budget empresarial

Como fazer o controle de budget empresarial? Confira 4 dicas

O budget empresarial é um plano com as informações relevantes sobre o capital financeiro da empresa, incluindo as receitas e as despesas. Serve para auxiliar em relação aos gastos do negócio, bem como aos limites nas despesas das viagens corporativas, por exemplo, conforme o período a ser analisado.

Com esse plano, é possível fazer uma previsão aproximada do fluxo de caixa em termos de vendas, receita e lucros. É uma forma também de analisar os custos, apontando se os investimentos nas ações compensam. Assim, os gestores podem determinar os valores a serem liberados para uma viagem corporativa, campanha de marketing e demais estratégias de acordo com as expectativas e a realidade do negócio.

Mas sendo o budget empresarial tão importante, como fazê-lo de forma adequada e precisa? É isso que você vai aprender neste artigo. Confira!

Dicas para fazer o controle de budget empresarial

Essa ferramenta para gestão de orçamento empresarial envolve algumas práticas essenciais para trazer os benefícios que citamos há pouco. A seguir, saiba quais são elas.

1. Faça um diagnóstico da empresa

O diagnóstico da empresa é um passo importante para entender as finanças. Nessa etapa, o gestor deve reunir as informações sobre o desempenho financeiro nos últimos anos. Alguns pontos a serem coletados são a média da quantidade de produtos vendidos e da lucratividade, o capital de giro, a sazonalidade do negócio e os custos com tributos.

Com as informações em mãos, é necessário fazer uma análise para identificar as limitações e as necessidades do negócio. O resultado será um guia para encontrar oportunidades de mercado.

2. Defina objetivos e metas

Um budget empresarial depende muito dos objetivos e das metas a serem alcançados com o investimento. Por isso, devem estar de acordo com as políticas da empresa e seu planejamento estratégico.

Você sabe realizar diagnóstico de processos de compra da sua empresa?

Ao identificar as ações às quais o montante será destinado, é possível analisar os recursos necessários para a liberação. Afinal, o caixa da empresa é coisa séria e deve ser utilizado com cuidado, de acordo com as reservas disponíveis.

Objetivos e metas são as diretrizes para entender as necessidades financeiras da ação, como uma viagem corporativa com foco comercial. Dessa maneira, os custos são feitos com coerência e eficácia, determinando limites e tetos para o budget empresarial. Isso ajuda até a realizar uma auditoria financeira quando necessário.

3. Acompanhe os gastos com frequência

O budget empresarial pode ser reorganizado em tempo real. O gestor deve acompanhar o orçamento durante todo o período determinado para identificar melhorias e oportunidades nas finanças. Para isso, o ideal é manter contato frequente com as equipes.

Em uma viagem corporativa mesmo, a interação constante permite monitorar como o dinheiro é gasto, ajudando a melhorar a projeção de valores. Um bom software de gestão é a tecnologia adequada para esse fim, já que possibilita registrar e acessar as informações de forma muito mais prática.

4. Tenha uma política de negócios sólida

As regras do negócio, como as políticas para viagens corporativas, são essenciais para direcionar as ações do colaborador frente ao budget corporativo. Ao ter as regras por escrito, ele pode se preparar melhor para as atividades a serem executadas, com um self compliance sobre como agir diante das situações.

Essa é uma prática que ajuda a detectar falhas e problemas financeiros. Muitas vezes, o gestor consegue identificar a causa das perdas de receita e onde é possível economizar.

Esses quatro fatores são ótimas diretrizes para controlar o budget empresarial, principalmente nas viagens corporativas. Um bom sistema de gestão aliado a uma política de viagens bem estruturada e a planos feitos com antecedência são elementos que se complementam para uma gestão mais precisa do caixa.

Se você quer uma dica de sistema para realizar esse controle, conheça o ITM Travel e veja como essa solução pode ajudar nas viagens dos seus colaboradores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.