cartão corporativo pós pago

Cartão corporativo pós-pago: saiba mais!

Para driblar os desafios dos pagamentos corporativos, muitas empresas recorrem ao cartão pós-pago. Uma alternativa para facilitar a gestão de gastos e melhorar os processos de compras, beneficiando empresas e colaboradores.

Conforme as aquisições aumentam, a criação de relatórios e a prestação de contas podem se tornar confusas e complexas. Ao reunir tudo nas faturas do cartão empresarial, os gestores conseguem identificar cada despesa e fazer um controle mais eficiente

Neste post você vai entender o que é o cartão pós-pago, seus benefícios e diferenças para a versão pré-paga. Continue lendo e veja como escolher um bom cartão corporativo pós-pago para os colaboradores da sua empresa!

O que é e como funciona um cartão corporativo pós-pago?

O cartão corporativo pós-pago é uma modalidade de pagamentos com um limite predefinido, conforme regras e valores acordados junto ao banco. Funciona como um cartão de débito e crédito comum, em que o cliente recebe uma fatura com o detalhamento e o total de gastos do mês. 

É um recurso usado pelo departamento financeiro que colabora para maior controle do orçamento dentro da política de gastos. Nesse sentido, será mais fácil acompanhar as compras em conformidade com o processo de compliance estabelecido. 

As despesas são detalhadas no demonstrativo da fatura mensal facilitando o processo de conciliação bancária e auditagem. O controle ajuda a conscientizar os coladoradores sobre o uso adequado e moderado do cartão. 

Com as conferências realizadas e confirmação de todos os gastos o pagamento será efetuado dentro da data de vencimento, evitando a incidência de juros e multa em caso de atraso.

Quais as diferenças entre cartão corporativo pré e pós-pago?

O cartão pré-pago funciona com recarga de valores, ou seja, a empresa define quanto cada colaborador poderá gastar dentro do período e procede com a recarga. Assim como na recarga de celular, os valores podem variar a cada mês, com uma ou mais recargas, conforme a necessidade de gastos. 

Já o cartão pós-pago é mais flexível por funcionar como um cartão de crédito tradicional, o que exige da empresa regras e normas bem-definidas de limite e utilização, aplicadas a todos os colaboradores. 

As duas modalidades funcionam como meio de pagamento e são eficientes no acompanhamento e controle dos gastos corporativos. A diferença está na determinação e modo como o limite é liberado para cada usuário. 

Se de um lado o cartão pré-pago prevê os gastos individuais e contribui para o controle orçamentário, de outro, o cartão pós-pago dá maior liberdade de atuação aos profissionais em trabalho externo, evitando a interrupção das atividades por falta de verba. 

Vale salientar que a aquisição de um cartão pré-pago pode ser mais rápida e menos burocrática, já que não depende de documentações complexas e aprovação de crédito como acontece com o cartão pós-pago.

Quais são as vantagens do cartão pós-pago?

Assim como a modalidade pré-paga tem seus benefícios, o cartão corporativo pós-pago tem características que o tornam muito atrativo. É importante entender os benefícios dessa alternativa para escolher o que faz mais sentido para a sua empresa!

Segurança

Ao utilizar um cartão, o colaborador se sente mais seguro em viagens e deslocamentos de forma geral. Além de mais fácil de transportá-lo, as consequências de perda do objeto dificilmente resultarão em prejuízos financeiros. 

O motivo disso é que o valor real fica protegido por senha e só o usuário tem acesso ao código que vem lacrado após a contratação e pode ser alterado. Já o dinheiro físico, uma vez perdido, será praticamente impossível de recuperar e evitar o prejuízo. 

3 dicas para a gestão de viagens corporativas para empresas de offshore
Que tipo de gestor de viagens você é?

Para a gestão, por sua vez, o cartão corporativo pós-pago dispensa a necessidade de manter dinheiro em caixa na empresa. Isso gera transparência e segurança nos processos e fluxos financeiros.

Redução de burocracia nas viagens corporativas

Quando o colaborador viaja, há gastos necessários para gerar conforto e permitir o deslocamento. É o caso de passagens aéreas, estadias em hotéis ou pousadas, alimentação e traslados, por exemplo. 

A aquisição desses serviços por meio de cartão torna mais rápida a aprovação das compras nas viagens do que o pagamento por boleto, por exemplo. A prestação de contas será mais fácil, com a apresentação dos comprovantes e recibos que serão conciliados, checando a veracidade do gasto.

Benefícios em pontos e milhas

As bandeiras de cartão pós-pago para utilização corporativa tendem a oferecer vantagens adicionais a seus usuários. No caso, programas de milhas são bastante interessantes para as empresas com viagens frequentes. 

Com o acúmulo de pontos, é possível obter descontos e abatimentos em passagens futuras, diminuindo os custos financeiros. Além disso, há ganhos como proteção de bagagens, descontos em restaurantes, hotéis, serviços e lazer.

Controle financeiro

O acompanhamento e controle dos gastos, bem como o gerenciamento e análise dos relatórios financeiros são facilitados pela faturas dos cartões. Com os limites estabelecidos para cada cartão, os riscos de impacto no orçamento são menores.

Na relação previsto x realizado, os gestores conseguem monitorar a utilização sem comprometer as atividades ou afetar o colaborador em suas necessidades — a previsibilidade financeira é um dos pontos altos de adesão do cartão pós-pago.

Redução de custos

O controle financeiro é ponto de partida para favorecer o compliance dos processos, evitando gastos desnecessários e fraudes financeiras. 

Ao instaurar procedimentos de controle financeiro mais eficazes, como no caso do cartão corporativo, os colaboradores ganham mais consciência em relação aos seus gastos, o que reduz os custos para a empresa.

Como escolher uma boa solução de cartão pós-pago para oferecer aos colaboradores?

Para acertar na escolha da modalidade ideal de cartão corporativo é preciso considerar alguns fatores de relevância. O primeiro deles é entender as necessidades da empresa e identificar se todos os usuários terão os mesmos tipos de gastos.

Com o perfil de despesas mensais mapeado será mais fácil visualizar se apenas a recarga será suficiente ou se é melhor deixar o limite aberto, porém com regras. Por fim, é primordial que o departamento financeiro tenha condições de demandar um responsável para a gestão das despesas corporativas geradas por cada usuário.

O nível de controle, desde o estabelecimento de limites até a conciliação bancária e certificação de que os usuários estão cumprindo as regras é imprescindível para manter a situação e os gastos dentro do teto estabelecidos.

Sendo o cartão corporativo uma ferramenta de trabalho para os profissionais em atuação externa é preciso oferecer uma solução ágil e segura, com um bom alinhamento entre os objetivos da empresa e as necessidades dos colaboradores fora do ambiente de trabalho.

Vale lembrar que a solicitação junto ao banco gera taxas específicas a serem consultadas. Nas projeções de orçamento e retorno é preciso incluir essas variáveis junto à previsão de gastos e despesas. 

Enfim, o cartão corporativo pós-pago é uma opção interessante para empresas que prezam a liberdade e a autonomia de seus colaboradores, mas com um controle operacional dos gastos. 

Gostou das vantagens e dos benefícios de um cartão corporativo pós-pago para o controle financeiro de uma empresa? Deixe sua opinião nos comentários!

[QUIZ] Gestão de viagens corporativas: quanto você sabe sobre esse processo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.