Veja como a IA está revolucionando as viagens corporativas

A indústria de viagens corporativas sempre acompanhou de perto as tendências da tecnologia digital. Com os viajantes buscando otimizar seu tempo e a popularização da transformação digital, os viajantes têm apostado nas novidades mais modernas para tornar seus trajetos mais simples e agradáveis.

Para isso, o uso de IA (Inteligência Artificial) tem se mostrado essencial – veja a seguir alguns exemplos que mostram sua influência positiva para as viagens corporativas.

IA nas mudanças em viagens corporativas

A indústria de do turismo tem se tornado cada vez mais adepta do uso de websites como alternativa para garantir sua presença digital e alcançar os clientes. Esse movimento rapidamente avançou para o mobile, catalisada pela popularidade cada vez mais intensa das redes sociais.

O próximo passo é a chegada da Inteligência Artificial (IA) na indústria de viagens corporativa. É através dela que muitas empresas estão prevendo opções, personalizando serviços, completando reservas e gerenciando necessidades tanto no trajeto quanto no período após.

O recurso não vai substituir a função do gestor de viagens corporativas, mas sim tornar seu trabalho cada vez mais eficaz.

Hoje a inteligência artificial e outros avanços tecnológicos já permitem às empresas a criação de políticas de viagens mais assertivas, o rastreamento de custos mais competitivos em passagens aéreas e hospedagem e até monitorar feedbacks que ajudam a resolver o problema em tempo real – saiba mais no tópico a seguir.

1) Previsões utilizando as redes sociais

O marketing já tem bebido na fonte da IA há tempo – prova disso são as inúmeras ferramentas que mensuram os sentimentos de usuários de redes sociais já disponíveis no mercado.

Essas ferramentas decifram o sentimento social e o relacionam com a jornada do viajante, seja antes da viagem já programada, durante o percurso ou até no período após.

Um cliente de viagens corporativas posta em sua rede social que está frustrado por causa de um voo atrasado ou por um quarto de hotel que esteja abaixo da expectativa? A ferramenta consegue analisar a intenção do cliente e o contexto, possibilitando intervenções em tempo real com maior probabilidade de gerar um impacto positivo, como:

  • Fornecimento de informações adicionais, ajudando o cliente a entender a situação;
  • Atuação de um colaborador in loco na situação como suporte;
  • Oferecimento de um desconto na próxima compra.

Dessa forma é possível reduzir o tempo necessário para concluir o atendimento ao cliente, melhorando a precisão dos processos e resultados. Em um setor onde o tempo de resposta é altamente crítico e as informações estão em constante mudança, isso pode ter um valor incalculável para a empresa.

2) Reconhecimento facial

Viagens corporativas podem exigir uma checagem repetitiva de documentos em diferentes pontos e por diferentes grupos de pessoas, como nos complexos processos de embarque e desembarque (especialmente em conexões nos aeroportos).

A tecnologia de reconhecimento facial promete dar um fim a esses processos cansativos, permitindo que os viajantes possam se deslocar facilmente através de aeroportos, imigração, alfândega e aeronaves de bordo, sem a necessidade de ter que apresentar documentos físicos a cada etapa.

3) Atendimento ao cliente otimizado

A rede Hilton Worldwide é um exemplo de empresa que já conta com a ajuda da IA, do aprendizado da máquina e de uma inteligência específica de análise – da Mattersight, o para proporcionar uma melhor experiência do cliente.

Sempre que um cliente de viagens corporativas contata um hotel, companhia aérea ou linha de cruzeiro usando a tecnologia, o software combina seus dados e analisa suas características de personalidade e comportamento em menos de cinco segundos. O algoritmo extrai dados de bilhões de chamadas de clientes para emparelhar rapidamente o viajante com um agente de call center que é mais adequado à sua necessidade e comportamento atual.

4) Aprendizado de máquina

As companhias aéreas e aeroportos estão cada vez mais ampliando suas ofertas de produtos:  assentos, refeições especiais, cobertores e quartos de hotel.

O aprendizado de máquina está crescendo rapidamente como um agente oculto de vendas que, com o suporte do big data, permite que as empresas do setor de viagens corporativas possam criar mecanismos de recomendação que ajudam a personalizar as ofertas com base nos produtos de seus inventários e de parceiros.

Além disso, o aprendizado de máquina pode usar dados externos para ajudar proativamente os viajantes na tomada de decisões rápidas (como uma mudança súbita nos planos de viagem acionados pelas previsões climáticas, mudanças na agenda ou de infraestrutura local – como greves e outras paralisações técnicas).

5) Planejamento de viagens integrado às ferramentas do dia a dia

Hoje já é possível ver plataformas de viagens, como o Trip Advisor, integradas a aplicativos como o Facebook Messenger, Skype e Slack.

O uso de chatbots e plataformas como a etrip têm permitidos aos clientes de viagens corporativas solicitarem informações sobre seus planos de viagem e enviarem relatórios de despesas.

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Businenn Intelligence em viagens corporativas

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