
Cartão corporativo: entenda como funciona!
O cartão corporativo é um recurso de grande utilidade para os colaboradores em suas atividades na empresa. Além de permitir fazer pagamentos de serviços e produtos, pode ser usado em viagens, facilitando o processo de gastos sem precisar de reembolsos.
No entanto, a empresa deve determinar algumas regras para o seu uso, de acordo com as políticas internas. Geralmente, há um limite preestabelecido que ajuda a controlar os gastos. Além disso, as despesas são conferidas pelo setor financeiro.
Neste artigo, vamos explicar como o cartão corporativo funciona, seus benefícios, como e quando utilizá-lo na sua empresa. Confira!
Como funciona o cartão corporativo?
O cartão corporativo funciona da mesma forma que um cartão de pessoa física. Há limites para as compras, bem como taxas de anuidade, com tarifas específicas para a categoria. Ele também se diferencia entre as bandeiras e a modalidade nacional ou internacional.
Além disso, o usuário pode fazer as compras tanto em lojas físicas como pela internet. Alguns gastos que podem ser cobrados na fatura são:
- eventos;
- viagens corporativas;
- reuniões com clientes;
- compras para o estoque;
- papelaria;
- almoços e jantares.
Mas vale um lembrete: o colaborador deve estar ciente sobre o uso apenas para fins profissionais. Do contrário, pode sofrer as devidas sanções estabelecidas nas políticas da empresa. Para evitar problemas, as faturas são pagas pelo financeiro, seja na forma pós-paga, que facilita as compras, seja na pré-paga, em que é preciso requisitar o valor.
Quais são as vantagens do cartão corporativo?
As vantagens do cartão corporativo contemplam tanto os colaboradores como os gestores. De um lado, a realização de compras e aquisições dentro e fora da empresa ganha mais praticidade. Do outro, o processo de controle e gestão de gastos também é facilitado.
Com o recurso, os gestores têm acesso a todas as despesas realizadas pelos colaboradores por meio das faturas. Ao concentrar tudo nos cartões, eles conseguem realizar análises, relatórios e balanços com mais rapidez e organização.
Além disso, a própria empresa sai ganhando, já que os bancos têm planos especiais para modalidades corporativas. É possível obter redução ou isenção de taxas, acumular milhas, conseguir descontos em estabelecimentos comerciais e negociar facilidades no pagamento.
Para quem é indicado e como utilizá-lo?
Os bancos disponibilizam o cartão corporativo para todo e qualquer tipo de empresa, independentemente de tamanho, setor ou faturamento. Basta ter um CNPJ ativo. A quantidade de cartões fica a critério da contratante, conforme necessidade entre os colaboradores.
Porém, há uma diferença entre o cartão corporativo e o cartão empresarial. O primeiro é indicado para despesas de faturamento mais elevado. Já o segundo é utilizado por empresas de faturamento menor.
Quais as regras para utilização do cartão corporativo?
Assim como a quantidade, as regras para utilização do cartão são definidas pela empresa. Os gestores costumam seguir as políticas internas, conforme as necessidades das áreas.
Algumas organizações limitam os tipos de gastos a serem feitos. Algumas focam as aquisições internas ou compras pela internet, enquanto outras destinam para deslocamentos externos, como eventos e viagens. É possível definir um valor preestabelecido para cada situação, como alimentação, estadia etc.
Agora você já sabe como funciona o cartão corporativo e como utilizá-lo na sua empresa. Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!