economizar em viagens de negócios

Confira dicas essenciais de como economizar em viagens de negócios

Economizar em viagens de negócios exige tomar medidas essenciais para proporcionar o melhor custo-benefício à empresa, mas sem perder em qualidade do trabalho nem comprometer a experiência do colaborador que precisa se deslocar. Com processos cada vez mais otimizados, é possível cortar gastos e obter mais lucros com a estratégia.

Quer saber mais? Então continue acompanhando este post, pois vamos mostrar como fazer uma boa gestão de viagens para economizar os recursos disponíveis.

Faça tudo com antecedência

Para economizar em viagens corporativas, é preciso se antecipar. Em relação à compra das passagens, por exemplo, quanto antes você começar as pesquisas, melhor será o resultado no orçamento. Isso porque questões como data, horário e proximidade interferem diretamente na oscilação dos preços.

Foque inicialmente nos compromissos que não correm o risco de serem desmarcados de última hora. Em voos nacionais, o mais indicado é a compra com 30 dias de antecedência ou mais. Já para viagens internacionais, 90 dias costuma ser um bom prazo para resolver os documentos e outras pendências envolvidas.

Defina um limite de gastos

Em uma estratégia que tem o objetivo de economizar em viagens de negócios, a empresa precisa definir um limite de gastos. Essa medida é indispensável principalmente quando os deslocamentos durante o ano acontecem com frequência e, em algumas ocasiões, de maneira inesperada.

Ou seja, se um cliente convida para uma reunião presencial de última hora, é essencial ter uma reserva de emergência dentro dos gastos estipulados no planejamento. Devem entrar na lista gastos com passagens, transportes, hospedagem, alimentação e outros extras de que o colaborador pode precisar.

Com essa visão abrangente, fica muito mais simples identificar quando realmente os serviços oferecem descontos. Além disso, todos os envolvidos se esforçam para cumprir o limite de gastos.

Você sabe realizar diagnóstico de processos de compra da sua empresa?

Controle os reembolsos de maneira eficiente

Se tem uma questão capaz de gerar transtorno quando se trata de viagens corporativas é a política de reembolso. Caso aconteça qualquer ruído na comunicação, o colaborador pode se sentir desamparado ou a empresa sai prejudicada pelos excessos.

Defina uma política objetiva e prática sobre o assunto para que os viajantes saibam o que fazer diante dos imprevistos com a intenção de cumprir o combinado. Existem diversas formas de controlar esse processo de reembolso com mais modernidade, inclusive tendo a tecnologia como aliada.

No entanto, para que o sucesso do trabalho se torne rotina, a postura dos funcionários deve ser o pilar das decisões. Quando cada um sabe exatamente quais são as regras, o processo ganha em confiança e as devoluções saem mais rápido.

Crie uma política de viagens bem estruturada

Se já existe uma política de viagens em vigor na empresa, fique de olho para atualizá-la de tempos em tempos. É que o mercado muda constantemente e as oscilações econômicas interferem nos preços e nas condições oferecidas aos viajantes. Ao ter o hábito de avaliar o documento periodicamente, as políticas se encaixam com objetivos reais.

Vale ressaltar que adotar a tecnologia no gerenciamento de viagens corporativas também faz diferença no modo como as estratégias financeiras são traçadas. Tudo acontece a partir da reunião de dados confiáveis que ajudam a identificar as melhores condições conforme o perfil da empresa e dos colaboradores.

Pronto! Agora ficou simples economizar em viagens de negócios. Siga as dicas detalhadas no post e comece por um planejamento detalhado focado na parte financeira. Só assim será possível manter a imagem positiva com os clientes, cumprir os compromissos e ainda oferecer uma estrutura eficiente aos viajantes.

Gostou das informações? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais para que todos aprendam a economizar.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.