Como fazer uma viagem a negócios sem stress - etrip

Como fazer uma viagem a negócios sem stress

Quem viaja constantemente a negócios sabe que esta não é uma tarefa tão simples, afinal de contas, muitas vezes a ansiedade fala mais alto por conta das metas a serem cumpridas e da própria viagem em si, principalmente quando ela é de longa distância.

Nesse sentido, o post de hoje é dedicado a dar dicas para diminuir o stress do viajante corporativo ‒ e os preparativos começam desde o planejamento da viagem até a execução da mesma. Acompanhe.

Planeje tudo com antecedência

O planejamento é essencial para diminuir o stress e ajudar a contornar situações inesperadas pelo caminho. Por isso, faça uma lista com todos os itens que precisam se providenciados, tais como:

  • passagens aéreas;
  • hospedagem;
  • traslados;
  • aluguel de veículo;
  • seguro viagem;
  • ingressos (caso a viagem seja para um evento ou feira específica);
  • documentação;
  • reservas de restaurantes ou cafés (em caso de reuniões nesses locais).

Um ponto importante e que muitas empresas não levam em consideração é em relação à adaptação do viajante corporativo. Afinal de contas, não é adequado que ele chegue à reunião de negócios em cima da hora.

Nesse sentido, considere adicionar o custo de uma noite extra no hotel para que o representante da empresa se prepare adequadamente para os encontros. Além disso, ele poderá utilizar o wi-fi do hotel para resolver alguma pendência, se for o caso.

Caso essa reserva extra não seja possível, considere, ainda, adquirir passagens aéreas com assento conforto, cujas poltronas são mais largas que as convencionais. Outra possibilidade é a utilização de uma sala VIP no aeroporto para a espera do voo. E, ainda, aderir a um programa de fidelidade de uma companhia aérea, pois caso ocorra over book, o viajante tenha prioridade no check-in.

Durante o voo, uma dica importante é manter-se bem hidratado com água e sucos, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas, para evitar a desidratação e os demais sintomas que elas podem causar ao corpo.

Outra dica importante para diminuir o stress é incluir no roteiro um momento de lazer para que o viajante relaxe e possa visitar alguns pontos turísticos da cidade. Essa atitude, ao contrário do que muitos podem pensar, não prejudicará a imagem profissional do viajante e lhe proporcionará a vivência de novas experiências, aguçando a criatividade.

Organize com antecedência a bagagem e os documentos

Uma boa dica para o viajante corporativo, caso ele fique por pouco tempo no destino, é levar apenas a bagagem de mão. Isso certamente diminuirá o stress e a ansiedade de passar pela fila para despachar a bagagem, além de lhe ajudar na locomoção, tornando a viagem mais prática. Por isso, organize a mala com antecedência e, de preferência, na véspera da viagem ou nos dias anteriores.

Em relação aos documentos das reservas e passagens aéreas, uma forma mais prática é fazer o check-in online e receber o boarding pass no próprio celular. Dessa forma, você elimina parte dos documentos impressos. Apenas tenha o cuidado de manter o celular com a bateria carregada até o embarque.

Faça um cronograma para não se perder em meio aos compromissos

Ter um roteiro detalhado de todos os compromissos, é essencial para não se perder. Faça uma lista com informações, como:

  • data e horário de cada reunião;
  • nome do local, endereço e referência;
  • nome da(s) pessoa(s) com quem vai se encontrar;
  • telefone de contato dessas pessoas;
  • objetivo da reunião e metas a serem cumpridas;
  • informações importantes sobre a empresa ou o empresário com quem irá se reunir.

Também procure conhecer as regras de etiquetas empresariais do lugar, principalmente se for ao exterior, e aprender algumas amabilidades do idioma local. Como “embaixador da empresa”, o viajante corporativo deve ser cordial e respeitoso aos costumes locais e aos anfitriões.

Com todas essas dicas, o viajante corporativo conseguirá focar em sua missão e trará um grande retorno à empresa.

 

Conheça nossos planos! Planeje-se.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.