
Confira 4 dicas sobre sustentabilidade na gestão de viagens corporativas
A sustentabilidade na gestão de viagens corporativas se tornou um tópico bastante priorizado nas empresas. Afinal, cada vez mais, é necessário investir no pensamento sustentável para se alinhar com o mercado e a sociedade.
O consumidor atual tem outro pensamento, o que cria uma demanda movida não só por benefícios, mas por ideais. Ao passo que as empresas se inserem nesse novo contexto, a estratégia de gestão de viagens também precisa de adaptações.
Quer entender como aplicar esse conceito na sua empresa? Siga em frente com a leitura!
Como aplicar a sustentabilidade na gestão de viagens corporativas?
Essa filosofia de gerenciamento de viagens corporativas ajuda a reduzir custos com práticas mais eficientes, como o uso de transporte público ou o compartilhamento de viagens. Para uma aplicação bem-sucedida na sua empresa, confira as dicas que preparamos.
1. Desenvolva uma política de viagens com foco em sustentabilidade
São as políticas da empresa que guiam os colaboradores rumo a ações conscientes durante visitas a outras cidades. Por isso, elas devem incluir medidas que ajudem a reduzir os impactos ambientais.
Alguns protocolos a serem incluídos são a substituição de viagens por videoconferências (quando possível) e a adoção de meios de transporte mais econômicos e sustentáveis, como aplicativos de transporte compartilhado. A empresa também pode compensar os impactos doando valores para projetos ecológicos.
2. Incentive os colaboradores a adotarem práticas sustentáveis
Os colaboradores são a chave para a sustentabilidade na gestão de viagens corporativas. Afinal, são eles que colocam em prática a maioria das medidas estabelecidas. Sendo assim, precisam ser conscientizados.
Para engajá-los nas medidas sustentáveis, a empresa deve fornecer treinamentos, workshops e comunicados internos. Com a divulgação das políticas sustentáveis, a cultura organizacional aumenta a adesão e a produtividade individual, transformando-as em rotina durante as viagens.
3. Busque fornecedores com preocupação ambiental
Para gerar um posicionamento ambiental, a empresa deve se preocupar também com as políticas de seus fornecedores. Nesse sentido, eles também devem mostrar o engajamento sustentável, com cuidados ecológicos.
Ao buscar um fornecedor, certifique-se de que ele atua em conformidade com as leis ambientais. Pesquisar sobre o histórico da empresa e como é seu relacionamento com a natureza ajuda a evitar parceiros ligados a práticas reprováveis.
4. Invista em tecnologia para reduzir impactos ambientais
Assim como a teleconferência ajuda a reduzir a necessidade de viagens, a tecnologia pode ser uma ótima aliada na aplicação da sustentabilidade na gestão de viagens corporativas.
Um estudo da Accenture revela que a adoção de soluções em nuvem pode reduzir até 90% de emissão de carbono em empresas com até 100 funcionários. Isso graças à dispensa dos servidores físicos, que precisam ficar ligados 24 horas por dia.
Dessa maneira, os dados sobre as viagens da sua empresa ficam preservados em um ambiente totalmente seguro e mais ecológico. Além disso, um bom software garante mais agilidade e produtividade no acompanhamento e na gestão de informações das viagens.
Com essas medidas, você melhora as práticas sustentáveis não só nas viagens, mas em outras áreas do negócio. Assim, conquista um grande diferencial para a empresa, que expressa seus valores, mostra ao consumidor que adota ações em prol do meio ambiente e até o incentiva a fazer o mesmo.
Quer mais dicas sobre gestão de viagens corporativas? Assine nossa newsletter e receba as novidades gratuitamente!