Saiba qual o melhor horário de voo para viagens corporativas
Definir o melhor horário de voo para viagens corporativas é uma tarefa que exige uma série de análises prévias porque muita coisa depende da disponibilidade do colaborador e da agenda de compromissos no destino.
De fato, uma escolha inadequada, que visa apenas reduzir custos sem pensar no bem-estar do profissional, pode interferir negativamente no desempenho no trabalho.
Considere, em uma situação como essa, jornadas mais eficientes que realmente tenham bom custo-benefício, mas que se encaixem também de forma personalizada nos objetivos da viagem. Só assim será possível criar uma espécie de padrão de qualidade em conjunto com o time que faz toda a diferença.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como escolher o melhor horário de voo para viagens corporativas e o que considerar. Acompanhe!
Verifique a agenda de compromissos
Uma das questões mais desafiadoras ao buscar pelo melhor horário de voo em viagens corporativas é garantir a produtividade do colaborador com deslocamento eficiente.
Para que isso seja possível, torna-se essencial que voo seja o menos desgastante possível e o seu horário alinhado com a agenda de compromissos firmada no destino.
Dessa forma, o melhor caminho é calcular um período adequado de descanso para que o colaborador se recupere do voo, especialmente em longos trajetos, e consiga entrega o seu melhor no trabalho.
Exemplo: um colaborador tem uma reunião importante às 10h da manhã. Considerando o tempo de deslocamento e a necessidade de descanso, um voo que chegue à cidade no dia anterior à noite permite um descanso adequado e preparação para a reunião sem pressa.
Agora, em casos de viagens internacionais, não se esqueça do possível Jet Lag e do quanto ele pode comprometer toda a experiência em diferentes níveis.
Pesquise as vantagens do horário de voo noturno
Normalmente, quando pensamos em voos corporativos, a prioridade são os horários diurnos para que o colaborador fique mais confortável durante e depois do trajeto.
Mas vale destacar também que as passagens em voos noturnos ou até mesmo Low Cost podem ser uma excelente opção para as empresas que desejam reduzir custos e apresentam flexibilidade de datas de chegada e partida.
O que acontece, aqui, é que em voos matutinos, por exemplo, é preciso acordar muito cedo para conseguir organizar tudo com antecedência e estar no aeroporto. Muitas vezes, nem mesmo existe tempo suficiente para um breve cochilo antes de entrar de vez nos compromissos. Com isso, o cansaço é uma realidade, e o gestor de viagens deve considerar cada caso de maneira personalizada.
Então, escolher um voo noturno pode significar economia para a empresa e menos tempo perdido durante o horário comercial. O colaborador pode dormir durante o voo e chegar pronto para trabalhar no dia seguinte.
Converse com os colaboradores
São infinitas possibilidades entre horário de voo noturno e diurno, porém, a melhor opção sempre vai ser a que se encaixa com as necessidades de seus colaboradores.
Por isso, converse com os profissionais disponíveis para viagens corporativas e veja o que cada um considera mais confortável em relação ao momento de chegar ao destino, período do voo e como ele se sente mais assistido pela empresa.
Esta é uma questão que faz toda a diferença, porque as viagens corporativas sempre estão cercadas de imprevistos, e o colaborador que precisa resolvê-los sem apoio acaba muito mais cansado.
Assim, empresas aéreas que costumam atrasar o embarque com frequência ou que não oferecem um bom serviço de bordo em trajetos longos devem ser evitadas.
Pense no tempo de aeroporto
E por falar em atraso de voo, é muito importante considerar no horário da passagem o tempo de espera no aeroporto. Afinal, existe toda a antecedência de chegada para despacho de malas, realização de check-in e encontrar o portão de embarque, especialmente em aeroportos grandes em que é preciso percorrer boas distâncias caminhando.
Outro ponto é o tempo que o colaborador vai levar até chegar no aeroporto. Se ele precisar pegar vários transportes, acordar muito cedo ou ainda resolver pendências com a companhia aérea, vale incluir soluções segmentadas que otimizem todas as etapas.
Exemplo: um colaborador precisa viajar para uma série de reuniões no meio da tarde. Levando em consideração o tempo de deslocamento até o aeroporto e os procedimentos de embarque, um voo no meio da manhã é escolhido em vez de um voo muito cedo, para evitar que o colaborador tenha que acordar no meio da noite e chegue cansado às reuniões.
No entanto, a melhor forma de identificar falhas específicas é ter um histórico de problemas sempre atualizados com o feedback do time.
Agora você já sabe como escolher o melhor horário de voo e manter uma dinâmica mais eficiente para os colaboradores em viagens corporativas. Como vimos, são vários fatores que devem ser considerados conforme a particularidade de cada caso, mas manter informações de experiências anteriores registradas e ouvir a opinião do time é sempre um diferencial e tanto.
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