Quais as mudanças na gestão de viagens moderna?

Quais as mudanças na gestão de viagens moderna?

O novo cenário do mercado, diante de uma maior exigência dos consumidores e das mudanças provocadas pelas novas plataformas, transformou também a atuação do gestor de viagens. Atualmente, o profissional encarregado pela gestão de viagens moderna ocupa uma posição cada vez mais estratégica.

Hoje, ao se responsabilizar por esse tipo de gestão, é preciso estar focado em melhorar a experiência do viajante corporativo. A posição mais estratégica ainda inclui outras importantes atribuições, como negociar diretamente com a cadeia de fornecedores, fechar acordos e contratos, cuidar de pesquisas de satisfação e avaliar relatórios para a análise dos resultados.

O avanço das tecnologias apresenta a possibilidade de automatizar grande parte das tarefas de cobrança, controle e agendamento, por exemplo. Dessa forma, a atuação do gestor vai muito além da solicitação de serviços, pagamentos e o gerenciamento dos detalhes da viagem.

O que muda na gestão de viagens moderna?

Não que a tecnologia extingua o fazer do gestor, mas o modifica. Trata-se, na verdade, de uma aliada preciosa que permite ganho de produtividade e tempo no controle de processos, além de oferecer novas possibilidades no que se refere às alternativas de hospedagem e mobilidade urbana, por exemplo.

A tecnologia também tem papel decisivo sobre a redução de custos. Cuidar da diminuição dos gastos, sem abrir mão dos confortos e benefícios que envolvem as viagens corporativas, configura um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de viagem.

Ao passo que a diminuição dos gastos é um tema fundamental na gestão de viagens moderna, por outro lado, a crescente demanda por inovação estimula o desenvolvimento de novas plataformas e soluções tecnológicas para atender as necessidades que surgem. E aderir a todo esse movimento tem um custo.

Ao assumir uma posição mais estratégica, é função do gestor cuidar e facilitar o dia a dia dos viajantes. Isso representa oferecer as melhores condições para uma viagem confortável e segura, mas sem abrir mão de comprar de maneira certa. Ou seja, trata-se de saber como otimizar os recursos e fazer uma boa gestão das despesas.

3 dicas para a gestão de viagens corporativas para empresas de offshore
Que tipo de gestor de viagens você é?

As estratégias de automação, por sua vez, agem como grande facilitadoras para unificar controles, despesas e solicitações de viagens e eventos, sendo plenamente adaptáveis à política de viagens da empresa. As novas tecnologias trazem informações mais bem apuradas sobre seus viajantes e o processo de compra em si.

É o caso do selfbooking, que consiste em um sistema inteligente que vem ganhando força por ter a capacidade de concentrar, em um único ambiente virtual, todas as questões que envolvem o deslocamento de um funcionário a trabalho, como a reserva de voos, hospedagem, aluguel de veículos, traslados e outros custos extras.

Trata-se de uma prática da gestão de viagens moderna que agiliza a tomada de decisão ao permitir uma análise minuciosa e em tempo real de todas as variantes que envolvem uma viagem corporativa.

Para organizar uma viagem, no entanto, não existe cartilha pré definida. Até por isso, a política de viagens e a adoção das plataformas e tecnologias deve acontecer de acordo com as necessidades e possibilidades da empresa. Para assegurar um bom funcionamento da gestão de viagens moderna, em muitos casos, é ideal contar com parcerias e soluções que prestem suporte especializado.

A visão de um especialista pode ajudar tanto na formulação de uma política de viagens, quanto na cotação e agendamento de serviços como compra de passagens aéreas, reserva de hotéis, negociação com empresas de transporte para traslado no local de destino, entre outras questões que envolvem a gestão de viagens moderna.

Viajar com segurança, boas condições de preço e qualidade é o desejo de qualquer um. Ao oferecer a melhor experiência possível para os envolvidos em uma viagem corporativa, as chances de obter retornos positivos para a empresa é potencializada uma vez que o bem estar dos colaboradores durante a viagem pode influenciar diretamente na produtividade e busca por novos negócios.

Aproveite para fazer o download do e-book Viagens Corporativas e ficar por dentro de quais são as melhores práticas para gerenciar as viagens corporativas da sua empresa.

 

[QUIZ] Gestão de viagens corporativas: quanto você sabe sobre esse processo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.