
Cartão corporativo pré pago: tire suas principais dúvidas!
O cartão corporativo pré-pago é um recurso que facilita compras e aquisições nas empresas. Sem fatura, é possível determinar o limite para gasto com antecedência, funcionando muito bem para o controle do orçamento.
No nicho empresarial, é uma ótima opção para viagens corporativas e eventos, entre outras atividades. Afinal, os colaboradores ganham mais consciência sobre os gastos e se mantêm próximos da margem estipulada pelos gestores.
Quer entender melhor sobre o cartão pré-pago e como utilizá-lo na sua empresa? Continue a leitura!
O que é um cartão corporativo pré-pago?
O cartão corporativo pré-pago é uma forma de pagamento que pode ser utilizada para as necessidades financeiras da empresa. Regulamentado em 2014 pelo Banco Central, funciona nas modalidades crédito ou débito, com o limite estipulado previamente.
Sua principal característica é o fato de ter limite recarregável, ou seja, é necessário inserir créditos antes de usá-lo. Muitas empresas já trabalham com cartões no financeiro para reposição de estoques, compras de papelaria e escritório e atividades externas, como alimentação e viagens (passagens, acomodação, traslado etc.).
Vale destacar que qualquer pessoa pode utilizar o cartão corporativo pré-pago. Quem define quem tem acesso a ele é a empresa, representado na figura do gestor financeiro ou responsável.
Quais são as vantagens do cartão pré-pago?
O cartão corporativo pré-pago traz uma série de vantagens para a empresa. O recurso facilita tanto as atividades do gestor como as do colaborador, além de gerar economias.
Para começar, trata-se de um formato livre de anuidades. Não há as taxas normalmente cobradas nas faturas, o que ajuda a reduzir custos. Esse fator também é impulsionado pelo fato de que evita atrasos nos pagamentos, eliminando os riscos de arcar com juros após a data de vencimento. Porém, vale consultar os planos e as taxas de aquisição dos cartões.
Outro reforço para a economia está no controle de gastos. Afinal, o colaborador conta com um valor exato para gastar. Se ultrapassar esse limite, precisará solicitar autorização ou tirar do próprio bolso. Como ninguém quer arcar com custos empresariais, a tendência é que o profissional tenha mais controle do dinheiro destinado para suas atividades.
Além disso, o cartão corporativo pré-pago pode ser solicitado sem burocracias. Sua obtenção dispensa comprovação de renda. Assim, o gestor não precisa reunir toda aquela documentação tradicional nos bancos para fazer a solicitação. Já a aprovação é imediata em sistema, tornando o processo muito mais prático e simplificado.
Como funciona o cartão pré-pago para empresas?
Para o uso do cartão corporativo pré-pago, o gestor responsável precisa inserir os créditos previamente, de modo que haja um valor disponível para fazer as compras. Portanto, funciona de forma similar ao limite de um cartão de crédito ou débito. Ao atingir o saldo disponível, o usuário precisa reinserir um novo valor.
A política de uso deve ser definida pela própria empresa. A prestação de contas para faturamento orçamentário pode ser necessária ou não, conforme as atividades e ações em questão. O crédito que sobra pode ficar para futuras necessidades ou liberado para uso consciente do colaborador.
De maneira geral, o cartão corporativo pré-pago é a opção ideal para eliminar burocracias na organização e otimizar processos financeiros. Você já utiliza esse recurso na sua empresa? Deixe seu comentário sobre a sua experiência.