Entenda por que o preço das passagens aéreas muda tanto

Entenda porque o preço das passagens aéreas muda tanto

Quem organiza viagens corporativas sabe que o preço das passagens aéreas varia muito. No entanto, não é preciso dar um intervalo muito grande: basta fechar o site da companhia aérea e abri-lo novamente que você já pode encontrar uma nova tarifa para o mesmo bilhete.

E por que os preços das passagens aéreas mudam tanto? É possível monitorar esses valores para garantir mais economia nas viagens de sua empresa? Para entender o porquê esses costumam mudar com tanta frequência, continue lendo nosso texto e confira nossas informações até o final

Por que o preço das passagens aéreas muda?

Comprar os bilhetes com antecedência é uma forma muito comum de economizar, pois, como sabemos, o preço das passagens aéreas sofre várias alterações — e elas não acontecem só ao longo da semana ou dos meses, mas, também, do mesmo dia.

Existem alguns motivos para que as tarifas aéreas mudam tanto, e entre esses fatores estão as questões sazonais, os dias da semana, os horários do voo, os números de escalas e os riscos de atraso. O aumento do preço das passagens funciona como na bolsa de valores: quanto maior a procura por um determinado voo, maior será o seu valor, e se a procura for pouca, a tendência é que o custo abaixe.

Como as passagens aéreas são cobradas?

Quando vamos comprar uma passagem, o valor total não engloba apenas os custos referentes à tarifa da viagem. Na verdade, também pagamos as despesas relativas às taxas e encargos da companhia aérea.

Algumas dessas taxas cobradas são para realizar a manutenção do aeroporto. Dessa forma, você está pagando os custos com o desembarque, limpeza do aeroporto, raio-x, orientação e segurança. Elas variam de acordo com cada aeroporto, e por isso, você pode conferir qual o preço da sua passagem em outro local.

O que pode influenciar no preço de passagens aéreas?

Como mencionamos, alguns fatores podem influenciar diretamente nas tarifas. Confira como cada uma dessas variáveis funciona para lhe ajudar na hora de organizar a viagem.

Despesas relativas ao voo

Os gastos com as despesas da empresa aérea e do aeroporto também refletem no valor da passagem. O preço varia de acordo com o tipo de aeronave, qual o deslocamento e os tipos de serviço prestados durante o voo. Um fator interessante é que os voos que têm chances de atrasar acabam tendo as tarifas mais caras. Por exemplo, em épocas de chuva, as empresas gastam mais com combustível e com a assistência aos passageiros, assim, esses valores são passados aos clientes.

Compra de passagens aéreas com antecedência

Quem viaja com frequência sabe que a compra feita com antecedência pode influenciar muito no preço de uma passagem. Quanto mais cedo você procurar os bilhetes, melhores serão as tarifas — já que o voo terá mais assentos disponíveis.

Além disso, como mencionamos com relação à procura das passagens, se você as adquirir antes que o voo seja muito procurado, os custos acabam sendo menores. Para viagens em alta temporada, a indicação é fazer a compra com cerca de 90 a 60 dias de antecedência. Já em baixa temporada, o ideal é de 25 a 40 dias.

Dia da semana e o horário

Os dias e horários em que você viaja influenciam muito no preço de passagens aéreas. Os mais procurados são as sextas-feiras, os sábados e nas vésperas de feriado, dessa forma, as tarifas costumam ser mais caras. Do mesmo modo, o valor é maior para voos perto do fim da tarde ou do meio-dia.

Se você quer economizar na hora de comprar as passagens aéreas, o ideal é procurar por voos às terças e quartas-feiras, e em horários menos concorridos, como de madrugada. Como forma de diminuir os seus gastos, evite remarcar o voo. As empresas costumam cobrar taxas para que isso seja feito.

Época do ano

O valor das passagens aéreas, também, variam de acordo com a época do ano. Cidades litorâneas, por exemplo, recebem mais visitas no verão — o período de alta temporada — e, portanto, nesse período elas ficam mais caras.

Do mesmo modo, em época de feriado o valor também sobe. Quem quer viajar no Natal, no Carnaval ou em qualquer outro feriado pode pagar bem mais caro do que em baixa estação. E caso você precise viajar em períodos de alta temporada, vale lembrar de comprar as passagens no meio da semana, em horários de menor procura e com antecedência.

Voos com menos escalas

O número de paradas até o destino final também influencia no preço das passagens aéreas. Evite voos com muitas paradas, pois eles podem sair mais caros do que os voos diretos. Quanto mais escalas, maior será o preço, pois é preciso fazer uma logística maior para chegar ao seu destino. As empresas têm mais gastos com combustível, nas decolagens e pagam mais taxas nos aeroportos em que eles vão parar.

Assentos disponíveis

Esse é o principal motivo pelo qual o preço de passagens aéreas muda tanto em um mesmo dia, pois ocorre, também, de acordo com a procura por um voo específico. Pois, como mencionamos, quanto maior a procura, maior o valor, e quanto menor a procura, menor o seu preço.

O que acontece em caso de perda do voo?

Caso o passageiro perca o voo por culpa da companhia aérea, eles são os responsáveis por arcar com os trâmites legais, sem cobrar qualquer taxa. Se acontecer o overbooking, quando há mais pessoas para viajar do que assentos, a empresa remarcar as passagens, paga as despesas referentes a alimentação e, se for necessário, a hospedagem.

3 dicas para a gestão de viagens corporativas para empresas de offshore
Que tipo de gestor de viagens você é?

