Saiba como fazer gestão de dados em viagens corporativas
Você conhece os benefícios da gestão de dados em viagens corporativas? Caso a resposta seja negativa, é preciso ligar o alerta vermelho agora mesmo e se informar sobre o assunto, pois se trata de algo indispensável no sucesso do mercado atualmente. Ao apostar nesse tipo de processo de maneira eficiente, além de melhorar a experiência dos colaboradores, fica mais simples reduzir custos.
Tudo dentro do propósito alinhado pela estratégia da empresa com os deslocamentos corporativos e o desenvolvimento de um relacionamento de confiança entre os funcionários e gestores. Mas para que tudo aconteça conforme o esperado, se torna indispensável saber quais dados realmente são considerados decisivos neste setor e como selecioná-los.
Ficou interessado? Vamos falar mais sobre gestão de dados em viagens corporativas no artigo a seguir. Acompanhe:
Entenda o que é a gestão de dados
Antes de nos aprofundarmos em como este processo pode ser um divisor de águas no segmento de viagens corporativas, vamos falar sobre o que é a gestão de dados na prática. Trata-se de uma disciplina que oferece recursos e ferramentas adequadas para as empresas administrarem informações de diferentes tipos e, assim, alcançarem melhores resultados.
De modo geral, este tipo de gestão tem relação direta com identificar os dados de forma personalizada, armazená-los, acessá-los, protegê-los e fazer compilações com foco em fortalecer e proteger a estratégia interna de trabalho. Tudo isso com o adicional de entender os pontos positivos e negativos das etapas internas em uma perspectiva analítica.
Sem contar que, além de manter registros limitados de apenas um setor, a companhia que atua com uma gestão de dados otimizada também consegue facilitar a comunicação generalizada e proporciona um forte embasamento na hora de tomar decisões, gera mais autonomia aos colaboradores e agilidade no desenvolvimento de atividades a longo prazo.
Insights sobre os funcionários
Embora tenha se tornado um ponto indispensável a partir da revolução tecnológica que tomou conta de todos os setores do mercado nos dias atuais, o conceito de gestão de dados já existia antes mesmo da popularização da internet.
A sua criação, inclusive, está diretamente relacionada à necessidade de ter mais eficiência nos processos e segurança na informação, o que já se fazia presente mesmo quando os dados estavam concentrados em planilhas manuais. Afinal de contas, ao passar pelas avaliações corretas, os dados corporativos fornecem uma série de insights sobre os funcionários, as tendências de mercado, as preferências do público-alvo e a dinâmica dos colaboradores.
Com o acompanhamento de dados confiáveis e atualizados, no entanto, as falhas se tornam mais previsíveis e é possível criar planos de ações para que as viagens corporativas tenham um plano B previamente elaborado e bem orientado a todos os envolvidos. Entre as principais vantagens, neste caso, estão a redução de custos com gastos desnecessários e a preservação da imagem positiva da empresa na visão dos parceiros.
Conheça os dados mais importantes de uma empresa
Mais uma parte indispensável neste processo de compreensão da gestão de dados na área de viagens corporativas é fazer uma avaliação sobre quais são os dados mais importantes no funcionamento de uma empresa. No entanto, vale destacar que esta é uma questão que pode apresentar várias respostas conforme a finalidade e as necessidades de cada tipo de organização.
Em uma perspectiva mais ampla, especialmente no caso de uma empresa que promove o deslocamento de seus colaboradores com frequência, podemos definir os principais dados como os que dão suporte às estratégias e que devem ser acompanhados para promover a melhor experiência possível. Diante de um trabalho mais técnico, por exemplo, é interessante avaliar os dados de projetos que mostrem o comportamento dos clientes e fortaleçam o relacionamento de confiança entre as partes.
Aprenda a fazer a gestão de dados em viagens corporativas
Agora que você já sabe o que é gestão de dados e qual é a sua importância, vamos falar sobre como colocá-la em prática ao lidar com viagens corporativas. Dentro desse contexto, a análise deste tipo de dados de maneira precisa e confiável será crucial para que a política de viagens da empresa seja bem alinhada com as estratégias e seguida devidamente pelos funcionários, por exemplo.
Isso porque com informações atualizadas sobre índices de gastos, destinos frequentes, preferências dos viajantes e tendências dos viajantes, fica muito mais simples criar planejamentos com base nos recursos disponíveis e na percepção geral do gestor. Além disso, com esta nova perspectiva de administração baseada na análise das necessidades, os colaboradores se sentem mais confiantes na realização do trabalho.
Mantenha os dados protegidos
Manter os dados protegidos em viagens corporativas é fundamental para que todas as etapas do processo sejam inidôneas e evitar qualquer tipo de fraude. Assim, a possibilidade de identificar qualquer tipo de desvios e desperdícios deve ser prioridade na gestão de dados. Com planejamentos precisos e uma análise recorrente, cria-se uma prática eficiente para identificar se existe alguém extrapolando os limites estabelecidos nas normas da empresa.
LGPD
É válido também considerar a LGPD no processo de gestão de dados em viagens corporativas. A Lei Geral de Proteção de Dados indica que as empresas que lidam com esse tipo de demanda precisam ter atenção especial com as exigências do setor e adotar uma série de medidas de segurança com intuito de proteger os dados, como a criptografia e a restrição no acesso aos dados.
Outro ponto indispensável está na criação de um registro detalhado com todas as ações de tratamento de dados pessoais dos viajantes, o que inclui o modo de uso, o período de armazenamento e a finalidade da coleta. Cada um dos viajantes também deve autorizar explicitamente o uso de seus dados pessoais após serem informados claramente sobre o que será coletado.
TH Intelligence
Uma excelente sugestão de ferramenta para fazer a gestão de dados em viagens corporativas é a TH Intelligence, da Tour House. Com ela é possível ter todo o gerenciamento deste tipo de processo centralizado em um só lugar e identificar uma série de oportunidades. Trata-se do Business Intelligence desenvolvido pela Tour House a partir de Big Data e SmartData. Tudo com foco em viagens e eventos corporativos e o adicional de acesso online ou offline por diferentes dispositivos.
A gestão de dados em viagens corporativas é muito importante para criar estratégias eficientes e reduzir custos desnecessários. Sem contar que ao identificar as melhores práticas no deslocamento dos colaboradores, torna-se mais fácil criar padrões de qualidade e direcionar o orçamento disponível para mais conforto. Assim é possível conquistar mais produtividade e um relacionamento de confiança entre as partes a longo prazo.
Gostou das informações do artigo? Então, aproveite e entre em contato agora mesmo com a Tour House para conhecer mais sobre a TH Intelligence e as suas funções.