auditoria financeira

Entenda o que é e para que serve uma auditoria financeira

Independentemente do tamanho de sua empresa, a auditoria financeira é um dos processos mais importantes para uma boa gestão empresarial. Esse processo garante a veracidade e a precisão dos dados financeiros que farão parte dos relatórios gerenciais produzidos pela empresa. Sem dados corretos, os gestores não conseguem tomar decisões acertadas para garantir o sucesso de um negócio.

Apesar de tamanha importância, não são todas as empresas que realizam a auditoria financeira de forma adequada, seja por negligência, seja por desconhecimento. Então, se você quer começar a aprender a aplicar esse processo na sua empresa, continue lendo!

O que é auditoria financeira?

A auditoria financeira é um processo que consiste em conferir a realidade dos dados e certificar que, de fato, as informações a respeito dos saldos registrados na contabilidade, como extratos bancários e boletins de caixa, estão de acordo com os valores físicos da empresa.

Outra parte importante desse processo é verificar a forma com que o dinheiro da empresa está sendo gasto e fiscalizar os dispositivos de compliance financeiro do negócio para entender se os controles internos estão adequados para detectar e prevenir fraudes.

Como realizar uma auditoria financeira?

Os auditores têm o papel de mapear todo e qualquer processo financeiro de todos os departamentos da organização, bem como compreender a origem e o destino de cada centavo que passa pela conta empresarial.

Esse processo envolve analisar transferências bancárias, operações para custear fornecedores, salários dos funcionários, processos de aquisição de material e serviço, dividendos, multas contratuais, entre outras questões.

Como utilizar a tecnologia para agilizar os processos?

Inovações tecnológicas podem ser muito úteis para tornar o processo de auditoria financeira mais eficiente e ágil. Confira as principais tecnologias que podem ser aplicadas nas auditorias das empresas.

Drones

Para fazer a contagem de estoque, uma empresa pode levar de dois a três dias e ter que mobilizar uma equipe inteira para contar os produtos prontos que estão em estoque, quais estão em processo de produção e qual é o estoque de matéria-prima. Com o uso de drones, esse processo poderia ser otimizado, reduzindo os custos e os erros na contagem.

Big Data

Atualmente, o processo de auditoria envolve o teste por amostragem por uma seleção aleatória. Com a utilização das ferramentas de big data, esse processo pode ser mais eficiente. Antes de selecionar as amostras a serem testadas, o auditor pode utilizar os dados coletados para escolher amostras que tenham mais chances de apresentar erro.

Robótica

Boa parte do trabalho de auditoria é repetitivo. Essas tarefas podem ser otimizadas a partir da criação de sistemas automatizados que facilitem o acesso dos auditores às informações necessárias para a realização do processo de auditoria.

Realizar a auditoria financeira é essencial para a saúde do negócio, pois esse processo evita perdas e otimiza os processos que envolvem a organização da empresa. A tecnologia pode ser uma grande aliada e facilitar a auditoria, diminuído erros e custos.

Você já realiza auditoria financeira na sua empresa? Quais os processos que citamos aqui que você pode implementar? Teve algum insight a respeito de como utilizar a tecnologia em seu negócio? Estamos curiosos! Escreva sua resposta nos comentários.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.