Saiba como medir os KPIs de uma viagem corporativa

Saiba como medir os KPIs de uma viagem corporativa

A viagem corporativa é uma parte fundamental da estratégia de crescimento de sua empresa. Quando a viagem é bem-sucedida, traz novos negócios, relações e contribuem positivamente para a imagem e a força de sua marca.

Mas como saber se uma viagem corporativa foi de fato eficaz? Um bom caminho para obter este diagnóstico de forma precisa está na definição dos KPIs. Saiba mais sobre o tema – e descubra como determinar os índices de sucesso certos para sua empresa na leitura a seguir.

O que são KPIs?

O termo KPI (key performance indicator – também conhecido no Brasil como indicadores de desempenho) já é bastante popular quando falamos sobre marketing. Mas, esse indicador também pode ser aplicado para mensurar o grau de sucesso de uma empresa a cada viagem corporativa.

Cada empresa pode determinar seus próprios KPIs de viagem corporativa – o que vai influir é a natureza de seus negócios, as metas daquele período e o nível de importância de cada viagem dentro da busca por seus objetivos.

Outra opção é contar com o suporte da TMC com a qual sua empresa já trabalha habitualmente para determinar estes índices. As TMCs atuam como um agente de viagens voltadas para o setor corporativo, ajudando seu gestor de viagens e/ou seus colaboradores a organizar seus trajetos com as melhores taxas e descontos em companhias aéreas, hotéis e outros fornecedores de viagens.

Caso você não tenha uma TMC definida, a Tour House pode ajudar não só com esta etapa, mas com todo o processo que envolve cada viagem corporativa.

Veja a seguir alguns exemplos de KPIs que sua empresa pode utilizar para mensurar o sucesso de cada viagem corporativa realizada por sua empresa.

Principais KPIs de uma viagem corporativa

Um bom norte para definir os KPIs de viagem corporativa certos para sua empresa é a política de viagens determinada por sua empresa. Questões como gerenciamento de custos e planejamento da viagem já devem ser contemplados nas regras.

Os indicadores-chave de desempenho a seguir ajudam a mostrar a eficácia não só de sua política de viagens, mas oferecem caminhos para impulsionar a conformidade com as políticas e gerar economia de custos.

Antecipação das reservas

Como tem funcionado o planejamento de seus funcionários na hora de organizar uma viagem corporativa?

Quanto maior for a antecipação de cada reserva, melhor. Uma TMC que ofereça uma plataforma digital para controle organização de reservas é importante para a captura de dados e para garantir as taxas com desconto que sua empresa pode ter junto aos fornecedores habituais.

A Tour House, por exemplo, conta com a exclusiva plataforma etrip, voltada para organização e agendamento de viagens de negócios.

Controle de custos

Até que ponto os custos de cada viagem corporativa estão sendo controlados e mantidos dentro da política estabelecida por sua empresa?

Com o suporte de uma TMC como a Tour House, sua empresa pode controlar cada detalhe: valores do gasto total com viagens – incluindo as despesas com funcionários enviadas para reembolso.

Sua empresa pode ainda obter relatórios e analisar exatamente como está investindo em todas as viagens de funcionários – e determinar se o custo x benefício está de acordo com as metas e com a política.

Economia total negociada

Quanto sua empresa economiza com descontos junto aos fornecedores de viagens preferenciais? A economia total negociada multiplica a diferença de cada Real entre o mercado e a taxa negociada pelo volume contratado de reservas de voos, hotéis ou locação de veículos.

Custo de gerenciamento de viagens

Quanto sua empresa gasta em serviços de gerenciamento de viagens? TMCs como a Tour House podem fornecer uma solução altamente competitiva: ajudam a negociar taxas de venda com desconto, auxiliam os colaboradores com reservas de viagens e fornecem relatórios. No entanto, é importante incluir as taxas cobradas pelo TMC ao calcular o custo total da viagem do funcionário.

Eficácia da viagem corporativa

O viajante conseguiu cumprir com toda a sua agenda de compromissos no destino? As reuniões foram positivas para os negócios e para a imagem da marca? Foi possível estabelecer um bom network, que pode gerar novos negócios ou parcerias futuramente?

O custo da viagem está dentro da margem de lucro dos clientes que motivaram a viagem? Dados assim ajudam a qualificar o tempo do viajante e os investimentos da empresa em cada viagem de negócios.

TMC ajuda sua empresa a definir os KPIs certos para uma viagem corporativa

Independente dos KPIs definidos por sua empresa, é importante certificar-se de que eles são mensuráveis ​​e alcançáveis, relevantes para a meta ou para um objetivo específico definido. Eles devem também ser monitorados durante um certo período.

Você pode determinar os KPIs junto com sua TMC de confiança – mas recomendamos que sua empresa tenha entre três a cinco KPIs de viagem corporativa. Assim é possível mensurá-los corretamente, sem perder longos períodos devido ao grande volume de dados.

Também é importante lembrar que os KPIs não devem ser estabelecidos por um período prolongado. Aposte em índices flexíveis, que possam ser adaptados às mudanças no setor ou em seus negócios. Por exemplo, alguns KPIs podem ser relevantes apenas por alguns meses, para medir uma mudança na política ou para lidar com um lançamento ou desafio relacionado ao setor.

Definir, medir e reavaliar regularmente os KPIs garantirá que cada viagem corporativa seja relevante e produza resultados positivos. Sua TMC deve trabalhar em estreita colaboração com sua empresa para garantir que este seja o caso.

Faça o download do e-book “Como o Business Intelligence auxilia na Gestão de Viagens Corporativas” e tenha acesso a um material completo para aplicar o BI nas viagens da sua empresa.

Businenn Intelligence em viagens corporativas

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.