importância da lgpd

Qual a importância da LGPD no contexto das viagens corporativas?

Em vigência desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais surgiu da necessidade de controlar o manuseio inadequado de informações pessoais no meio virtual. A importância da LGPD consiste, principalmente, em reduzir os riscos. Portanto, as empresas precisam se adaptar às novas regras, reforçando a transparência dos processos internos.

Os dados são utilizados em vários setores, inclusive no de viagens corporativas, o que torna essencial manter seu sigilo. Nesse contexto, vale entender melhor a importância da LGPD e como garantir seu cumprimento nesse nicho. Então, continue a leitura e fique por dentro do tema.

O que é e como surgiu a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais está ligada ao surgimento de um movimento criado na Europa, a General Data Protection Regulation (GDPR). Era uma necessidade ter uma legislação eficaz para o tratamento de dados e a segurança virtual, principalmente diante do então crescimento dos cibercrimes.

Trata-se de uma lei para o tratamento de dados pessoais disponíveis na internet, seja de pessoa física, seja de pessoa jurídica. O surgimento se deu pela urgência em combater fraudes e outros crimes digitais.

Embora a importância da LGPD já fosse discutida bem antes, sendo sancionada ainda em 2018 com a Lei nº 13.709, sua efetivação de fato ocorreu já diante do avanço da pandemia, em 18 de setembro de 2020.

Foi nesse período que as atividades digitais ganharam tração, com grande parte das empresas entrando no formato home office. Esse fator reforçou a necessidade de uma legislação para combater o mau uso dos dados.

Qual a importância da LGPD para viagens corporativas?

A importância da LGPD para viagens corporativas se dá pela necessidade de lidar com informações pessoais dos colaboradores para agendar serviços. É o caso da compra de passagens e reservas de hotéis, por exemplo. Dessa maneira, as empresas precisam garantir a segurança e a proteção dos dados, promovendo sua confidencialidade e privacidade.

Após a recuperação da economia e a reabertura das atividades comerciais, houve uma crescente retomada das viagens corporativas. Então, as prestadoras de serviços para turismo devem atuar dentro das regras dispostas na nova legislação. É necessário seguir as instruções para coleta, armazenamento, tratamento e transferência de dados.

E não são apenas hotéis, empresas de transportes e locadoras de veículos que trabalham com um grande fluxo de informações dos clientes: os cadastros estão por toda parte. O setor de eventos, por exemplo, precisa coletar dados dos participantes para registrar compras de ingressos e efetivar as autorizações de credenciamento.

Assim, os setores de inovação e tecnologia devem se manter atentos aos procedimentos de segurança de suas plataformas para evitar invasões e vazamentos de dados. Há também regras que evitam o compartilhamento entre companhias, prática antes muito comum entre as listas de cadastros.

Como reforçar o cumprimento da LGPD nas viagens corporativas?

Para garantir a transparência e a segurança de dados de seus colaboradores, as empresas precisam manter processos de qualidade e contar com prestadores de serviços em conformidade com as regras da LGPD.

A governança corporativa é um ponto fundamental nesse sentido. Os contratos de prestação de serviços devem estar em conformidade com as regras impostas pela LGPD, detalhando as disposições para o tratamento de dados.

As atividades devem ser sempre documentadas, mantendo relatórios atualizados sobre os caminhos percorridos pelas informações pessoais dos colaboradores. Para isso, as políticas de compliance para viagens corporativas devem contar com um bom sistema de gestão, como é o caso do etrip.

Uma plataforma para gerenciamento de viagens corporativas auxilia na organização dos dados e dos contratos, bem como nos procedimentos relacionados ao fisco, obrigações entre as partes e os padrões técnicos para procedimentos das viagens. É possível até controlar os benefícios gerados por programas de fidelidade.

Sem um sistema adequado de gestão, pode haver não só desvio ou perda de dados no processo, como problemas no planejamento das viagens. Por isso, as empresas devem se preocupar e reconhecer a importância da LGPD para se manterem alinhadas às regras.

Sua empresa está preparada para lidar com os desafios da nova legislação? Deixe seu comentário!

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