cartão de crédito empresarial

Cartão de crédito empresarial: confira seus prós e contras

O cartão de crédito empresarial pode ser uma solução eficiente na administração dos recursos usados pelos colabores. Porém, para evitar prejuízos financeiros a longo prazo, é necessário ter atenção aos benefícios e desvantagens de recorrer ao crédito em todas as ocasiões corporativas.

Em função disso, se você está em dúvida se um cartão de crédito vai ajudar sua empresa a economizar, preparamos este artigo sobre detalhes do uso pelo time de colaboradores. Confira!

Agilidade no processo de compra

Durante uma viagem corporativa, o colaborador da empresa precisa ter o máximo de autonomia para que os objetivos sejam alcançados. Com isso, imagine só se em uma palestra, um potencial cliente queira conversar mais sobre os serviços pela empresa e o funcionário está despreparado financeiramente para um encontro.

Seria uma situação extremamente frustrante perder essa oportunidade, não é mesmo? Por esse motivo, o cartão de crédito empresarial se torna interessante, já que permite mais agilidade nas compras e proporciona uma experiência completa ao viajante contra imprevistos.

Controle sobre os gastos da empresa

Uma das maiores dificuldades na hora de lidar com o controle financeiro na empresa é identificar especificamente quanto foi gasto pelos colaboradores em atividades corporativas. Sendo assim, o cartão de crédito empresarial permite ser notificado a cada nova compra e tudo também chega ao departamento responsável de forma bastante detalhada nas faturas.

Qualquer coisa que não esteja alinhada previamente com a natureza do compromisso do colaborador pode ser questionada e solucionada sem espaço para fraudes. Outra vantagem bastante significativa é que com base na frequência de gastos, fica muito mais simples montar os planejamentos e detalhar orçamentos para os compromissos corporativos.

Você sabe realizar diagnóstico de processos de compra da sua empresa?

Redução da necessidade de reembolso

O reembolso para colaboradores que viajam pela empresa é sempre uma tarefa complicada. Afinal de contas, a descrição das despesas pode estar equivocada por esquecimento na hora de anotar e algo que não é da competência da empresa acaba entrando nos gastos. O mesmo pode acontecer pela má fé de quem escolhe sempre o mais caro sem pensar duas vezes, pois sabe que o pagamento sairá dos caixas do negócio.

Em situações como essa, principalmente em empresas que possuem uma agenda frequente de deslocamentos e compromissos corporativos, o cartão de crédito elimina a necessidade de reembolso porque os pagamentos são feitos diretamente pela empresa na fatura. Ou seja, além de conseguir controlar melhor os gastos ainda entra o benefício de arcar com as despesas direto para a operadora financeira do cartão.

Maior burocracia

Para falar sobre os contras do cartão de crédito empresarial, podemos destacar a maior burocracia envolvida em todo o processo. Se para abrir uma conta PJ já é mais difícil do que a pessoa física, o cartão envolve um processo um pouco mais trabalhoso. Um dos principais motivos dessa ocorrência, é que para comprovar a existência de uma empresa são solicitados diversos documentos, um processo que acaba demorando mais do que o esperado, principalmente nos bancos tradicionais.

Facilidades na hora de gastar

Ao mesmo tempo que traz mais autonomia ao colaborador, ter crédito à disposição também permite gastar mais. Caso não receba uma recomendação adequada e alinhada, estourar o limite do cartão se torna uma possibilidade e, muitas vezes, uma única viagem acaba sendo prejudicial por conta de consumir o orçamento disponível para um prazo maior de tempo e de descolamento dos colaboradores.

Pronto! Agora você já sabe quais são as vantagens e desvantagens do cartão de crédito empresarial. O mais importante para tomar boas decisões financeiras em sua empresa é contar com ajuda especializada no gerenciamento de viagens corporativas e identificar as melhores oportunidades no setor para otimizar cada etapa do trabalho.

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.