voo atrasado

Voo atrasado: quais os direitos dos passageiros?

O voo atrasado pode gerar impacto negativo e comprometer o planejamento das viagens corporativas. Dependendo da agenda dos profissionais envolvidos, não chegar ao destino no horário previsto afeta todo o cronograma.

Diante desse tipo de situação, é importante saber quais são os direitos dos passageiros para tomar as providências cabíveis. Esse é um problema que pode ocorrer por motivos diversos, tanto em voos nacionais quanto internacionais.

Neste post explicaremos quando acontece atraso no voo e o que diz a lei sobre o assunto. Continue lendo e veja quais são os direitos dos passageiros e o que fazer ao identificar o voo atrasado!

Como se dá o atraso no voo?

As condições climáticas e meteorológicas, como chuvas fortes, ventanias, furacões ou mudanças bruscas no tempo, bem como os problemas técnicos, podem interferir na decolagem e pouso das aeronaves.

Esses são os principais motivos que resultam no voo atrasado, uma vez que podem colocar a segurança dos passageiros e tripulantes em risco. Nesses casos, as companhias aéreas aguardam o momento ideal ou até mesmo cancelam a operação.

Qual a legislação prevista para o caso de voo atrasado?

A Resolução nº 141 da Anac, datada de 2010, dispõe sobre as condições gerais de transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos. Sobre o atraso, de acordo com o documento da Agência Nacional de Aviação Civil, alguns procedimentos devem ser adotados:

Informação sobre o atraso de voo

Pelos meios de comunicação disponíveis, os passageiros devem ser informados sobre o atraso, o motivo e a previsão do horário de partida.

Voos com atraso superior a 4 horas no aeroporto de partida

A companhia aérea é obrigada a oferecer alternativas ao passageiro, nos seguintes termos:  

  • reacomodação – em voo próprio ou de terceiro para o mesmo destino ou, oportunamente, em voo próprio, a ser realizado em data e horário convenientes para o passageiro;
  • reembolsorestituição do valor integral pago pelo bilhete de passagem não utilizado, incluídas as tarifas. 

É permitido também oferecer ao passageiro a opção de reacomodação em voo de terceiro que disponibilize serviço equivalente para o mesmo destino. 

3 dicas para a gestão de viagens corporativas para empresas de offshore
Que tipo de gestor de viagens você é?
Você sabe realizar diagnóstico de processos de compra da sua empresa?

Voos com atraso superior a 4 horas no aeroporto de escala ou de conexão

A companhia aérea é obrigada a oferecer aos passageiros opções, como:

  • reacomodação – em voo próprio ou de terceiro para o mesmo destino ou, oportunamente, em voo próprio, a ser realizado em data e horário convenientes para o passageiro;
  • reembolso – devolução do valor integral assegurado o retorno ao aeroporto de origem, do trecho não utilizado, se o deslocamento já tiver sido realizado.

Conclusão do serviço por outra modalidade de transporte

É de responsabilidade da companhia aérea encontrar um meio de fazer com que o passageiro chegue ao destino, se for o seu objetivo. 

Essas possibilidades devem ser apresentadas ao passageiro imediatamente à ciência por parte da companhia aérea da previsão de atraso superior a 4 horas.

Assistência material

Nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, cabe à companhia aérea promover assistência ao passageiro de acordo com o tempo de atraso, contado a partir do horário previsto para decolagem: 

  • superior a 1 hora – facilidades de comunicação (ligação telefônica, acesso à internet ou outros); 
  • superior a 2 horas – alimentação adequada (refeição ou voucher); 
  • superior a 4 horas – acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem. 

No caso da hospedagem, a companhia aérea tem o direito de deixar de oferecer o serviço para o passageiro que residir na localidade do aeroporto de origem.

Como proceder ao identificar o atraso no voo?

Ao notar o voo atrasado, o passageiro deve solicitar junto à companhia aérea as informações sobre os seus direitos, especialmente, no que diz respeito à reacomodação, reembolso e assistência material.

Caso a empresa não apresente as possibilidades e soluções adequadas, o recomendado é entrar em contato com o Juizado Especial Cível do aeroporto e/ou com a própria Anac, para formalizar uma reclamação e solicitar providências.

O voo atrasado é um evento que pode surgir de repente, sobretudo, no que envolve as intempéries. A melhor forma de se precaver é conhecer os direitos como passageiro e reivindicar o posicionamento adequado da companhia aérea.

Se este post foi esclarecedor para você, aproveite para seguir a Tour House nas redes sociais e ficar por dentro das informações importantes. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

[QUIZ] Gestão de viagens corporativas: quanto você sabe sobre esse processo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.