o porque do dialogo no planejamento

O porquê do diálogo no planejamento de viagens corporativas

As viagens corporativas se consolidam, cada vez mais, como uma das principais estratégias das empresas visando a expansão dos negócios em outras localidades. Pode configurar uma grande oportunidade para atingir novos mercados e conquistar um público ainda maior.

Mas, para que todos os objetivos sejam cumpridos durante a viagem, é fundamental que aconteça um planejamento antecipado de todas as ações de forma organizada. Uma das primeiras etapas desse processo é a elaboração de uma política de viagens corporativas.

Trata-se do documento onde estão expressos os direitos e deveres dos funcionários, bem como as responsabilidades da empresa durante a execução das viagens corporativas. Com uma política estabelecida, o planejamento da viagem fica mais agilizado e todos têm consciência do que se pode esperar durante os deslocamentos em nome da empresa.

Todas as diretrizes criadas para nortear os negócios da empresa devem ser seguidas, em comum acordo, pelos gestores de viagem e colaboradoras que representam o nome da empresa nas viagens corporativas. Daí a importância de manter uma comunicação clara e transparente com todos os envolvidos no processo.

Uma gestão atenta de viagens deve ser preocupada com cada detalhe que envolve a comunicação interna da equipe. Os objetivos da viagem, assim como a função de cada um perante o coletivo, devem estar alinhados para evitar que a programação saia do planejado.

A importância da reunião de alinhamento antes das viagens corporativas

A organização de uma reunião prévia para alinhamento e até mesmo apresentação dos colaboradores é necessária. Em muitas viagens, nem sempre todo o grupo já se conhece e o entrosamento é fundamental para engajar a equipe em torno dos objetivos da empresa.

É essencial que todos os profissionais entendam qual o seu respectivo papel na viagem, como vai ser realizado o trabalho e quais as expectativas dos gestores em relação ao acontecimento.

É justamente na hora de alinhar as expectativas que o diálogo se faz extremamente importante. Deve-se deixar claro para o funcionário viajante quais são os objetivos da viagem e da sua atuação dentro de todo o planejamento que foi elaborado.

Uma relação horizontal e transparente por parte dos gestores de viagem permite que os funcionários se sintam mais incluídos nos planos da empresa, mantendo-se engajados nos propósitos da viagem corporativa. Uma equipe comprometida e entusiasmada é pré-condição para o sucesso da empresa ao empreender em viagens, sejam elas nacionais ou internacionais.

A adequação do discurso durante a viagem corporativa

Cada ocasião merece um comportamento e um discurso adequado. Durante as viagens corporativas, é essencial saber adequar a fala a cada situação. Afinal, o discurso pode impactar diretamente nas chances de concretizar um potencial negócio em nome da empresa, por exemplo.

O discurso deve ser elaborado conforme a agenda de eventos que envolve a viagem corporativa. Eventos corporativos e reuniões exigem posicionamentos e discursos diferentes.

No primeiro caso, a postura deve ser mais expositiva, voltada para a apresentação comercial. Já na segunda opção, vale uma abordagem mais intimista, mas ao mesmo tempo formal, visando a discussão de um projeto.

Está claro que, quando planejada antecipadamente, a viagem corporativa tem maiores chances de vingar em bons resultados para a empresa. Independentemente da função do viajante, seja ele estreante ou experiente no que se refere aos deslocamentos, o planejamento organizado sempre ajuda!

Veja aqui cinco dicas fundamentais da Tour House para você alcançar o sucesso ao organizar uma viagem corporativa.

A Tour House é uma empresa especializada em dar suporte para uma melhor gestão das viagens corporativas por parte das empresas, combinando a economia e a redução de custos com uma administração organizada das viagens.

Pensando em auxiliar o gestor nesse processo, principalmente na redução de custos, oferecemos o KIT Gerenciamento de despesas em viagens corporativas. São dois materiais completos para entender gerir as despesas e reduzir seus custos com viagens corporativas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.