Quais as mudanças na gestão de viagens moderna?

Quais as mudanças na gestão de viagens moderna?

O novo cenário do mercado, diante de uma maior exigência dos consumidores e das mudanças provocadas pelas novas plataformas, transformou também a atuação do gestor de viagens. Atualmente, o profissional encarregado pela gestão de viagens moderna ocupa uma posição cada vez mais estratégica.

Hoje, ao se responsabilizar por esse tipo de gestão, é preciso estar focado em melhorar a experiência do viajante corporativo. A posição mais estratégica ainda inclui outras importantes atribuições, como negociar diretamente com a cadeia de fornecedores, fechar acordos e contratos, cuidar de pesquisas de satisfação e avaliar relatórios para a análise dos resultados.

O avanço das tecnologias apresenta a possibilidade de automatizar grande parte das tarefas de cobrança, controle e agendamento, por exemplo. Dessa forma, a atuação do gestor vai muito além da solicitação de serviços, pagamentos e o gerenciamento dos detalhes da viagem.

O que muda na gestão de viagens moderna?

Não que a tecnologia extingua o fazer do gestor, mas o modifica. Trata-se, na verdade, de uma aliada preciosa que permite ganho de produtividade e tempo no controle de processos, além de oferecer novas possibilidades no que se refere às alternativas de hospedagem e mobilidade urbana, por exemplo.

A tecnologia também tem papel decisivo sobre a redução de custos. Cuidar da diminuição dos gastos, sem abrir mão dos confortos e benefícios que envolvem as viagens corporativas, configura um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de viagem.

Ao passo que a diminuição dos gastos é um tema fundamental na gestão de viagens moderna, por outro lado, a crescente demanda por inovação estimula o desenvolvimento de novas plataformas e soluções tecnológicas para atender as necessidades que surgem. E aderir a todo esse movimento tem um custo.

Ao assumir uma posição mais estratégica, é função do gestor cuidar e facilitar o dia a dia dos viajantes. Isso representa oferecer as melhores condições para uma viagem confortável e segura, mas sem abrir mão de comprar de maneira certa. Ou seja, trata-se de saber como otimizar os recursos e fazer uma boa gestão das despesas.

As estratégias de automação, por sua vez, agem como grande facilitadoras para unificar controles, despesas e solicitações de viagens e eventos, sendo plenamente adaptáveis à política de viagens da empresa. As novas tecnologias trazem informações mais bem apuradas sobre seus viajantes e o processo de compra em si.

É o caso do selfbooking, que consiste em um sistema inteligente que vem ganhando força por ter a capacidade de concentrar, em um único ambiente virtual, todas as questões que envolvem o deslocamento de um funcionário a trabalho, como a reserva de voos, hospedagem, aluguel de veículos, traslados e outros custos extras.

Trata-se de uma prática da gestão de viagens moderna que agiliza a tomada de decisão ao permitir uma análise minuciosa e em tempo real de todas as variantes que envolvem uma viagem corporativa.

Para organizar uma viagem, no entanto, não existe cartilha pré definida. Até por isso, a política de viagens e a adoção das plataformas e tecnologias deve acontecer de acordo com as necessidades e possibilidades da empresa. Para assegurar um bom funcionamento da gestão de viagens moderna, em muitos casos, é ideal contar com parcerias e soluções que prestem suporte especializado.

A visão de um especialista pode ajudar tanto na formulação de uma política de viagens, quanto na cotação e agendamento de serviços como compra de passagens aéreas, reserva de hotéis, negociação com empresas de transporte para traslado no local de destino, entre outras questões que envolvem a gestão de viagens moderna.

Viajar com segurança, boas condições de preço e qualidade é o desejo de qualquer um. Ao oferecer a melhor experiência possível para os envolvidos em uma viagem corporativa, as chances de obter retornos positivos para a empresa é potencializada uma vez que o bem estar dos colaboradores durante a viagem pode influenciar diretamente na produtividade e busca por novos negócios.

Aproveite para fazer o download do e-book Viagens Corporativas e ficar por dentro de quais são as melhores práticas para gerenciar as viagens corporativas da sua empresa.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.