Employee experience

Por que a employee experience é importante nas viagens corporativas?

Contar com funcionários e colaboradores engajados, satisfeitos e identificados com a marca significa ter uma vantagem em relação à concorrência. A produtividade e a lucratividade, sem dúvida, aumentam. Quando o assunto é viagens corporativas, a employee experience contribui muito para construir essa diferenciação.

As viagens de trabalho podem e devem ser organizadas de maneira estratégica para que tragam benefícios importantes para as organizações. Os processos por meio dos quais as reservas de voo e hotéis são realizados são importantes para que a viagem seja bem-sucedida. A experiência deve ser analisada após a viagem por meio de pesquisas junto aos funcionários, por exemplo.

Para esclarecer por que a employee experience é tão importante nas viagens corporativas organizadas pela empresa, a leitura que segue vai ajudar bastante. Confira!

O que significa employee experience?

Employee experience é o nome dado a tudo o que um colaborador vivencia durante sua jornada na empresa em que trabalha. Ou seja, é o conjunto de todas as experiências vividas pelo funcionário, desde o processo de seleção até o seu último dia de trabalho na corporação.

Por que a employee experience é decisiva na escolha dos serviços de viagens corporativas?

Vale observar que as novas gerações de funcionários dão mais valor para as experiências, e não somente para o salário recebido.

Por isso, quando a empresa disponibiliza um programa de viagens corporativas, o funcionário acumula uma experiência dinâmica e agradável. Tal experiência permite que o colaborador tome suas decisões de forma mais clara e objetiva.

De que forma os funcionários podem ajudar na organização de viagens e na escolha dos serviços?

Os colaboradores de uma empresa podem agregar e aprimorar os processos de organização de viagens e escolha dos serviços. Afinal, são eles que vão usar os serviços de aviação, hotelaria, aluguel de carros e demais facilidades.

O funcionário pode colaborar para aprimorar o processo de organização por meio de uma crítica construtiva sobre o serviço que está sendo prestado, por exemplo. Sem falar que ele pode sugerir opções usadas por outras empresas.

Quais são os fatores de maior impacto nas viagens corporativas do funcionário?

A employee experience exerce forte impacto na experiência do funcionário, seja negativo ou positivo. Entre os fatores negativos, estão a demora no atendimento, a falta de opções e a ausência de modalidades virtuais de reserva. Entre os fatores positivos, estão a qualidade dos serviços oferecidos, como os de hotelaria.

Uma experiência ruim ao longo de uma viagem corporativa, por exemplo, afeta diretamente a relação dos funcionários com a organização. Por isso, é importante que a empresa organize um programa de viagens adequado ao perfil dos colaboradores.

Como a empresa pode verificar a opinião dos funcionários sobre a employee experience?

Os gestores podem realizar pesquisas de opinião junto aos colaboradores para verificar a percepção sobre o serviço prestado. Entre os fatores que devem ser avaliados estão: a pontualidade da empresa de aviação, a cordialidade do agente de viagens e a qualidade do hotel e sua localização.

O atendimento da locadora de veículos, assim como a qualidade do próprio veículo, deve ser analisado também.

O que é self booking e como ele pode ajudar na employee experience?

O self booking consiste em uma ferramenta digital que agrega em um só lugar todos os processos referentes ao planejamento de cada uma das viagens corporativas. As reservas de voos, quartos e restaurantes, assim como a locação de carros, são processadas e resolvidas por meio dessa ferramenta.

O sistema do self booking tem como vantagem a melhora da employee experience. Afinal, o funcionário, por meio de um desktop ou de um smartphone, realiza e checa as reservas e as passagens da viagem corporativa.

Além disso, pode emitir o plano de viagens completo com praticidade e economia. A ferramenta também é útil na hora de comprovar despesas e prestar contas.

A praticidade é uma das grandes vantagens do self booking para o funcionário. Não existe mais o risco de perder notas fiscais impressas, nem de ficar sem aquele reembolso importante de transporte ou alimentação.

Basta tirar as fotos das notas com o próprio celular e solicitar o reembolso imediato dentro do aplicativo com poucos toques. Todos os dados são integrados às plataformas de gerenciamento de viagens. E existem várias plataformas desse tipo à disposição no mercado.

Quais são os benefícios de investir na employee experience de viagens corporativas?

Ao investir em viagens corporativas, as empresas obtêm diversos benefícios junto à gestão de pessoal. Os gestores conseguem, por exemplo, aumentar a taxa de retenção de talentos e engajar os funcionários, o que influencia diretamente a produtividade do negócio.

A redução da taxa de rotatividade e a melhora do clima organizacional são outras vantagens. Tais aspectos positivos geram economia na gestão de recursos humanos, eliminando a necessidade de custosos processos de seleção.

Vale lembrar que as empresas podem oferecer aos funcionários opções para que eles adquiram experiências de caráter pessoal. Em uma viagem corporativa para outra cidade ou país em que o colaborador trabalhe durante a semana, a empresa pode permitir o retorno no domingo. Como opção, a organização garante o retorno aéreo no domingo e o funcionário assume a hospedagem e as despesas no fim de semana.

Como fortalecer a employee branding por meio das viagens corporativas?

Employer branding significa o fortalecimento da marca e da empresa como um bom local de trabalho perante os olhos do mercado. O reforço da marca começa dentro da própria empresa, inicialmente por meio da visão dos colaboradores.

Com viagens a negócios que geram experiências positivas, o employer branding é reforçado, o que contribui para atrair os melhores talentos do mercado. Um bom nível de employee experience, sem dúvida, vai colaborar muito para esse reforço da marca.

Quando uma empresa investe na employee experience por meio de viagens corporativas, obtém uma série de benefícios extensivos aos funcionários. A produtividade aumenta por conta da melhora do nível de engajamento e do reforço da marca. Por isso, as viagens devem ser planejadas com cuidado para que gerem experiências realmente positivas para o quadro de colaboradores.

Nosso artigo trouxe boas ideias para a gestão de recursos humanos da sua empresa? Siga a gente no Facebook e no Instagram e confira de perto mais conteúdos como este!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.