Princípios ESG: saiba como aplicá-los na gestão de viagens

Princípios ESG: saiba como aplicá-los na gestão de viagens

A gestão de viagens corporativas exige um planejamento detalhado para que tudo aconteça conforme o esperado. Além disso, todos as áreas devem estar alinhadas com a proposta e o compliance interno. É aí que entram os princípios ESG, para criar uma série de estratégias que caminhem na mesma direção dos objetivos do trabalho.

Esse sistema ganhou bastante destaque no mercado nos últimos anos e se tornou uma verdadeira tendência. De fato, ele contribui para preservar o relacionamento de confiança com os colaboradores, engajar clientes e parceiros e ajudar nas tomadas de decisões internas que envolvem o lado financeiro.

Quer saber mais? Vamos explicar sobre os princípios ESG e como aplicá-los na gestão de viagens corporativas.

Entenda quais são os princípios ESG

Esse conceito surgiu a partir de discussões que envolvem pautas socioambientais e debates sobre governança corporativa. Tudo isso com base em como as empresas podem ter cuidados específicos com as pessoas e o planeta; e do lado da governança, a criação de estratégias para aumentar a transparência nos relacionamentos de modo geral.

Quando eles são aplicados de maneira eficiente, especialmente na gestão de viagens, o trabalho ganha em organização, em práticas mais elevadas no mercado e na construção de uma imagem positiva diante de colaboradores e clientes.

Na prática, as três letras significam environmental, social e governance. Em tradução livre para o português, são ambiental, social e governança. O conjunto de políticas e práticas é fundamental para que os gestores entendam como se posicionar e criar dinâmicas que impulsionem o crescimento no mercado de diversas formas.

Veja a seguir em detalhes o acrônimo das três palavras:

  • Social — se refere à análise da sociedade e das obrigações da empresa como um todo, o que inclui o zelo por culturas e pessoas, inclusive, com a preservação de comunidades locais;
  • Environmental — consiste em atuar sempre com respeito ao meio ambiente e ter compromisso com sustentabilidade;
  • Governance — o compromisso com as boas práticas de relacionamento deve fazer parte das políticas internas da empresa e servir como base das decisões e do relacionamento envolvido nas viagens corporativas.

Níveis diferentes

Quando clientes, colaboradores, parceiros e investidores pensam na sua marca, qual princípio você deseja imprimir? Existem valores que são inegociáveis e que farão os colaboradores que viajam pela empresa representá-los tanto nas tomadas de decisões como ao se posicionarem nas negociações.

Ou seja, de nada adianta criar práticas dentro dos princípios ESG e não expressá-las em todos os direcionamentos internos. É fundamental que sirvam como base em todos os setores, desde o gerenciamento administrativo até as pessoas responsáveis por serviços auxiliares, como equipe de limpeza, segurança, entre outros.

Formatos adaptados

Antes de colocar uma nova estratégia em prática, por exemplo, todos os princípios ESG devem ser avaliados para determinar se realmente se encaixam na conduta e no sistema que a empresa pretende estabelecer. Tudo isso, é claro, em formatos adaptados que consideram diferentes níveis, áreas e responsabilidades.

Na prática, é preciso entender como esses direcionamentos se alinham ao olhar e aos objetivos da empresa para criar um padrão de qualidade. Ao definir quais são as melhores estratégias, elas devem ser experimentadas para verificar se realmente estão dentro das expectativas dos gestores.

Você sabe realizar diagnóstico de processos de compra da sua empresa?

Aprenda a aplicar os princípios ESG na gestão de viagens corporativas

Uma empresa que investe na estratégia de deslocamento de colaboradores conhece a importância de se posicionar positivamente no mercado e de ter colaboradores que entendam a política interna e sua finalidade.

O ponto inicial, nesse caso, é contar com profissionais íntegros, um time de gestão sempre disponível para esclarecer decisões e receber feedbacks, além de uma política de viagens que englobe as estratégias definidas dentro dos tópicos ESG.

A seguir, conheça outros fatores essenciais para aplicar esse conceito.

Registros financeiros

Uma gestão transparente é indispensável para que os colaboradores viajantes atuem com integridade em cada etapa. Dentro da proposta de governança corporativa, as entradas e saídas em viagens corporativas devem ser gerenciadas com foco nos mínimos detalhes.

Uma questão muito comum, por exemplo, é não ter controle do que entra na assistência oferecida pela empresa e, após o gasto do colaborador, gerar um mal-estar por causa do reembolso. Então, registros claros e minuciosos funcionam como base para tomar decisões alinhadas com bons resultados e manter o crescimento da empresa como prioridade.

Práticas de preservação

Sua empresa se preocupa com conceitos sustentáveis e preservação ao meio ambiente? Caso a resposta seja negativa, saiba que é preciso ligar o alerta vermelho. Afinal de contas, em uma área que envolve o deslocamento dos colaboradores, é muito interessante que o negócio se posicione como amigo do meio ambiente.

Crie estratégias para reforçar a preocupação com práticas sustentáveis e de preservação. Em meio às decisões relacionadas, procure prestadores de serviços e empresas que também se enquadram no conceito sustentável, substitua papéis por dados digitais e reduza ao máximo as externalidades negativas durante a viagem.

Código de ética e conduta

O papel do código de ética e conduta é direcionar a empresa sobre qual deve ser a postura dos colaboradores no desenvolvimento das atividades do negócio. Na maioria dos códigos tradicionais, estão inseridas questões do dia a dia e nenhuma menção às viagens corporativas.

Verifique se a ética da organização envolve decisões tomadas em deslocamento e quais são os direcionamentos que mais se encaixam no planejamento de viagens, no perfil dos colaboradores e nos objetivos de modo geral.

A proposta de valorizar as culturas locais e entender como o negócio se posiciona diante das necessidades dos clientes também devem ficar claros na conduta. Aqui, é fundamental ter os princípios ESG como pilar de comportamento de combate às fraudes e reforçar a imagem positiva da empresa diante da comunidade e dos clientes.

Agora ficou claro como os princípios ESG são importantes na gestão de viagens corporativas. O grande diferencial está em considerar o impacto desse sistema nos negócios em longo prazo. Sem dar a devida atenção, além dos fluxos financeiros desalinhados, a menor transparência entre as partes envolvidas é um prejuízo e tanto à imagem da empresa.

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre a importância da atualização de dados na gestão de viagens corporativas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.