Veja como a expansão dos dispositivos móveis influencia nas viagens corporativas

Veja como a expansão dos dispositivos móveis influencia nas viagens corporativas

É fato que a mobilidade está cada vez mais integrada ao dia a dia do brasileiro. Essa dinâmica de informações e multiconexão que protagonizamos atualmente é ocasionada, em grande parte, pela expansão do uso dos dispositivos móveis.

Um mapeamento realizado pela consultoria Deloitte escancarou os hábitos dos brasileiros junto ao celular. Foram entrevistadas 2.000 pessoas; do total de respostas colhidas, 92% admitiram que tem acesso a um smartphone diariamente. O notebook, segunda tecnologia a qual os brasileiros mais tem acesso, ficou com 70%.

Outro ponto destacado pela pesquisa, e que vale ser ressaltado, é o fato de que 60% dos entrevistados admitiram usar o telefone celular para fins profissionais mesmo fora do horário de trabalho. Mais de um terço dos entrevistados ainda se disse inclinado a conferir as notificações de celular constantemente.

É apostando neste vínculo que empresas aéreas, redes de hospedagem, aluguel de carros e até aplicativos de carona, trabalham diariamente para ofertar os seus serviços. O consumo via mobile é uma tendência crescente não só no Brasil como no restante do mundo.

Quando tratamos de viagens, sejam elas a lazer ou corporativas, os dispositivos móveis podem ter um papel definitivo no sucesso do planejamento. Trata-se de uma alternativa flexível, dinâmica e rápida de lidar com eventualidades, acertar detalhes e até antecipar processos visando a economia de tempo e recursos no decorrer da viagem.

Conheça mais sobre os usos dos dispositivos móveis durante as viagens corporativas

O levantamento Summer Travel Report 2018, da Criteo, que analisou mais de 3 bilhões de reservas online em 59 países aferiu que os dispositivos móveis são responsáveis por concluir 60% das transações envolvendo os players de viagem: 33% faz processos via web mobile e 27% já coordena suas ações através dos apps.

Já estamos convencidos sobre os benefícios que a adoção das tecnologias pode fazer ao cotidiano. A seguir, separamos alguns aspectos que podem ser fundamentais para o sucesso da sua viagem, e que acontecem graças às possibilidades oferecidas pelos dispositivos móveis.

Check-in online

A navegação através do smartphone é algo que mudou completamente a experiência do viajante corporativo. As companhias aéreas entenderam bem a dinâmica e, já inseridas neste universo, oferecem uma série de soluções, como o caso do check-in online, que facilitam a organização das viagens.

Essa oportunidade gera uma economia de tempo representativa nesse translado de aeroportos, uma vez que é possível agilizar todos os procedimentos do embarque mediante alguns cliques no celular. Hoje em dia, é possível evitar dor de cabeça e chegar ao aeroporto com tudo já acertado para o embarque.

Trabalho à distância

Não só para a gestão das viagens, mas aplicada a outros setores do cotidiano, as opções mobile trouxeram novas oportunidades no que diz respeito a serviços.

Além de conseguir programar todo o itinerário da viagem através de aplicativos, realizando inclusive a medição dos custos, a tecnologia mobile também possibilita um elo de conexão em tempo real com os assuntos da empresa. É possível se manter online mesmo fora da empresa!

Através de aplicativos como Slack e outros chats corporativos, é possível manter uma comunicação alinhada e dinâmica independente do lugar. A extensão do Trello, organizador de tarefas, para o celular também oferece a chance de manter toda sua agenda registrada e disponível para consulta a qualquer momento.

Hub de protocolos

Portabilidade de planos de celular no exterior

A chance de realizar a portabilidade dos planos de telefonia celular mantém a conexão durante toda a viagem. Assim, é possível ficar em linha com negociações em território nacional e nos país de destino.

Isso evita que, ao chegar de viagem, o funcionário precise correr atrás de outro plano de telefonia que seria utilizado pontualmente. Confira as condições da sua operadora para realizar a portabilidade e escolha pela opção de melhor custo benefício.

Planejamento em tempo real

Independentemente da portabilidade, atualmente existem apps responsáveis por planejar todo o itinerário da sua viagem, rastreando, inclusive, os voos.

O PackPoint, por exemplo, te ajuda a organizar a bagagem e evitar inconvenientes na hora do check-in. O programa leva em conta o perfil do viajante, a duração da viagem e o local de destino para recomendar o melhor a você.

Dentre as inúmeras criações, ainda podemos citar aplicativos que monitoram o clima e outros que dão suporte na tradução como ferramentas essenciais para uma viagem corporativa. Vale a pena ficar antenado às novidades!

Wi-fi e conexão em voo

A consolidação do uso dos smartphones provocou outras revoluções em termos de conexão. Atualmente, é raro encontrar algum lugar, público ou privado, que não tenha uma identificação de wi-fi.

A conexão em nuvem faz com que, a todo tempo, todos estejam interconectados – e também ligados à rede. Inclusive durante o voo. Por algum tempo, o uso de celulares durante voo foi proibido por problemas relacionados à interferência na comunicação dos próprios radio transmissores da aeronave.

No entanto, esse tabu foi quebrado a partir da democratização do uso do wi-fi durante o voo e pelo desenvolvimento de modos de operação que não afetem o sinal da aeronave. Trata-se do famoso “modo avião” do celular.

Os recursos oferecidos pelos smartphones podem ser fundamentais para o sucesso da sua viagem. Portanto, pesquisa profundamente aquilo que pode servir para otimizar os processos e não tenha receio de aderir à esse movimento interconectado de geração de negócios.

Contar com o suporte de empresas especializadas em viagens corporativas pode ser fundamental para maximizar os resultados.

Fale com nossos especialistas e conheça as possibilidades e serviços que podemos oferecer para facilitar o planejamento de viagens da sua empresa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.