Cuidados no planejamento de viagem corporativa durante o verão

Cuidados no planejamento de viagem corporativa durante o verão

O verão, como de costume, é uma época do ano intimamente ligada ao aumento das viagens e deslocamentos ao redor do país. De acordo com o Ministério do Turismo, o setor prevê crescimento entre 18% e 20% nas vendas em comparação à temporada 2017/2018.

A estimativa é de que 75,5 milhões de viagens aconteçam até o final de fevereiro de 2019. Em termos de proporção, as viagens domésticas somam 60%, contra 40% referente aos deslocamentos internacionais.

Mas nada disso acontece sem planejamento. Seja a lazer ou a trabalho, as viagens precedem da estruturação de um plano de ações que calcule, antecipadamente, gastos, trajetos, compromissos e outros eventos que podem entrar na programação durante uma viagem corporativa.

Nos meses de verão, o planejamento da viagem pode mudar um pouco em virtude das tendências desta época do ano. Por isso, é ideal ter atenção redobrada na hora de marcar viagens no início do ano.

Cuidados no planejamento de viagem corporativa no verão

Abaixo, vamos listar alguns aspectos que devem ser analisados com critério na hora de planejar uma viagem de negócios durante o verão. Lembre-se: tudo é uma questão de analisar o comportamento dos mercado para, então, decidir qual a época mais apropriada para planejar a viagem e obter vantagens para seu negócio.

Ocupação hoteleira

Por ser uma época de férias, o verão é o período do ano que apresenta a maior concentração de viagens. Diante disso, a ocupação hoteleira, no geral, é a mais elevada em comparação com outros meses do calendário.

Um planejamento com antecedência é essencial para conferir a disponibilidade de hotéis nas cidades de destino. Afinal, não se coloca a hospedagem em jogo por falta de organização, não é?

Maior movimento

A alta taxa de ocupação em hotéis, hostels e pousadas está diretamente ligada ao maior movimento. Junto com as pessoas, a economia movimenta muito mais do que em outras épocas do ano.

Oportunidade, por que não, de vislumbrar novos negócios no mercado diante da alta demanda provocada pelo turismo – ainda que sazonal.

Maiores preços

Por conta da procura, os preços costumam se elevar. Em casos emergenciais ou de viagens de última hora, os preços inflados podem, em certa medida, até comprometer o orçamento destinado para a viagem.

Tendo isso em vista, é ideal agir com antecedência na busca por passagens promocionais, pacotes especiais de viagem e outras condições que possam representar vantagens à empresa.

Destinos mais procurados pelos turistas

De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, os estados com maior procura na época do verão são São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

Contudo, estados do Nordeste como Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte também concentram boa parte da procura por passagens na época que une as festividades de final de ano às férias.

Intempéries climáticas

Um fator a ser analisado com cautela, e que pode colocar em risco todo o planejamento, são as intempéries climáticas. Chuvas, ventanias e marés altas… Tudo deve ser problematizado na hora de se planejar uma viagem.

Ainda que os desastres naturais possam ser previstos e evitados graças a medidas de monitoramento e segurança, intempéries climáticas como vendavais e tempestades podem acontecer a qualquer momento prejudicando deslocamentos e até mesmo o cumprimento da agenda de compromissos.

Como dissemos acima, planejando a viagem com antecedência é possível obter vantagens, como passagens com menor preço, hotéis disponíveis com maior facilidade, entre outros benefícios, além de reservas e planos alternativos para casos emergenciais, como algum eventual desastre natural ou intempérie climática que possa surgir.

É por isso que o planejamento é uma das maiores ferramentas de controle interno nas viagens corporativas. É a partir dele que os gestores devem pautar todas as ações, deixando o passo a passo esclarecido para toda a equipe de funcionários.

A Tour House é uma das maiores TMCs do Brasil e pode ser sua parceira na organização de viagens corporativas em âmbito internacional e nacional.

Clique aqui e confira todos os serviços que a sua empresa pode contratar para melhorar o desempenho do setor de viagens corporativas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.