Saiba como usar o atendimento humanizado em viagens corporativas

Saiba como usar o atendimento humanizado em viagens corporativas

O conceito de atendimento humanizado agrega positivamente à experiência dos colaboradores em viagens corporativas. De fato, como cada etapa precisa estar alinhada para alcançar o resultado esperado, trabalhar com direcionamento baseado em qualidade faz toda a diferença na visão do time e dos clientes de modo geral.

Esse tipo de estratégia fortalece ainda o relacionamento entre os colaboradores e a empresa, pela compreensão de que existem diversos esforços em andamento para que o suporte adequado fique disponível diante de qualquer adversidade. Com isso, a agenda de compromissos passa a ser realizada no destino com foco apenas em produtividade.

Quer saber mais? Vamos mostrar, neste artigo, como usar o atendimento humanizado em viagens corporativas e impulsionar os talentos. Acompanhe!

O que é o atendimento humanizado em viagens corporativas?

Existem muitas possibilidades ao lidar com viagens corporativas, e o atendimento humanizado é uma das que mais se destacam. Esse conceito se concentra em fornecer uma experiência de viagem personalizada e adaptada às necessidades individuais dos colaboradores em deslocamento.

Isso traz soluções estratégicas, como a inclusão de opções de refeições saudáveis, a garantia de que os quartos tenham as comodidades ideais e o acesso aos serviços de transporte e de atendimento ao cliente.

De maneira geral, o objetivo dessa abordagem é tornar a viagem o mais confortável e agradável possível, assim como ajudar os viajantes a se sentirem mais produtivos e relaxados durante sua estadia.

O atendimento humanizado também se concentra em oferecer suporte aos viajantes durante todo o processo, desde a reserva até o check-out. Nesse sentido, está inclusa ajuda com eventuais problemas ou situações específicas relacionadas à segurança, ao limite de despesas e à saúde, por exemplo.

Por que humanizar o atendimento em viagens a trabalho?

O atendimento humanizado em viagens corporativas é importante por vários motivos, mas o ponto alto está na melhoria da experiência do viajante.

Afinal de contas, como um colaborador pode ter um bom desempenho no compromisso se passa o tempo todo preocupado sobre como vai chegar aos lugares, incomodado com a desorganização nas reservas e problemas de falta de planejamento em relação às passagens? É praticamente impossível ser produtivo em meio ao estresse.

Nesse caso, uma das práticas desse conceito envolve cuidar para que tudo esteja organizado e o funcionário concentre seus esforços em representar o nome da empresa e alcançar os resultados desejados. Partindo desse princípio, fica mais simples entender como o trabalho bem realizado gera outros benefícios para a empresa.

Aumenta a satisfação do cliente

Quando os viajantes de negócios se sentem bem cuidados durante seu deslocamento a trabalho, eles tendem a se sentir mais satisfeitos com sua escolha de hotel ou provedor de viagem.

Como resultado, essa estrutura bem alinhada reflete na hora de oferecer as melhores soluções aos clientes, que criam um relacionamento de confiança com a empresa. Ao contrário de quando o colaborador não recebe o suporte necessário e isso se torna perceptível.

Melhora a imagem da empresa

As empresas que oferecem um atendimento humanizado e personalizado aos seus viajantes de negócios podem construir uma imagem positiva e serem vistas positivamente pela preocupação com o bem-estar de seus funcionários.

3 dicas para a gestão de viagens corporativas para empresas de offshore
Que tipo de gestor de viagens você é?

Imagine só que o colaborador, depois de um evento corporativo, deseja estender a conversa com um potencial cliente e o convida para almoçar. Mas no momento de pagar a conta, o cartão corporativo não passa e ninguém da gestão atende o telefone para solucionar a questão.

Esse tipo de falha causa uma má impressão e pode fazer com que grandes oportunidades sejam perdidas. Por sua vez, ao adotar o conceito de atendimento humanizado, as chances de imprevistos ou alterações são menores porque existe um planejamento baseado em se antecipar aos problemas.

Facilita o controle de custos

Oferecer um atendimento humanizado pode ajudar as empresas a gerenciarem melhor seus custos de viagem, pois evita que os viajantes tenham que gastar dinheiro com serviços básicos e suprir essas necessidades de forma gratuita.

Muitos hotéis, por exemplo, contam com programas de fidelidade para hóspedes frequentes, e isso faz toda a diferença nas decisões financeiras. Ao abraçar esse tipo de oportunidade, a empresa também economiza e fica por dentro dos pontos que fazem uma estadia perfeita.

Como usar o atendimento humanizado em viagens corporativas?

Existem várias maneiras de usar o atendimento humanizado em viagens corporativas. A seguir, conheça algumas.

Personalizar as opções de refeições e quartos

Oferecer opções de refeições saudáveis e garantir que os quartos tenham as comodidades necessárias conforme o perfil do viajante são alguns dos direcionamentos do atendimento humanizado.

A lista, aqui, pode ser bem ampla. Porém, alguns exemplos significativos são colocar à disposição uma cadeira ergonômica, internet de alta velocidade e um espaço de trabalho bem equipado para que o colaborador cumpra seus prazos sem desgastes adicionais.

Fornecer suporte durante todo o processo de viagem

É fundamental que o colaborador em uma viagem corporativa se sinta bem assistido em todos os momentos. Não importa se é um destino ainda desconhecido ou visitado com frequência.

Então, o planejamento deve incluir não só o básico para se locomover e cumprir as obrigações, mas também informações de entretenimento, alimentação extra e planos alternativos caso algum compromisso seja cancelado.

Qual o papel da tecnologia na humanização do atendimento?

As tecnologias, como aplicativos móveis e plataformas de gestão de viagens corporativas com atendimento humanizado, possibilitam que os viajantes acessem informações sobre suas viagens, itinerários, confirmações de reserva e direcionamentos sobre transporte. Isso ajuda a tornar a experiência mais otimizada e menos estressante.

Outro ponto positivo nas plataformas de gestão está na automatização de tarefas administrativas, que costumam ser bastante trabalhosas, como encontrar melhores preços de passagens aéreas, hospedagem e processos de reembolso. Em tais etapas, quanto mais tecnologia disponível, mais simples é gerenciar custos e informações.

Em relação à inteligência artificial e ao aprendizado de máquina, as soluções podem ser usadas para personalizar as sugestões de viagens e ofertas de acordo com as preferências e o histórico de experiências. Além disso, são essenciais para levar informações sobre a política de viagens da empresa aos colaboradores em deslocamento.

Agora ficou claro como o atendimento humanizado pode fazer maravilhas na gestão de viagens corporativas. Sem contar que agrega valor e confiança no relacionamento com os clientes, graças ao planejamento voltado para solucionar imprevistos e alcançar objetivos de forma eficiente. Isso fortalece a relação entre empresa, colaboradores e consumidores em longo prazo e aumenta as taxas de satisfação.

Gostou das informações do artigo? Então, deixe seu comentário e nos conte em quais outros pontos o atendimento humanizado pode impactar o trabalho.

[QUIZ] Gestão de viagens corporativas: quanto você sabe sobre esse processo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.