
Saiba como a IA está revolucionando as viagens corporativas
Uma das maiores tendências em gestão de viagens corporativas, o uso de inteligência artificial começa a mostrar seu potencial no ramo turístico.
O grande volume de dados e informações coletados com o uso da tecnologia possibilita que os gestores tomem decisões mais inteligentes, barateando os custos sem prejudicar a experiência do viajante.
Além disso, é possível automatizar de maneira significativa uma série de processos, o que diminui não só a necessidade de trabalho manual, como também a margem de erros.
No entanto, a tendência de utilização da inteligência artificial não significa uma desvalorização do capital humano, mas uma possibilidade de que esse se torne mais produtivo, focado em processos que exijam a tomada de decisões e desvinculando-o de tarefas repetitivas e burocráticas.
No artigo de hoje, você vai entender melhor os benefícios que essa tendência pode trazer na prática para a gestão de viagens corporativas e como a inteligência artificial pode ser utilizada para facilitar o dia a dia da sua empresa. Acompanhe a leitura!
Afinal, quais são os benefícios do uso da inteligência artificial nas viagens corporativas?
Embora recente, a tendência de utilização de inteligência artificial no planejamento de viagens corporativas já oferece uma série de benefícios. Entenda melhor quais são eles.
Maior agilidade e autonomia e menor margem de erros
Com a utilização dos recursos de inteligência artificial no planejamento das viagens corporativas, é possível oferecer maior autonomia para que os colaboradores possam fazer escolhas sem infringir as políticas internas da empresa.
A ideia é que a tecnologia seja vista como um facilitador do processo, garantindo mais agilidade no planejamento dos deslocamentos e diminuindo a margem de erros.
É possível verificar, por exemplo, se um funcionário reservou um voo sem hotel, mas vai passar uma noite no local, e notificá-lo sobre o esquecimento, evitando uma série de imprevistos desagradáveis que podem comprometer o objetivo da viagem.
Além disso, o uso da inteligência artificial permite uma redução de custos no processo de gestão de viagens corporativas. Com a tecnologia, é possível, por exemplo, rastrear pagamentos, evitando a cobrança de taxas e outros gastos adicionais.
Melhor rastreamento dos gastos
O uso da inteligência artificial nas viagens corporativas permite um monitoramento mais efetivo dos gastos e ajuda a garantir que os recursos da companhia serão utilizados de maneira adequada.
Com a inteligência artificial, é possível, por exemplo, detectar despesas mascaradas cruzando o endereço dos recibos apresentados pelos colaboradores com endereços e dados de sites como o Yelp e o Trip Advisor.
Outra possibilidade é usar ferramentas de inteligência artificial para identificar comportamentos incomuns, possibilitando a localização da alocação de recursos com fins diferentes daqueles a que foram destinados pela empresa.
Com a inteligência artificial, também é possível rastrear atualizações ilícitas na política de viagens e fazer auditoria em tempo real, enviando alertas para os gestores quando for constatado o uso de recursos destinados à viagem em desacordo com as políticas da empresa.
Centralização dos serviços em uma única plataforma
Embora possibilite um maior controle do uso dos recursos em viagens corporativas, não é só para o empregador que a inteligência artificial representa um avanço vantajoso.
Com a tecnologia, é possível melhorar também a experiência do viajante, possibilitando que ele poupe tempo e tome decisões inteligentes sem precisar se preocupar em ferir acidentalmente nenhuma política da companhia.
Nesse sentido, destacam-se o uso da inteligência artificial para fornecer soluções integradas, que evitam que o colaborador tenha que fazer uso de diversos aplicativos para manejar cada aspecto da viagem, como passagens, hospedagem e aluguel de veículos, por exemplo.
Com o uso de uma espécie de concierge digital, os provedores de serviços turísticos podem oferecer seus produtos de maneira integrada e dentro das especificações do empregador, proporcionando uma sensível melhora na experiência de viagem dos colaboradores.
Apostar no uso da inteligência artificial para a gestão de viagens corporativas é uma tendência que não pode — e nem deve — ser ignorada por aqueles que buscam oferecer uma melhor experiência ao viajante e querem garantir excelência no controle dos recursos investidos.
É hora de unir dados para detectar onde sua empresa pode ECONOMIZAR. Faça o download do e-book “Como o Business Intelligence auxilia na Gestão de Viagens Corporativas” e tenha acesso a um material completo para aplicar o BI nas viagens da sua empresa.