
Turismo de eventos: entenda como funciona para empresas!
O turismo de eventos movimenta muito o setor de turismo. Eventos bem organizados, estruturados e divulgados da maneira correta tendem a chamar muitas pessoas e agregar tanto para os visitantes quanto para a cidade que sedia o evento. Sem contar que, cada turista que chega à cidade é uma oportunidade de negócios que movimenta o comércio local.
Os turistas de eventos são pessoas que comparecem aos eventos com diversas finalidades, em geral enriquecimento técnico, científico ou profissional. A forma de participação pode ser como ouvinte, participante ou palestrante em eventos e podem ser de diversos tipos de eventos chamados eventos corporativos, como congressos, convenções, assembleias, simpósios, seminários, feiras, entre outros.
Como organizar um evento de sucesso?
Para realizar um evento de sucesso, uma das coisas mais importantes é o desenvolvimento de um planejamento bem elaborado. Um evento envolve a participação de muitas pessoas: iluminadores, garçons, promoters, técnico de som, entre muitas outras atividades. Cada tarefa deve ser planejada de maneira descritiva e detalhada, sem deixar dúvidas do que deve ser realizado para o sucesso do evento.
Além de planejar a organização das atividades, também é fundamental definir um orçamento que envolva uma boa estratégia de divulgação e até mesmo um plano B, para comunicar todos os envolvidos no caso de imprevistos. A comunicação entre todas as partes envolvidas no evento é muito importante, já que todas as atividades estão sujeitas a imprevistos que podem impedir a boa realização do evento.
Qual é a importância dos eventos para as empresas?
Um dos principais aspectos que o evento trabalha é a motivação dos colaboradores. Além disso, os eventos corporativos conectam os grupos de trabalho, aumentando a sinergia e produtividade. Os eventos aproximam chefes e subordinados, contribuindo para a construção de um clima mais amistoso entre os membros da equipe.
Em relação ao público externo das empresas, os eventos podem aumentar o reconhecimento da marca no mercado, reafirmando os valores da empresa e abrindo a possibilidade de novos negócios. Nesse sentido, é importante alinhar o tipo de evento com os objetivos da empresa.
Qual é a situação dos eventos corporativos no cenário pós pandemia?
Depois de quase três anos em baixa, com a situação de pandemia um pouco mais controlada, o mercado de eventos corporativos está aos poucos voltando à sua normalidade. Entre os modelos de evento que estão em evidência nesse cenário pós pandemia destacam-se:
- Workshops: treinamentos rápidos voltados às equipes internas, ou ainda, ao público externo;
- Seminários: conjunto de palestras direcionadas a um público específico para informar e debater sobre um tema;
- Feiras: evento que reúne um grande número de pessoas com interesse prévio sobre determinado assunto;
- Conferências: eventos de longa duração que contam com palestras e outras atividades voltadas a determinado público.
Pesquisar os eventos relevantes para a sua área de atuação e se organizar com antecedência é uma ótima forma de aproveitar melhor os eventos e ainda economizar. Com a Tour House, as viagens dos colaboradores da sua empresa ocorrem de maneira inteligente e proveitosa. Para saber mais e ficar por dentro das novidades, assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo na sua caixa de entrada.