mobilidade corporativa

Mobilidade corporativa: entenda o que é e qual a sua importância

Dar a possibilidade do colaborador atuar nos processos do negócio de onde estiver, inclusive fora das dependências físicas da empresa, é um conceito moderno que está integrando o mundo empresarial. A mobilidade corporativa é fundamental para empresas que buscam inovar seus procedimentos internos. Esse conceito não é tão novo, mas o fato é que ele está se modernizando muito, principalmente pela grande popularização dos dispositivos móveis de comunicação, como os tablets e os smartphones.

Permitir que o trabalho flua de maneira eficaz exige investimento em treinamentos, para uso adequado das soluções, na integração de sistemas e no trabalho de pesquisa sobre quais ferramentas são as mais adequadas para os propósitos e planos da empresa. Se você quer aprender a investir na mobilidade corporativa para aumentar a competitividade do seu negócio, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

O que é mobilidade corporativa

Compreender o conceito de mobilidade corporativa é importante para determinar quais departamentos da empresa receberão o investimento para tornar seus processos mais eficazes enquanto dispositivos e dados prosseguem seguros.

A mobilidade corporativa é uma estratégia que tem o objetivo de desenvolver, implementar, gerenciar e modernizar soluções tecnológicas, dispositivos móveis e suas conexões com os sistemas e os dados de um negócio, como por exemplo o ERP ou os sistemas de atendimento.

A pandemia de covid-19 acabou impulsionando a mobilidade corporativa na medida em que as empresas tiveram que se apoiar na tecnologia para resolver suas demandas internas. Atualmente, já são muitas empresa que incorporaram essa modalidade de trabalho aos seus processos produtivos.

Os benefícios da mobilidade corporativa para as empresas

Os benefícios da mobilidade corporativa são reais e imediatos. Eles podem ser percebidos em praticamente todas as esferas e setores das empresas. Abaixo, vamos destrinchar os principais desses benefícios, capazes de reduzir diversos custos e motivar colaboradores. Acompanhe!

Redução de custos

A mobilidade corporativa traz uma série de possibilidades que facilitam e tornam mais eficazes a organização dos processos e da infraestrutura das empresas. Um dos principais deles é a possibilidade de aderir ao trabalho em sistema home office, por exemplo.

O trabalho remoto diminui custos das empresas com o deslocamento dos seus colaboradores. Dessa forma, custos com vale-transporte ou vale combustíveis diminuem. Os escritórios também podem ter seu tamanho reduzido, menos equipamentos são necessários e gastos com luz, água e internet também caem significantemente.

Outra contribuição da mobilidade corporativa para a redução de custos é a promoção de economias com terceirização do inventário, o que inclui smartphones e outros dispositivos móveis utilizados para administração da empresa. A tecnologia remota, ainda, gera acessibilidade a sistemas e recursos. Assim, os processos se tornam mais baratos.

Otimização do tempo

Por permitir que colaboradores trabalhem nos horários que acharem melhor, dentro de parâmetros pré-estabelecidos, claro, a mobilidade corporativa possibilita que a empresa otimize e flexibilize sua escala de acordo com as necessidades da organização de seu negócio. Reuniões, por exemplo, podem ser realizadas de maneira totalmente online, em tempo real, utilizando-se de diferentes aparatos tecnológicos disponíveis no universo on-line.

Hub de protocolos

Essa possibilidade é muito interessante para empresas que atuam em diferentes fusos horários e atendem clientes de países distintos, por exemplo. A mobilidade corporativa também permite que os colaboradores atuem remotamente na busca de soluções, dispensando a necessidade de deslocamento até a empresa, o que é muito importante para lidar com situações emergenciais. Assim, a tecnologia deve ser encarada como uma aliada indispensável.

Melhoria na comunicação

A tecnologia da comunicação é um dos componentes essenciais para o funcionamento adequado da mobilidade corporativa. A comunicação é consideravelmente melhorada por meio da modernização dos processos que precisam garantir a usabilidade de ferramentas, por exemplo, as ligações de vídeo e a tecnologia VoIP.

A otimização da comunicação empresarial é vital para permitir a mobilidade corporativa. É possível torná-la melhor por meio da criação de políticas de uso de recursos de comunicação, ganhando em qualidade e eficiência.

Aumento da produtividade

Por não gastarem tempo com o deslocamento até o trabalho, os colaboradores ganham em comodidade e se sentem mais valorizados, o que pode colaborar para que eles se sintam mais engajados e beneficiados. Em muitos casos, isso vai colaborar para aumentar consideravelmente a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Para exemplificar, podemos citar o caso dos representantes comerciais. Antigamente eles tinham que se deslocar até seus escritórios para realizar um pedido de compra de seus clientes, mas agora isso pode ser feito de qualquer lugar.

Troca de informações ágil e segura

A implementação de soluções de armazenamento em nuvem possibilita o acesso e a adição de informações em tempo real. Essa possibilidade traz agilidade e também permite que a troca de dados ocorra de forma segura. As tecnologias que permitem que arquivos e softwares sejam acessados on-line também possuem todos os recursos necessários para assegurar a proteção dos dados corporativos. Além disso, quando a equipe e os gestores acessam determinado arquivo, eles podem ter a certeza de que a informação ali está atualizada e é confiável.

Implementação necessária

A mobilidade corporativa já deixou de ser um diferencial para se tornar algo que faz parte da otimização dos processos empresariais. Não se trata de um luxo, mas sim de algo que traz inovação para o mercado empresarial que, por sua vez, está cada dia mais competitivo.

Mesmo no caso de uma viagem para fechar uma venda, visitar um outro lugar, ou fazer um curso, o colaborador pode manter seu trabalho de maneira remota, sendo que, para isso, necessita apenas de um smartphone ou um notebook.

A mobilidade corporativa traz muitas possibilidades para a gestão empresarial. Cabe às empresas o desafio de prover uma experiência que permita que todos colaboradores tenham qualidade de vida, seja na empresa, viajando ou trabalhando em home office.

Agora que você está mais informado sobre o conceito de mobilidade corporativa e como aplicá-la na sua empresa, deixe um comentário nos contando quais processos a sua empresa já adota para permitir a mobilidade corporativa? Qual dos exemplos que você leu neste artigo podem ser úteis para sua organização otimizar diferentes processos?

Pequisa a retomada de viagens corporativas

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.