Veja como aumentar o networking durante viagens corporativas

O networking, ou rede de contatos profissionais, é algo essencial para todo tipo de profissional. Ele permite um conhecimento mais profundo do mercado, das inovações e das oportunidades que surgem a todo o momento.

Ampliar seu networking é importante tanto para impulsionar sua carreira quanto para trazer novidades para a empresa em que você trabalha. Você sabia que as  viagens corporativas trazem ótimas oportunidades para dinamizar sua rede de contatos profissionais?

Descubra, neste post, como encontrar boas parcerias, conhecer pessoas da sua área e mesmo fazer amigos durante viagens corporativas!

Viagens corporativas: oportunidade para aumentar o networking

Viagens corporativas, sejam elas nacionais ou internacionais, são ótimas oportunidades para aumentar o networking tanto da empresa quanto do funcionário. O profissional conhece colegas, pessoas de outras áreas, faz amizades, novas descobertas, além de trocar contatos.

Expandir seus conhecimentos – sobre novidades, tecnologias e pessoas – é essencial para crescer no mercado, porque todos esses contatos podem fazer diferença no futuro, seja para oferecer um novo emprego, firmar uma parceria ou colaborações em projetos.

Para empresas, essas viagens também são uma oportunidade de networking: é possível conhecer empresários de diversos ramos que podem se tornar sócios, parceiros, fornecedores e mesmo clientes, além de descobrir inovações que podem mudar seus serviços.

Porém, muitas pessoas não sabem como aproveitar as viagens corporativas para ampliar sua rede de contatos. Qual é a melhor forma de investir no networking nesses momentos?

Como ampliar sua rede de contatos?

Muitos profissionais não são muito desenvoltos neste tipo de evento, o que os impede de aumentar o networking. Mas algumas atitudes simples são úteis na hora de conhecer pessoas novas durante as viagens corporativas.

Por exemplo:

Pesquise com antecedência

Procure saber quem serão os palestrantes das conferências, quem estará nas reuniões com você e quem são os profissionais da empresa visitada.

Hub de protocolos

Evite impressões ruins

Fofocar ou falar mal de outros profissionais nunca é bem visto, além de ser uma conduta pouco profissional. Mantenha esse tipo de opinião para si, afinal é seu objetivo aumentar o networking.

Não tente forçar a barra

Muitas vezes, em eventos assim, os profissionais se sentem obrigados a colocar uma máscara e fingir ser outra pessoa – alguém que sabe mais ou que é mais importante do que os outros. Esse tipo de atitude só faz com que os outros não se sintam confortáveis para falar com você.

Prefira ser você mesmo. É isso que o fez chegar onde você está hoje – um método infalível!

Aproveite todos os momentos

Nem todo contato profissional precisa acontecer em uma reunião, conferência ou evento formal. Convites para tomar um café, almoçar ou jantar são sempre bem-vindos e vão ajudá-lo a estreitar esses laços.

Mostre-se útil

O networking não é apenas para descobrir como você pode se beneficiar dos conhecimentos dos outros, mas sim para saber como ajudá-los. Mostre-se útil, ofereça suas habilidades e aumente sua rede de contatos assim.

Deixe seu contato

De nada adianta ter um bom papo e boas propostas se ninguém tiver como entrar em contato com você depois! Se você não tem um cartão de visitas, certifique-se de deixar seu e-mail, redes sociais ou telefone com quem quiser manter contato.

Como a tecnologia pode ajudar?

Hoje em dia, a tecnologia pode ajudar muito quem está em uma viagem corporativa – inclusive a aumentar o networking.

Para se conectar com possíveis clientes, parceiros e investidores, você pode fazer seu registro no site Startuptravels, que torna o encontro entre profissionais mais fácil. O serviço é gratuito e já está presente em várias cidades brasileiras.

As redes sociais também podem ajudá-lo. No LinkedIn, é possível saber quais são os profissionais da sua área que trabalham na cidade visitada. E, muitas vezes, eventos e conferências têm páginas no Facebook, o que facilita na hora de adicionar as pessoas que você conheceu.

Aumentar o networking é uma parte muito importante de sua vida profissional, e as viagens corporativas são excelentes oportunidades de conhecer pessoas novas e aumentar sua rede de contatos.

Siga nossas dicas para ter encontros marcantes, que vão fazer com que seus colegas de profissão se lembrem de você e da sua empresa quando for preciso.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.