tecnologia tem na nossa vida atualmente. Quando o assunto é a gestão e o planejamento, a tecnologia em viagens corporativas, por exemplo, pode ter diversos usos.

Já imaginou reunir todas as notas fiscais e comprovantes de sua viagem para contabilizar os gastos manualmente? E correr o risco de não embarcar pela falta de check-in das passagens e bagagens?

Atualmente, questões como essa podem ser resolvidas de forma simples a partir de aplicativos de viagem. Agora, é possível chegar ao aeroporto com o check-in já concluído através do aplicativo. As próprias companhias, cientes que o uso de tecnologia em viagens é uma tendência, desenvolveram suas plataformas para executarem de forma remota todos aqueles procedimentos que antecedem o embarque e muitas vezes são motivo de atraso em aeroportos.

Por outro lado, a prestação de contas no pós-viagem é uma das fases que mais consome tempo. Juntar as notas, preencher formulários e entregar os relatórios é uma atividade que não agrega valor para a empresa e reduz os índices de produtividade dos colaboradores envolvidos. Com a automação dessas tarefas, porém, é possível ganhar tempo na análise dos resultados e realocar a equipe de trabalho para posições e funções mais estratégicas.

Ao fazer uso da tecnologia em viagens, o gestor é capaz de dizer adeus à falta de controle. Diante de uma plataforma unificada, todos os custos envolvidos em cada viagem ficam detalhados de forma clara, assim como a prestação de contas e informações sobre reserva de hotéis, passagens aéreas, locação de veículos, traslados, alimentação, entre outros custos que envolvem o deslocamento.

Tecnologia em viagens: conheça alguns aplicativos!

Não existe uma regra geral para o planejamento de viagens. No entanto, essa tarefa tem sido facilitada pela série de aplicativos e plataformas dedicadas à gestão e organização. Abaixo, vamos enumerar cinco aplicativos que evidenciam o bom uso da tecnologia em viagens e são grandes facilitadores em termos de planejamento.

  • Airbnb

Não se trata de nenhuma novidade de última geração, mas o Airbnb é sim bem funcional. Trata-se de um aplicativo destinado ao compartilhamento de oportunidades de hospedagem. Muitas vezes, são boas alternativas em termos de custo benefício para indivíduos ou grupos pequenos que estão viajando a trabalho.

  • TripAdvisor

Trata-se de um aplicativo que reserva hotéis, restaurantes e pontos turísticos de diversas partes do mundo. Através da plataforma, também é possível consultar as opiniões de outros viajantes que avaliam os serviços e ofertas disponíveis na plataforma. Ainda existem recursos para planejar a viagem, pesquisando as melhores tarifas de companhias aéreas e ajudando a traçar roteiros separando as principais atrações dos locais de destino.

  • Maps.me

Independentemente do destino, sentir-se perdido em um lugar estranho é uma sensação terrível. O Maps.me permite que você baixe os mapas e os visualize até mesmo sem conexão de internet. Dessa forma, é possível traçar roteiros e itinerários sem o risco de se perder por um território desconhecido.

  • Aplicativos de Transporte

Já consolidado no Brasil, Estados Unidos e grande parte da Europa, os serviços de aplicativos de transporte compartilhado são uma grande alternativa aos modelos tradicionais de traslado, como a locação de veículos. Em virtude da redução de custos, em muitos casos, é representativa a opção pelos aplicativos de carona e transporte compartilhado, que oferecem serviços com menor custo para os viajantes.

Além disso, a terceirização do transporte exime a empresa de maiores encargos e responsabilidades que envolvem a locação de um veículo, como o pagamento de taxas, estacionamento, abastecimento, entre outras questões nas quais se torna possível economizar.

ArgoMobile

É um dos aplicativos no formato self-booking que permite o acompanhamento, por parte do gestor de viagens, do itinerário e do lançamento dos gastos referentes ao deslocamento. Dessa forma, é possível agilizar a prestação de contas e confecção de relatórios no pós-viagem.

Afinal, a viagem corporativa não termina no retorno da equipe envolvida. A fase de prestação de contas é uma das mais demoradas de todo o deslocamento e exige atenção total, já que os resultados só são mensurados após a conclusão de todas as etapas anteriores.

Facilitar a gestão é apenas um dos usos da tecnologia em viagens corporativas. Dessa forma, ao prezar pela economia e organização de todo o planejamento, é ideal contar com suporte especializado para o cuidado com todos os detalhes que envolvem a viagem.

A Tour House tem larga experiência em prover soluções eficientes e personalizadas para a sua empresa executar as viagens corporativas e maximizar todos os resultados. Conheça os nossos serviços!

Aproveite para fazer o download do e-book Viagens Corporativas e ficar por dentro de quais são as melhores práticas para gerenciar as viagens corporativas da sua empresa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.