Os desafios para ampliar o networking durante uma viagem corporativa

Os desafios para ampliar o networking durante uma viagem corporativa

Ter uma boa rede de contatos é necessário para qualquer profissional que deseja alavancar na carreira. No âmbito das viagens corporativas, o networking muitas vezes é facilitado, o que pode, além de contribuir para o repertório profissional, acabar criando novas oportunidades de negócio.

Ao investir em uma viagem corporativa, a empresa concede aos funcionários viajantes a oportunidade de criar uma nova rede de contatos. Diante de uma programação com conferências, palestras e eventos corporativos, os funcionários são estimulados a desenvolver novas relações de trabalho em nome da corporação.

Os eventos corporativos são uma oportunidade que reúne profissionais de diversos cantos do mundo para participar de rodas de conversa, palestras, debates, conferências sobre um tema de domínio comum.

Viagens corporativas estimulando o networking

O intercâmbio cultural representa uma experiência de vida extremamente rica para os profissionais. Na área da tecnologia, por exemplo, os eventos corporativos são a principal forma de se conectar às tendências, novidades e avanços da área.

Contudo, em um novo ambiente e mediante circunstâncias completamente inusitadas, podem existir alguns desafios a serem vencidos para que a viagem corporativa traga boas vivências. O entendimento do idioma, em muitos casos, é o primeiro obstáculo a ser superado.

É fato que o uso de idiomas como inglês e espanhol está cada vez mais disseminado ao redor do mundo. Por isso, tenha em mente que, em qualquer lugar do mundo, será possível se comunicar por uma dessas duas línguas. Contudo, em muitos casos, contar com um tradutor local é ideal para mediar a comunicação.

Outro problema a ser evitado tem relação com a logística dos eventos. Organizar datas e fazer um planejamento prévio de toda a viagem é essencial para que nada dê errado. Situações de emergência e eventualidades sempre podem ocorrer, mas trabalhando em um cronograma com antecedência é possível minimizar os riscos.

Hub de protocolos

Muitas vezes, o networking começa antes mesmo da rotina de eventos e conferências. A sala de embarque, ou até mesmo o trajeto no avião, podem ser bons momentos para expandir os contatos e começar uma abordagem mais aplicada ao âmbito profissional, focada nos interesses da empresa em expandir seus negócios.

É importante lembrar também que o networking não acaba ao final dos eventos. Ser prestativo é uma das formas de ampliar ainda mais sua rede de contatos. Além da troca de experiências, procure ajudar os contatos naquilo que eles precisarem. Às vezes, o papo de negócios pode se estender e gerar bons frutos.

Dicas para o networking em viagens corporativas

  • Conte com um tradutor – ele pode mediar a comunicação entre você e outros profissionais dependendo do idioma falado;
  • Ative as redes sociais – o networking não termina logo após o evento; pesque conexões na rede para manter o contato;
  • Mostre interesse – ser prestativo, muitas vezes, é o melhor caminho para despertar novos relacionamentos;
  • Mapeie suas conexões – faça uma lista de personalidades ou profissionais que você deseja conhecer ao realizar uma viagem corporativa;
  • Evite esforços em vão – planeje a viagem apenas com eventos que dizem respeito ao seu negócio. Aqui, tempo é dinheiro!

Contar com uma empresa especializada em viagens corporativas é uma forma de planejar a sua viagem de forma personalizada, contemplando toda a programação desejada da forma mais rentável possível. Conheça os serviços da Tour House!

Pensando em auxiliar o gestor nesse processo, principalmente na redução de custos, oferecemos o KIT Gerenciamento de despesas em viagens corporativas. São dois materiais completos para entender gerir as despesas e reduzir seus custos com viagens corporativas.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.