Como fazer o controle de ponto durante a viagem a trabalho?

Como fazer o controle de ponto durante a viagem a trabalho?

Para empresas que lidam frequentemente com o deslocamento de colaboradores em viagens de trabalho, o controle de ponto merece atenção. De fato, como o modelo tradicional de acompanhamento é com um equipamento fixo no escritório, nem sempre é confiável receber informações de outras vias.

Portanto, o melhor caminho é conhecer os principais tipos de controle de ponto disponíveis no mercado e recursos alternativos de qualidade viabilizados pela tecnologia. Tudo com informações registradas em tempo real e acesso de qualquer dispositivo para trazer muito mais autonomia aos envolvidos.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como fazer o controle de ponto durante uma viagem a trabalho. Acompanhe.

Conheça os principais tipos de controle de ponto

Impedir que o controle de ponto fique desatualizado em uma viagem a trabalho é um desafio e tanto para as empresas que lidam com deslocamentos frequentes. Como os relógios de ponto ou os sistemas biométricos usados são fixos, é preciso conhecer alternativas práticas para criar um padrão eficiente em viagens corporativas.

Vale destacar que os livros de ponto e o controle manual não apresentam resultados considerados confiáveis e confundem o trabalho dos gestores. Diante disso, existem serviços especializados que oferecem aplicativos e sites com especificações para bater o ponto em qualquer local. Isso acontece a partir de um sistema de rastreamento da localização e acesso compartilhado.

Veja as práticas para o controle de ponto durante as viagens

O chamado ponto online é uma tecnologia que facilita bastante o acompanhamento do desempenho do colaborador e a inserção de dados em tempo real. Os sistemas das plataformas permitem monitorar toda a jornada estabelecida ao viajante e armazenar as informações em nuvem. Assim, fica mais simples acessar a qualquer momento por meio de dispositivos eletrônicos.

Outra vantagem é que os dados permanecem organizados e confiáveis sem a necessidade de exportar os arquivos. Sem contar que o processo de registros de horário pode ser feito até por aparelhos comuns no dia a dia dos colaboradores, como notebooks, celulares e tablets. Cada etapa é efetuada por senha e reconhecimento facial em alguns casos.

Você sabe realizar diagnóstico de processos de compra da sua empresa?

Direito de hora extra

Uma dúvida muito comum relacionada ao controle de ponto é sobre o direito de hora extra na viagem corporativa. Na verdade, é preciso avaliar cada situação. Isso porque, de acordo com o artigo 4º da CLT, caso o profissional permaneça aguardando comandos da empresa e à disposição, ele está oficialmente trabalhando.

Então, se o período de disponibilidade exceder sua jornada habitual, será considerado como hora extra a ser paga pela empresa. Agora, se o funcionário consegue ir e voltar no mesmo dia dentro da sua carga estipulada em contrato ou encerra o trabalho nesse prazo, não existe nenhuma remuneração adicional.

Pesquise sobre a legislação relacionada

Por falar em artigos da CLT, é muito importante que o gestor de viagens corporativas tenha conhecimento sobre o assunto para tomar as melhores decisões. De modo geral, a questão do controle de ponto em viagem de trabalho é estabelecida pela Portaria nº 671, de novembro de 2021.

Ela configura como válidas todas as formas de registro de ponto eletrônico. Esse trabalho pode ser feito a partir do registrador de ponto convencional, o registrador de ponto alternativo ou o registrador eletrônico de ponto via programa.

No entanto, somente o REP-P (Registrador de Ponto via Programa) pode ser usado como forma de controle portátil durante o monitoramento dos colaboradores em viagens. Existe essa possibilidade com resultados confiáveis porque se trata de um sistema bastante completo com várias certificações de seu funcionamento.

Ficou claro como funciona o controle de ponto durante viagens corporativas? O mais importante é manter um diálogo aberto com os colaboradores para que eles entendam os métodos alternativos de acompanhamento, avaliem o que mais se encaixa na dinâmica de custos da empresa e ofereçam um feedback valioso na decisão sobre o assunto.

Gostou do artigo? Então aproveite e nos siga no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube para ficar por dentro de outras informações relacionadas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.