Relatório de despesas de viagem

Qual é a importância e como elaborar um relatório de despesas de viagem?

O relatório de despesas de viagem é um instrumento imprescindível para a gestão financeira, possibilitando o controle dos gastos para atender compromissos remotos. Trata-se de uma forma de otimizar os custos e garantir aos profissionais o acesso a serviços de qualidade durante a viagem corporativa.

Nesse contexto, planejar adequadamente as despesas da viagem corporativa proporciona maior facilidade para atender os objetivos — sem comprometer as estratégias e o desempenho dos funcionários para atender os compromissos em outras cidades.

Se você deseja economizar, aprimorar a gestão de viagens corporativas na sua empresa e manter a excelência nos serviços, nós vamos ajudar! Continue a leitura deste post, confira o que é o relatório de despesas de viagem, entenda qual é a sua importância e saiba tudo para atender os seus objetivos da melhor forma possível!

O que é o relatório de despesas de viagem?

O controle do orçamento de viagens e dos gastos efetivamente realizados durante o processo é primordial para a gestão financeira empresarial. É uma forma de monitorar os custos e de definir estratégias para economizar e proporcionar comodidade para os funcionários durante os compromissos externos.

Para tanto, o relatório de despesas de viagem é item fundamental, pois consiste em um documento que relaciona todos os gastos na viagem corporativa. Ou seja, todos os custos que foram necessários para o funcionário cumprir os objetivos profissionais.

No relatório de despesas de viagem estão compreendidos os seguintes custos:

  •  transporte aéreo ou rodoviário;
  •  deslocamentos no destino final;
  •  alimentação;
  • hospedagem;
  • serviços de apoio;
  • entradas em eventos;
  • seguro viagem.

Dessa forma, o relatório fornece os valores exatos e todos os serviços que foram necessários, gerando um custo total da viagem. Essa informação é valiosa para a organização financeira do negócio.

Por que esse relatório é importante para a empresa?

As viagens corporativas são estratégias indispensáveis para as empresas e contribuem para fortalecer a marca e criar mais oportunidades no mercado. Sobretudo, para criar relacionamentos profissionais e expandir o negócio, impulsionando os resultados.

No entanto, a viagem corporativa deve ser bem planejada e executada de forma precisa e técnica. Assim, os gestores evitam surpresas desagradáveis com custos desnecessários que podem pesar no orçamento, além de comprometer o desempenho profissional.

Elaborar o relatório de viagens proporciona benefícios importantes, como:

  • otimização dos gastos;
  • controle das despesas;
  • dados personalizados;
  • praticidade;
  • eficiência na gestão;
  • dados centralizados.

Diante disso, o relatório de despesas de viagem é um documento importante para a gestão de viagens corporativas. Ele relaciona e comprova todos os custos, auxiliando a gestão financeira e contribuindo para alcançar os objetivos da melhor forma possível.

Como elaborar o relatório de despesas de viagem?

Embora não haja um padrão determinado para o relatório de despesas de viagem, algumas informações são cruciais e não devem faltar. Em outras palavras, é preciso considerar as necessidades individuais da empresa e ter um uso de dados simples, sucinto e inteligente.

Assim, o documento será entendido por qualquer profissional do departamento financeiro, além de facilitar a comunicação entre os setores internos. Veja alguns pontos relevantes para elaborar o relatório de viagens corporativas!

Padronizar o modelo de relatório

O primeiro passo é ter uma política de viagens bem-definida e clara para todos os funcionários que tenham compromissos externos. É preciso que eles entendam as regras e os diretos e deveres para evitar contratempos e gastos adicionais.

Após alinhar essa etapa da gestão, é preciso criar um modelo padrão de relatório para ser utilizado em todas as viagens. Ele também deve ser elaborado com o prazo máximo definido após o profissional retornar da viagem corporativa.

Estabelecer uma política de reembolso

A forma de pagamento dos serviços da viagem é fundamental, e pode-se utilizar cartões corporativos, fazer reservas e pagar antecipado, ou reembolsar o profissional. Esse processo deve ser pensado com antecedência e seguir critérios rigorosos.

A melhor forma para conseguir descontos e economizar é com o pagamento antecipado de reservas, o que também proporciona maior comodidade ao profissional. Entretanto, existem eventualidades em que os serviços devem ser pagos durante a viagem.

Sendo assim, é essencial criar uma política de reembolso, definido limites, prazos e meios para comprovação. Os funcionários devem entender perfeitamente quais despesas podem ser reembolsadas e como solicitar o reembolso da forma correta.

Utilizar soluções especializadas

A gestão de viagens corporativas é um desafio para qualquer empresa, principalmente para encontrar serviços de qualidade e boas condições. Além disso, a organização do processo também se torna complexa por exigir um controle rigoroso em todas as viagens.

Nesse sentido, a melhor alternativa é contar com soluções especializadas em viagens corporativas e contratar uma empresa confiável, com expertise no assunto. Assim, você terá tranquilidade em todo o processo, condições favoráveis e todo o apoio para uma gestão eficiente.

Para tanto, a Tour House oferece as melhores soluções para organizar as viagens corporativas na sua empresa. É alternativa perfeita para centralizar os dados e gerenciar as despesas das viagens com precisão e eficácia.

Tour House: soluções ideais para suas viagens corporativas!

Todo investimento financeiro deve apresentar retornos para a empresa, inclusive as viagens corporativas. Sendo assim, controlar e monitorar os gastos nas viagens é muito importante, o que explica a relevância de contar com um bom relatório de despesas.

A Tour House se consolidou no mercado como uma das principais agências de viagens corporativas, com excelência em propor soluções eficientes para os compromissos. A empresa oferece serviços exclusivos, pensados para proporcionar conforto, redução de custos e segurança.

Por meio de uma equipe de especialistas, parceiros confiáveis e processos tecnológicos, a gestão de viagens é perfeita. Temos atuação em todo território nacional e internacional, gerando relatórios completos e detalhados sobre todas as despesas.

Além disso, a Tour House oferece serviços exclusivos de reservas de passagens, hospedagens e fretamentos, inclusive em caráter emergencial. Ou seja, é ideal para ter uma gestão inovadora e proporcionar condições incríveis para os seus funcionários durante a viagem.

Como você percebeu, o relatório de despesas de viagem é importantíssimo para a gestão financeira da empresa e para a qualidade dos serviços. Afinal, ao aprimorar os processos gerenciais é possível encontrar estratégias para economizar e proporcionar maior tranquilidade aos profissionais.

Gostou do post? Se você deseja organizar as viagens corporativas na sua empresa e ter resultados satisfatórios, não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.