Organize sua bagagem para facilitar sua viagem

Fazer as malas é um momento que deixa muitos viajantes confusos. Não importa para onde você vai ou o que vai fazer, a organização da bagagem sempre pode se tornar uma tarefa complicada, que você vai deixando para a última hora. Mas organizar sua bagagem do jeito certo pode deixar sua viagem mais fácil e proveitosa!

Com uma bagagem bem arrumada e dentro das conformidades exigidas pela companhia aérea, você não vai precisar se preocupar com excesso de bagagem ou com a passagem pela inspeção. Além disso, quando chegar ao seu destino, não vai ficar se perguntando o que vestir ou onde estão seus pertences. Por isso, é importante saber como organizar uma boa bagagem.

Aqui estão algumas dicas de como deixar sua mala pronta para uma viagem tranquila!

Regras da ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem algumas regras quanto às bagagens que se aplicam a todos os voos, não importa qual seja sua companhia aérea.

Voos nacionais

Se você estiver voando dentro do Brasil, sua bagagem despachada pode ter até 23 kg – em um ou mais volumes. A bagagem de mão, levada no compartimento da cabine ou abaixo do assento, não pode exceder 5 kg e a soma de suas dimensões (comprimento, largura e altura) não pode passar de 115 cm.

Voos internacionais

Em voos para fora do Brasil, a franquia de bagagem despachada é de duas malas de até 32 kg cada. No caso da bagagem de mão, a regra geral são 7 kg, desde que não ultrapasse os 115 cm já citados. Porém, nos voos internacionais, há uma diferença de custo e de franquia para cada classe do voo (econômica, executiva, primeira classe) e, portanto, você deve conferir antes qual é a franquia dentro de sua classe.

Além disso, lembre-se de que essas são as regras para voar do Brasil para fora. Quando estiver voando de outro país para o Brasil, mesmo que sua companhia aérea seja brasileira, isso pode mudar.

Objetos que não cabem na mala

Muitas vezes queremos ou precisamos levar objetos que não podem ser colocados dentro de uma bagagem.  É o caso de pranchas de surfe, instrumentos musicais, materiais esportivos etc. Alguns desses objetos serão considerados bagagem de mão, por exemplo: guarda-chuva, bengala, laptop, carrinho de bebê e instrumentos musicais que possam passar pelo raio-X da inspeção.

Quando esse não for o caso, você deve despachar o objeto e ele entra na franquia de bagagem permitida.

Restrições da bagagem de mão

Em qualquer voo, você não pode levar em sua mala de mão qualquer objeto pontiagudo ou cortante, como tesouras, canivetes ou alicates de unha. Da mesma maneira, não é permitido carregar substâncias explosivas, tóxicas ou inflamáveis, porque elas podem colocar em risco a vida dos outros passageiros.

Em voos internacionais também há restrições para o transporte de líquidos. Você só pode levar embalagens de até 100 m e elas devem estar acondicionadas em um saco plástico. Caso você chegue ao aeroporto sem o saco plástico, às vezes, os funcionários da inspeção podem fornecê-lo.

Dicas gerais

  • Leia o regulamento da companhia aérea. Apesar de a maioria das regras da ANAC sempre se aplicarem, você não quer arriscar descumprir algum regulamento, especialmente se estiver viajando para o exterior.
  • Não tente carregar na bagagem de mão algum item proibido. Você não só pode ser pego, mas também pode colocar a vida de todos os passageiros em risco.
  • Coloque etiquetas em suas malas com seu nome, endereço e telefone para contato, para o caso de ter uma mala extraviada ou de perdê-la no aeroporto.
  • Pese sua bagagem antes de levá-la para o aeroporto para evitar problemas na hora de despachar ou passar pela inspeção.
  • Leve seus objetos de maior valor – joias, eletrônicos, dinheiro – na bagagem de mão.
  • Proteja objetos frágeis embrulhando-os em um tecido macio, especialmente se estiverem na bagagem despachada. Elas passam por muitas batidas e quedas.
  • Comece a fazer sua mala com certa antecedência para não acabar se esquecendo de nada. Faça uma checklist e vá separando ao longo da semana o que pretende levar. Assim, você não vai acabar usando um dia antes de embarcar a camisa que pretendia usar durante a viagem.
  • Considere os eventos em que vai participar para escolher o que levar. Se você vai dar palestras durante o dia e comparecer a jantares durante a noite, certifique-se de ter roupas para as duas ocasiões.

Tendo essas dicas e regras em mente, sua organização vai ficar ainda mais fácil! Se quiser saber mais sobre como fazer uma viagem corporativa mais tranquila, fale com nossos especialistas.

Baixe agora nosso e-book sobre Viagens Corporativas, e se prepare melhor para sua próxima viagem.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.