
Saiba as tendências das viagens corporativas em 2023
Você sabe quais as tendências em viagens corporativas? O mundo está em constante evolução, principalmente com o avanço da tecnologia. Trata-se de um cenário que também afeta as viagens de negócios, que se tornaram mais práticas e modernas.
Enquanto há alguns anos essas viagens eram raras e feitas apenas em situações muito específicas em grandes empresas, hoje em dia elas podem ser realizadas por empresas menores, com mais frequência, para inúmeras ocasiões.
Quer saber quais são as tendências das viagens corporativas em 2023? Neste post, você vai conferir tudo para se atualizar sobre o assunto. Continue a leitura e veja quais são as novas tecnologias, hábitos e pontos importantes para se preparar!
Quais as principais tendências em viagens corporativas?
As mudanças tecnológicas influenciam todas as áreas da nossa vida, e isso não é diferente nas viagens corporativas: as tendências da tecnologia vão fazer a diferença no planejamento e na execução de viagens a negócios em 2023.
Nesse sentido, as principais tendências para as viagens corporativas estão relacionadas à tecnologia e à preocupação com o bem-estar profissional. São fatores que contribuem para a produtividade e a melhoria na gestão de todo o processo.
Acompanhe, nos próximos tópicos, quais são as principais tendências em viagens corporativas para 2023!
Blockchain
O blockchain é o nome dado às bases de informações distribuídas e compartilhadas que criam um índice global. Esse recurso é utilizado para as transações de determinado mercado e traz mais velocidade e segurança nas transações internacionais.
Seu impacto nos pagamentos pode significar mais confiança e transparência durante viagens internacionais, estimulando mais companhias a estenderem suas viagens corporativas para o exterior.
Inteligência artificial
A inteligência artificial também traz mudanças significativas para quem organiza viagens a negócios, especialmente na hora do atendimento. Chatbots já estão sendo usados por vários tipos de empresas, como companhias áreas, para melhorar o atendimento ao cliente.
Programas de atendimento mais personalizados, semelhantes à Siri (da Apple), também começam a ser implantados. Praticidade, personalização e agilidade são as grandes vantagens que a tecnologia pode oferecer para quem realiza viagens corporativas.
Economia compartilhada
A economia compartilhada é uma tendência de mercado que atinge a todos. Mesmo quem tem mais resistência e prefere os modelos tradicionais se deixa levar pelos preços atraentes e pelas possibilidades que só surgem a partir do modelo compartilhado.
Por isso, em 2023, serviços desse tipo tendem a ser mais utilizados. Uber, Lyft, Cabify e outros serviços de motoristas particulares podem sair mais em conta do que táxis, principalmente em grandes capitais, mas oferecem um conforto semelhante.
Hospedagens do Airbnb também podem oferecer o melhor custo-benefício, dependendo da cidade. Muitas vezes, quando comparadas a hotéis, elas são mais confortáveis, oferecem mais espaço e podem ajudar a economizar em aspectos como alimentação, caso o imóvel tenha uma cozinha.
Home office nas viagens corporativas
Uma das dificuldades que as empresas costumam encontrar em viagens corporativas é definir os direitos do funcionário trabalhando remotamente. Com a reforma trabalhista, o trabalho em casa foi regulamentado e as regras ficaram bem mais claras.
A remuneração da modalidade home office não será mais vista em suas horas completadas, mas sim em produtividade, o que traz vantagens para o funcionário. Um bom exemplo é a maior facilidade para prestar contas de seu trabalho durante as viagens.
Outro ponto positivo é que ele não precisará cumprir as horas de escritório enquanto estiver longe, trabalhando quando for mais conveniente no lugar onde está. Portanto, proporciona maior comodidade, praticidade e bem-estar para o profissional.
Uso do QR Code
O QR Code é uma tecnologia que tomou conta do mercado e está presente até mesmo em cardápios de hotéis e restaurantes. Por esse motivo, é algo que já está muito comum em todas as regiões e que influencia, inclusive, o processo de viagem corporativa.
Desse modo, é preciso que a empresa alerte os profissionais sobre a possibilidade de usar o QR Code, fazendo a leitura pela câmera do celular. Afinal, é uma ferramenta interessante e que proporciona muitas facilidades durante a viagem.
Estratégia de motivação
Ter colaboradores motivados e engajados com os compromissos empresariais é um grande diferencial para qualquer empresa. Por isso, meios de motivar a equipe são outra tendência em viagem corporativa para ficar de olho em 2023.
A empresa precisa considerar ações para tornar o processo de viagem mais agradável, com fácil controle e políticas flexíveis. Esses fatores são importantes para promover a satisfação e contribuir para atender aos compromissos da melhor forma.
Desinfecção por luz UV-C
Com a pandemia, as medidas de higiene foram reforçadas com o objetivo de preservar a saúde e evitar um cenário devastador. Nesse contexto, a desinfecção por luz UV-C virou uma prática comum em aeroportos e outros estabelecimentos, para impedir a disseminação viral.
Desse modo, quando os profissionais estiverem em viagem corporativa, certamente vão encontrar essa medida em algum momento. Por essa razão, é importante reforçar essa questão para garantir que todas as normas sejam rigorosamente atendidas.
Bleisure
Algumas empresas ainda não veem o bem-estar do funcionário como algo em que precisem investir nas viagens corporativas. No entanto, é um critério que deve ser considerado, pois a satisfação dos funcionários é uma grande tendência e que veio para ficar.
Afinal, um funcionário que dorme bem, que se alimenta bem e que se sente confortável também tende a trabalhar melhor. Sobretudo, é mais produtivo, rende mais e representa a empresa da melhor forma possível em todos os compromissos.
Sendo assim, uma das tendências de viagens corporativas para 2023 é o investimento no conceito de bleisure — palavra que combina business (negócios) com leisure (lazer). Ou seja, o funcionário sai em viagem para negócios, mas pode estender ou aproveitar sua estadia para conhecer o local e se divertir.
Incentivando essa prática, a empresa pode contar com funcionários mais satisfeitos, que terão mais prazer em ir a viagens corporativas. Além disso, ajuda a transmitir uma boa imagem quando eles representarem a empresa nas atividades externas.
Por que inovar na gestão de viagens corporativas?
Embora algumas das tendências pareçam distantes, já estão bastante disseminadas no mercado. Sendo assim, é indispensável se preparar para elas. Os gestores devem ter uma mente inovadora para se adequarem à modernidade e tornarem todo o processo mais prático.
Nesse momento, contar com uma plataforma digital intuitiva (como a etrip) para comprar passagem, fazer a gestão de reembolso de despesas e todas as etapas é determinante. Isso porque, além de atuar de forma moderna, garante economia e serviços eficazes.
O ano de 2023 já começou cheio de novidades, perspectivas e expectativas. Desde inovações tecnológicas até novas maneiras de pensar, as tendências que apresentamos podem mudar toda a perspectiva das viagens corporativas na sua empresa.
Diante disso, adotar um planejamento com foco em inovação e mudança cultural é algo que vai fazer a diferença nos seus resultados. Sobretudo, com a possibilidade de atender aos compromissos de viagem de forma econômica e promissora.
Portanto, não deixe de acompanhar as tendências em viagens corporativas para melhorar o desempenho e garantir a excelência em todas as atividades planejadas. Além disso, a empresa vai ter mais facilidade na gestão e oferecer ótimas condições para os seus colaboradores.
Achou o conteúdo relevante? Então, que tal conhecer as melhores soluções para inovar na gestão de viagens na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba mais!