gestão transparente

Saiba como adotar uma gestão transparente na empresa

A gestão transparente tende a trazer inúmeros benefícios para a empresa, transformando o ambiente de trabalho em um local mais agradável. Essa afirmação ganha ainda mais impacto se observarmos como as interações sociais influenciam nos processos.

Cada colaborador pode imprimir um pouco de suas ideias e valores, agregando à cultura da empresa e até aos resultados. Para isso, os gestores precisam criar uma dinâmica em que todos possam participar.

Facilitar essa interação é importante, já que a gestão transparente proporciona vários benefícios no ambiente de trabalho. Entenda mais a seguir!

O que significa adotar uma gestão transparente?

A gestão transparente é um modelo de gerenciamento das equipes com foco na transparência e na participação colaborativa. É uma maneira de deixar todos alinhados aos acontecimentos da empresa, sem limitar as informações a um grupo restrito da hierarquia.

Nesse sentido, a própria pirâmide pode ser alterada, passando da estrutura vertical para a horizontal, em que todos são iguais. 0 gestor se torna apenas a figura que distribui as tarefas, tornando as decisões colaborativas.

Por que a gestão transparente é importante?

Para entender melhor o papel da gestão transparente, precisamos conhecer suas vantagens para o ambiente corporativo.

Reforço na confiança

O ponto de partida é a confiança gerada em todos os indivíduos, desde os sócios até os colaboradores. Todos se sentem mais tranquilos para executar as tarefas quando entendem o valor de suas atividades no escopo geral.

Conquista de talentos

A gestão transparente também favorece a atração e retenção de talentos. As informações permitem que os colaboradores avaliem suas expectativas mais claramente e conheçam os incentivos. Há um maior entendimento sobre as oportunidades de crescimento e as responsabilidades, favorecendo inclusive o comprometimento e o engajamento.

Redução de conflitos

Outro ponto de destaque é a harmonia da equipe. A gestão transparente diminui os conflitos causados por informações equivocadas ou incompletas, já que todos se mantêm atualizados constantemente.

Controle de custos

Nesse modelo, há ainda uma otimização nos gastos da empresa. Os colaboradores se tornam mais conscientes sobre a utilização dos recursos, observando as ações dos demais. A transparência gera uma parametrização, favorecendo o controle no consumo de verba e garantindo tratamento igual para todos.

Dicas para implementar uma gestão transparente

A visão sobre o papel de liderança evoluiu muito e hoje significa manter uma gestão horizontal, levando suporte e incentivando a equipe — longe da hierarquia piramidal onde dava ordens. O novo modelo direciona para a gestão transparente, mas é preciso cuidados para uma implementação adequada. Confira algumas dicas a seguir!

Reduza a burocracia

Quanto menos burocracia, mais segurança e clareza haverá na gestão. Tornar os processos mais simples ajuda os colaboradores a acompanhar metas, gastos e resultados.

Melhore a comunicação

É preciso estabelecer canais para levar informações aos colaboradores. As ferramentas de comunicação, como Google Workspace e Asana, são fundamentais para essa relação. Elas permitem que todos compartilhem as novidades até mesmo durante viagens corporativas. Palestras, reuniões e encontros periódicos presenciais ou on-line também são opções interessantes.

Insira a equipe no processo de gestão

Abra espaço para que todos possam expor ideias e iniciativas no ambiente de trabalho. Além de incentivar a criatividade e gerar ótimos insights, é uma forma de integrar e engajar melhor os colaboradores no negócio. Na gestão transparente, um dos pontos mais relevantes é dar atenção ao indivíduo.

Aposte em tecnologia e compliance

O investimento em tecnologia garante mais eficiência aos processos, simplificando atividades e reduzindo erros. Aliadas à política de compliance para o cumprimento dos parâmetros. as ferramentas favorecem a gestão transparente, podendo tornar as informações disponíveis para todos em um sistema integrado.

Adotar uma gestão transparente pode ser um desafio para líderes acostumados ao modelo tradicional, mas é uma prática cada vez mais importante para gerar resultados. Basta ver pelos benefícios que citamos neste artigo. Comece a exercitar as práticas e dicas no seu negócio e sinta a transformação nos processos!

O que achou deste conteúdo? Deixe seu comentário e conte para nós se você já pratica uma gestão transparente em sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.