O que não pode faltar na bagagem de um viajante corporativo?

O que não pode faltar na bagagem de um viajante corporativo?

Já falamos muito aqui no blog sobre a importância de se planejar uma viagem com antecedência. Existem uma série de detalhes, variáveis e condições que não podem ser deixadas de lado quando o assunto é a gestão de viagens corporativas.

Uma dessas questões se relaciona com a bagagem do viajante corporativo. Afinal, não pense que deixar as malas para a última hora é uma boa escolha. Sobretudo no ramo corporativo, a montagem da bagagem deve ser bem dimensionada para atender aos interesses do viajante sem prejudicar a logística.

Mas o que um viajante corporativo leva na bagagem?

Além de seu próprio conhecimento e o propósito da viagem, em termos práticos, não há muita coisa com que se preocupar. Em se tratando de vestuário, é ideal reservar um espaço especial para ternos, camisas e outras roupas que não devem ficar amassadas.

Notebooks, tablets, filmadoras, câmeras fotográficas ou até mesmo computadores já exigem maiores cuidados. Primeiramente, dependendo do tamanho da bagagem, é possível incluí-la dentro da aeronave como bagagem de mão. Isso amplia o controle do viajante sobre sua própria mala.

Outro aspecto que traz maior controle e autonomia para o viajante corporativo no decorrer dos deslocamentos é o uso do smartphone. Atualmente, é possível solucionar uma série de questões logísticas relativas à viagem nos aplicativos das próprias companhias aéreas, descrevendo inclusive informações sobre a bagagem.

É isso que presume a tão falada economia compartilhada: a criação de uma estrutura de compartilhamento e divisão do uso ou compra de serviços que estimula, cada vez mais, a interação entre as pessoas – e também entre pessoas e marcas.

Esse universo dos aplicativos está cada vez mais atrelado à realidade das viagens corporativas.

Seja na realização de check-ins pré-embarque, na facilidade de deslocamento por meio de apps de transporte ou mapeamento, ou até mesmo no controle em tempo real dos gestores sobre os gastos das viagens, a tecnologia modificou completamente a gestão das viagens – para a empresa e para o viajante corporativo.

As tecnologias, inclusive a Inteligência Artificial, tem proporcionado grande economia de tempo e facilidade na organização das viagens, o que torna a experiência muito mais personalizada, simples e agradável.

Qual a melhor forma de organizar a bagagem?

Seja em uma viagem a lazer ou a negócios, cuidar da bagagem é um aspecto fundamental. É lá que, teoricamente, está tudo o que você precisa para fazer da sua vivência a melhor possível.

Mas antes de tudo é preciso conhecer as regras de bagagem impostas pelas companhias aéreas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que as companhias aéreas não são mais obrigadas a oferecer franquia de 23kg para voos nacionais e de dois volumes de até 32kg para voos internacionais.

O modelo de cobrança sobre a bagagem despachada, no entanto, fica a critério de cada companhia aérea, o que torna as regras de bagagem mais um motivo para as empresas de viagem competirem entre si, tornando o mercado ainda mais dinâmico.

Além das bagagens despachadas, existem também novas regras para as bagagens de mão. Portanto, cuidado na hora de fazer as malas. Pense bem no que levar e trate de evitar objetos que não cabem na mala. Caso contrário, corre-se o risco de ter que pagar uma tarifa extra para o embarque dos mesmos.

A programação para uma viagem corporativa não envolve apenas e elaboração de roteiros, cronogramas, definição de eventos, hospedagem, translado e demais questões. Tudo começa no planejamento, na organização de bagagens, na definição da equipe. Veja dicas aqui!

Organizar não só a bagagem como a viagem com antecedência, tomando ciência de todas as condições e variáveis que envolvem o processo (limitações das companhias, cronograma da viagem, entre outros fatores), é uma das formas de evitar uma série de problemas antes do embarque.

A Tour House tem soluções especializadas para o segmento de viagens corporativas. Conheça nossa atuação e torne a organização e gestão de sua viagem ainda mais confiável e automática.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.