Gestão centralizada: qual a importância para as viagens corporativas?

Gestão centralizada: qual a importância para as viagens corporativas?

A gestão centralizada defende a concentração das decisões de uma empresa em um mesmo grupo de liderança ou em apenas um gestor. De fato, quando aplicado no setor de viagens corporativas, este método administrativo traz uma série de resultados positivos por proporcionar melhores experiências aos colabores e redução de custos a longo prazo.

O principal motivo é a possibilidade de enxergar o planejamento por meio de uma perspectiva mais ampla. Com isso, o foco se direciona também para proporcionar uma excelente experiência de deslocamento ao colaborador, ao desenvolvimento de padrões de qualidade, ao aumento de produtividade e à criação da imagem positiva da empresa no mercado.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo a importância da gestão centralizada nas viagens corporativas. Acompanhe!

Entenda o que é a gestão centralizada

Na prática, a gestão centralizada representa um conceito organizacional sólido e bem estruturado que concentra decisões estratégicas e o controle das operações em uma unidade figura de autoridade. A ideia é que neste formato as decisões sejam tomadas apenas por um mesmo grupo de líderes devidamente capacitados ou por apenas um gestor que tem a responsabilidade de determinar os rumos da empresa.

Toda a estrutura hierárquica funciona de cima para baixo em um fluxo que segue uma linha de comunicação vertical. Isso permite que as decisões sejam tomadas de maneira mais rápida e eficiente, especialmente quando existe a necessidade de implementar políticas internas e procedimentos nos setores da organização.

Além disso, a gestão centralizada se baseia no princípio de que a concentração da autoridade traz uma visão unificada das operações. Dessa forma, os líderes ganham a capacidade de atuar de forma próxima dos colaboradores e entender o que acontece em cada um dos processos e atividades internos. O que incluí a identificação de falhas com antecedência para impedir que elas se transformem em um verdadeiro efeito dominó.

Veja a importância do conceito nas viagens corporativas

Dentro do cenário complexo das empresas que lidam com viagens corporativas, a gestão centralizada é muito importante por trazer mais uniformidade nas decisões e facilitar a aplicação de políticas padronizadas. Com isso, a gestão consegue desenvolver uma cultura organizacional alinha com as estratégias e valores da empresa e os objetivos de mercado de modo geral.

Inclusive, é necessário citar que o impacto da centralização no deslocamento de colaboradores é um método de gerenciamento amplamente adotado no segmento por companhias que buscam mais economia e controle de processos. E, de fato, esta decisão traz uma série de benefícios quando o processo acontece de forma eficientes. Veja as principais:

  • identificação de falhas recorrentes;
  • desenvolvimento de padrões de qualidade;
  • agilidade nas decisões;
  • conformidade com políticas internas;
  • análise consolidada de dados;
  • fortalecimento no relacionamento de confiança entre os envolvidos;
  • suporte completo na experiência do viajante.

Melhora da análise de dados

A melhora na análise de dados é um dos principais resultados da gestão centralizada. De fato, a concentração das informações de viagens em apenas uma equipe facilita todo este processo e o monitoramento do desempenho nas etapas correspondentes. O objetivo, aqui, é a identificação de padrões, tendências e oportunidades de otimização.

Ao contar com uma equipe dedicada exclusivamente as viagens corporativas também é possível monitorar bem de perto todos os gastos relacionados e o comportamento dos colaboradores de modo geral. A partir deste olhar mais estratégico, a empresa consegue identificar como reduzir custos de maneira inteligente e implementar políticas de controle consideradas mais efetivas.

3 dicas para a gestão de viagens corporativas para empresas de offshore
Que tipo de gestor de viagens você é?

Decisões mais assertivas

Se a empresa adota uma estrutura de hierarquia bem definida, as decisões automaticamente passam a ser mais assertivas. Além disso, a coordenação de atividade e projetos acaba tendo o dobro de eficiência por conta dos fluxos de trabalho bem definidos dentro de uma execução harmoniosa.

Cada colaborador sabe exatamente qual a sua função, conhece as recomendações da política de viagens da empresa e quais normas seguir enquanto estiver em deslocamento. Outro ponto que vale destacar, neste caso, é que a gestão centralizada permite que as metas do trabalho sejam unificadas e alinhadas entre todos os setores.

Em consequência disso, acontece o melhor controle de atividades e a companhia não corre o risco de enfrentar problemas relacionados à conflitos de interesses entre diferentes áreas. O direcionamento é que todos trabalhem em busca do mesmo proposito e conheçam a agenda de deslocamentos e as funções dos colaboradores de maneira geral.

Experiência aprimorada

Aprimorar a experiência dos colaboradores que se deslocam em viagens corporativas realmente é um dos principais desafios do setor. É muito complicado fazer isso sem aumentar custos ou fugir da política de viagens pré-estabelecida e gerar conflitos internos com superiores.

Diante do pleno funcionamento da gestão centralizada, a experiência do viajante se torna prioridade e fica mais simples evitar imprevistos, solucionar problemas durante a rota e oferecer respostas imediatas que fazem a diferença na produtividade diante dos potenciais clientes.

Análise de dados consolidada

Com o acompanhamento de perto da gestão centralizada acontece uma análise de dados consolidada que monitora tudo o que deu certo no planejamento criado para o deslocamento dos colaboradores. Com isso, decisões que não funcionaram da maneira esperada poderão ser interrompidas antes que recebam mais investimentos e se transformem em desperdícios em longo prazo.

Soluções tecnológicas

Um grande diferencial para realizar uma gestão centralizada eficiente é contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas especializadas no gerenciamento de viagens corporativas. A Tour House, empresa considerada referência neste segmento, traz uma série de soluções personalizadas para transformar a forma como as suas operações acontecem e simplificar todas as etapas da empresa.

Entre os principais destaques, podemos citar o o ITM Travel que é a solução All-In-One e permite gerenciar as despesas e viagens de sua empresa de maneira 100% online. Por lá, é possível criar políticas estratégicas, fluxos de aprovação e oferecer o máximo de liberdade aos viajantes sem perder o controle de nada. Tudo pode ser feito diretamente pela tela do celular e troca de informações agiliza a tomada de decisões.

Agora você já sabe como funciona a gestão centralizada e o seu impacto no setor de viagens corporativas. Como esta é uma área realmente complexa que envolve uma série de processos, burocracias e estratégias, se torna indispensável contar com ferramentas que possam otimizar a realização do trabalho e a experiência dos colaboradores. Assim, o gerenciamento das informações acontece em tempo real sem correr o risco de perder o controle de dados ou deixar o time sem retorno diante de um imprevisto.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e entre em contato agora mesmo com a Tour House para encontrar soluções personalizadas para sua empresa.

[QUIZ] Gestão de viagens corporativas: quanto você sabe sobre esse processo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.