Se o caso for o contrário e o passageiro perder o voo por estar atrasado, as responsabilidades passam a ser do viajante. Dessa forma, ele quem deve arcar com as despesas de remarcar outra passagem.

Como monitorar os valores das passagens aéreas?

Os valores de passagens aéreas podem ser monitorados, mas esse processo exige muita pesquisa e dedicação. Para lhe ajudar, separamos algumas formas de monitorá-las:

  • acompanhar sites de companhias aéreas;
  • acompanhar agências de viagens online, que permitem a criação de notificações que avisam quando uma passagem está com o valor que você procura;
  • assinar a newsletter de companhias aéreas para saber de promoções; etc.

Como é possível imaginar, monitorar todas as companhias aéreas a todo o momento para prever o preço de passagens aéreas e escolher a que tiver o melhor custo-benefício é muito trabalhoso e não é coerente com o tempo disponível em uma empresa. Fazer esse trabalho é só um dos passos do planejamento de uma viagem corporativa e, por isso, se torna dispendioso e, em muitos casos, não vale a pena.

Comprar as passagens em uma agência de viagens online, torna esse trabalho muito mais simples. Acessando a plataforma de uma empresa do ramo, você consegue encontrar os tickets que estão mais em conta — o trabalho do gestor de viagens diminui drasticamente.

Dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

Um dos principais segredos para encontrar passagens aéreas mais baratas é fazer uma lista com várias possibilidades de datas para as viagens. Se você tiver flexibilidade, poderá aproveitar ofertas e promoções. Considere voar em dias da semana menos movimentados, como terça-feira ou quarta-feira, em vez de sexta-feira ou domingo.

Pesquise em diferentes sites

Use comparadores de voos e visite diferentes sites de companhias aéreas para comparar preços. Alguns bons exemplos são o Skyscanner, Kayak, Google Flights e Momondo. Além disso, verifique as promoções diretamente nos sites das companhias aéreas, pois às vezes elas oferecem descontos exclusivos.

Assine newsletters e alertas

Inscreva-se nas newsletters das companhias aéreas e dos sites de busca de voos para receber informações sobre ofertas e descontos. Além disso, configure alertas de preço para receber notificações quando os preços das passagens para o seu destino de interesse diminuírem.

Seja flexível nos destinos

Se você não tiver um destino específico em mente, pode aproveitar as ofertas de última hora ou voos com escalas. Às vezes, voar para um destino próximo e, em seguida, pegar um voo interno ou trem pode ser mais barato do que voar diretamente para o destino final.

Reserve com antecedência ou em cima da hora

Embora seja comum pensar que as melhores tarifas são atendidas reservando com antecedência, às vezes, as companhias aéreas oferecem descontos de última hora para atender os assentos remanescentes. Portanto, é uma boa ideia verificar os preços tanto com antecedência quanto em cima da hora, para comparar e escolher a opção mais vantajosa.

Considere voos com escalas

Voos diretos são convenientes, mas nem sempre são os mais baratos. Ao considerar voos com escalas, especialmente em destinos populares, você pode economizar significativamente nas passagens aéreas.

Apenas lembre-se de verificar o tempo de conexão, para evitar corridas apressadas entre voos. Além disso, também é muito importante avaliar o limite da bagagem despachada e as políticas de bagagem das companhias.

Companhias low-cost

As empresas aéreas de baixo custo, também conhecidas como “low-cost”, oferecem várias vantagens ao buscar passagens aéreas baratas. Elas são conhecidas por oferecer tarifas muito mais baixas do que as companhias tradicionais. Isso porque operam com modelos de negócios mais enxutos, eliminando serviços e comodidades extras que não são essenciais, o que resulta em passagens mais acessíveis.

Sem contar que permitem que você escolha aquela que melhor atende às suas necessidades. Por exemplo, você pode optar por pagar apenas pelo voo e levar uma bagagem de mão, evitando taxas adicionais por serviços como bagagem despachada, refeições a bordo, seleção de assentos, entre outros.

No entanto, muitas vezes essas companhias operam em aeroportos secundários ou menos movimentados, o que pode resultar em tarifas mais baixas. Além disso, elas podem oferecer rotas alternativas que não são atendidas por companhias tradicionais, permitindo que você explore novos destinos a preços mais acessíveis.

As promoções e ofertas regulares também são regulares, o que permite que você aproveite descontos adicionais em determinados períodos ou rotas específicas. É uma boa prática inscrever-se nas newsletters das companhias aéreas ou segui-las nas redes sociais para ficar atualizado sobre as ofertas mais recentes.

É válido ressaltar ainda a possibilidade de comprar apenas o trecho necessário para a sua viagem, sem necessidade de adquirir um bilhete de ida e volta obrigatório. Isso pode ser conveniente se você estiver planejando uma viagem com várias paradas ou não terá certeza sobre a duração da sua estadia.

Com alguma dedicação, é possível monitorar os preços de passagens, analisar o mercado e descobrir como comprar tickets mais baratos. E a ajuda de uma agência especializada faz com que esse processo seja muito mais rápido e permite que os gestores de sua empresa se dediquem a outros projetos.

O preço das passagens aéreas podem variar muito e são influenciados por vários fatores. Com esse texto ficou mais claro identificar quais são esses gastos e como podemos fazer para comprá-las mais baratas. Gostou do nosso texto? Então, deixe o seu comentário no post e nos conte qual a sua estratégia na busca por promoções.

[QUIZ] Gestão de viagens corporativas: quanto você sabe sobre esse processo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.