Pesquisa de satisfação: seu viajante está satisfeito com a experiência em viagens corporativas?

Pesquisa de satisfação: seu viajante está satisfeito com a experiência em viagens corporativas?

Já sabemos que a organização é um dos principais fatores que influenciam na gestão de uma viagem corporativa. Mas outro aspecto importante é o diálogo. Conversar é o principal caminho para alinhar expectativas, definir as metas, confirmar cada objetivo da viagem e, sobretudo, mensurar a satisfação dos participantes.

Realizar uma pesquisa de satisfação com o funcionário viajante é fundamental para repensar as ações da empresa em termos de recursos humanos. Só assim é possível saber se as estratégias que foram definidas em termos de planejamento, aproveitamento de equipes e objetivos traçados deram realmente certo.

Os funcionários, de diferentes setores, envolvidos na execução de uma viagem corporativa são, por determinados momentos, os principais porta-vozes dos interesses da empresa, seja no exterior ou em outro estado. São os funcionários que representam aquilo que a empresa acredita, aquilo que a empresa quer. Portanto, eles têm de ser os primeiros a serem ouvidos.

Como realizar uma pesquisa de satisfação?

A pesquisa de satisfação pode acontecer de diferentes formas. Com as novas tecnologias cada vez mais consolidadas, e a expansão dos dispositivos móveis, por exemplo, hoje em dia se tornou muito mais fácil compartilhar arquivos e conteúdos independente da localização geográfica e do fuso horário.

Formulários online, pesquisas por e-mail, e questionários a serem preenchidos presencialmente, ao final de uma viagem, são algumas formas de colher o feedback dos principais envolvidos. É comum perguntar sobre os detalhes que envolveram o deslocamento, desde a reserva de hospedagem, até o traslado e o transporte aéreo, bem como a respeito de eventuais problemas no embarque.

Também costuma se levar em conta questões sobre a agenda de compromissos durante a viagem, tempo para descanso e para conhecer novos lugares no destino em questão. Critérios como alimentação e trajetos dentro da cidade também são levados em consideração durante uma pesquisa de satisfação.

De forma geral, todos os elementos que impactam diretamente na experiência de viagem do funcionário podem ser avaliados em uma pesquisa de satisfação. Mas qual a melhor forma de utilizar as informações colhidas?

A empresa tem diversas escolhas para lidar com os feedbacks dos funcionários. Mas a melhor forma de usar as informações é pensar na personalização da experiência do viajante. A partir das impressões recolhidas, é papel da empresa trabalhar no aprimoramento dos processos e no melhoramento dos pontos que foram levantados para qualificar cada vez mais a experiência.

Dessa forma, as viagens corporativas acabam se tornando uma espécie de fator motivacional dentro da empresa. Afinal, quem não gostaria de ser reconhecido profissionalmente ao ponto de participar de uma viagem corporativa onde cada detalhe importa?

Por meio das impressões dos viajantes, é possível avaliar também os erros e acertos da empresa durante o planejamento e a realização da viagem. Isso configura também uma boa forma de reavaliar os métodos durante o planejamento dos deslocamentos.

Afinal, é melhor dar atenção a algum equívoco apontado internamente, durante uma pesquisa de satisfação com funcionários, do que correr o risco que esse eventual erro comprometa algum objetivo ou plano da empresa no decorrer da viagem corporativa.

Precisa repensar os processos que sua empresa aplica à organização das viagens corporativas? Deseja fazer um melhor aproveitamento das pesquisas de satisfação com os funcionários viajantes?

Conte com o suporte de uma agência especializadas em viagens corporativas como a Tour House. Só assim você poderá aproveitar a experiência de especialistas com know-how de mercado para oferecer as melhores soluções no que se refere à consultoria para uma maior otimização dos processos.

Garanta um bom retorno à sua viagem corporativa. Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços!

Pensando em auxiliar o gestor nesse processo, principalmente na redução de custos, oferecemos o KIT Gerenciamento de despesas em viagens corporativas. São dois materiais completos para entender gerir as despesas e reduzir seus custos com viagens corporativas.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.