
6 dicas de como resolver problemas com fornecedores
Resolver problemas com fornecedores de maneira ágil e eficiente é importante para o sucesso de qualquer negócio. Esse tipo de relacionamento profissional deve ser pautado pela confiança e pelo sentimento de parceria, que vai além do contrato estipulado. Por esse motivo, torna-se indispensável sintonizar objetivos e expectativas.
Outra questão é estar ciente de que ambas as partes têm deveres que são essenciais na qualidade do trabalho. Só assim será possível encontrar parcerias com melhor custo-benefício e solucionar imprevistos com estratégias elaboradas de forma simples e alinhada.
Quer saber o que fazer para resolver problemas com fornecedores? Acompanhe as nossas dicas!
1. Construa uma relação saudável
Construir uma relação saudável com os seus fornecedores é fundamental para existir confiança e resolver os problemas da melhor maneira possível. Lembre-se de que imprevistos podem acontecer em todos os tipos de parcerias e serviços. O que faz mesmo diferença é como essas situações inesperadas são resolvidas.
O grande diferencial está em trazer soluções rápidas sempre com um plano B disponível e o suporte necessário para reduzir os prejuízos ao máximo. Além disso, a prioridade deve girar em torno de ser sempre transparente nas negociações e exigir o mesmo comportamento do fornecedor em relação a prazos, preços e potenciais falhas.
Avalie esse relacionamento como uma parceria que precisa ter condições iguais. E, para isso, todos os envolvidos precisam cumprir a sua parte no acordo definido previamente. Como resultado, sua empresa cria uma imagem positiva no mercado, otimiza os processos e consegue alcançar o nível de qualidade para crescer no ramo em que atua.
2. Tenha um canal direto de comunicação
A relação entre empresa e fornecedores precisa ir além da troca que existe com um cliente regular comum, e o contato deve ser facilitado ao máximo para solucionar problemas rapidamente e impedir que se transformem em um efeito dominó.
Manter uma comunicação sem intermediários é muito importante para você buscar soluções diretamente com a pessoa responsável pela gestão do seu negócio. Essa facilidade se mostra essencial diante de falhas que exigem medidas imediatas e faz com que o fornecedor conheça de perto os gargalos e as principais demandas na realização do serviço.
Então, converse com os responsáveis pelo atendimento e peça que o contato seja feito diretamente ao time capaz de entregar decisões rápidas. Essa medida vai ser primordial em uma emergência, tendo em vista que perder tempo enquanto aguarda repasse de ligação ou retorno de e-mail gera uma série de prejuízos.
3. Exija clareza nas condições do contrato
As condições do contrato firmado com os fornecedores precisam ser extremamente claras para que tudo funcione da melhor maneira. Por mais que a relação seja estabelecida como parceiros de negócios, a empresa não deve deixar de lado as questões burocráticas que direcionam a estrutura e a dinâmica do trabalho.
Sem isso, o relacionamento de confiança pode ficar descontraído demais, havendo o risco de pequenas falhas nos acordos passarem despercebidas em um primeiro momento. Com o tempo, esse clima tende a se agravar e se torna prejudicial. O mais indicado é contatar um profissional qualificado para avaliar particularmente as cláusulas do contrato.
E não tenha receio, tire todas as dúvidas que surgirem em relação ao formato em que o serviço será prestado. Isso faz parte da transparência descrita acima e é um impulso e tanto para que cada vez mais parceiros se interessem em associar o nome ao seu negócio, por se tratar de uma empresa confiável em diferentes vertentes.
4. Alinhe os próprios processos
A melhor forma de mensurar a qualidade dos trabalhos dos fornecedores é construir um modelo de gerenciamento estratégico. Nesse sentido, o primeiro passo envolve avaliar as etapas logísticas desenvolvidas pela sua própria empresa.
Isso mesmo! Muitas vezes, os problemas começam com o formato inicial de trabalho que foi criado sem pensar nos detalhes e dificulta a logística dos fornecedores. Dentro desse cenário, temos desde prazos muito apertados até cobranças de situações que não apareciam no contrato inicial.
Então, para evitar transtornos futuros, vale conhecer as necessidades de contratação e comparar com o que pode ser oferecido pelas empresas parceiras. Como resultado, os contratos funcionam com expectativas alinhadas que permitem ter atividades e soluções de problemas sempre otimizados.
5. Preste atenção ao custo-benefício
Escolher fornecedores pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Afinal de contas, em um mercado como o de turismo, a economia enfrenta várias oscilações e a gestão financeira deve ser cuidadosa. Ao pesquisar por prestadores de serviço, os fatores que mais chamam a atenção são o preço baixo e a qualidade.
No entanto, vale ressaltar que é indispensável priorizar o custo-benefício. Isso porque nem sempre uma empresa que cobra um preço alto vai entregar o serviço exatamente com o que você precisa. Existe uma infinidade de opções no setor, e o mais recomendado é pesquisar o custo-benefício conforme as características do seu negócio.
6. Tenha uma cartela de fornecedores
Você certamente já ouviu falar que nunca devemos depositar todos os ovos na mesma cesta. Esse ditado tem muito a ver com a questão do relacionamento das empresas com os seus fornecedores.
Mesmo que o plano B esteja alinhado, contar com uma cartela diversificada de prestadores de serviço é importante para se destacar da concorrência, atender aos objetivos de seus clientes e priorizar o melhor financeiramente.
Alinhe quais são as rotinas que contam com a boa atuação dos fornecedores para gerar mais lucros. Na ponta do lápis, deve entrar todos os custos e valores envolvidos na realização do trabalho. Assim, fica mais simples prorrogar os contratos em altos e baixos, pois é possível pedir descontos conforme o crescimento da parceria e adotar uma postura sincera sobre o que pode ser corrigido ou aprimorado em longo prazo.
Agora se tornou mais prático e eficiente resolver problemas com fornecedores. O diferencial está em ter parceiros que entendam os objetivos do seu negócio e se identifiquem com eles. Sem contar que uma política de valores parecida também é uma qualidade a mais na hora de firmar um relacionamento de confiança.
Gostou das informações do artigo? Então deixe seu comentário e nos conte como é a relação com seus fornecedores.