Fraude empresarial

Entenda os principais tipos de fraude empresarial e como evitá-las.

Se tem uma situação que nenhum gestor gostaria de enfrentar é uma fraude empresarial. Infelizmente, essa é uma situação que é muito comum. O caso se torna ainda mais delicado quando se trata de algo que está ocorrendo no interior das organizações, pelos próprios colaboradores.

Além do transtorno, a fraude empresarial pode trazer muitos prejuízos, como: perda financeira, perda de confiança e perda de credibilidade, tanto por parte dos colaboradores, quanto por parte dos clientes. A fraude empresarial é todo ato ilícito ou de má fé que um indivíduo realiza para benefício próprio ou de um terceiro. A seguir, você vai conhecer os principais tipos de fraude e como evitá-las.

Superfaturamento

Uma prática comum em despesas relacionadas a restaurantes, hotéis e postos de gasolina. Basicamente, ocorre quando um colaborador solicita uma nota com valor superior ao que foi gasto realmente. Popularmente se diz “tirar um dinheiro por fora”.

Para evitar que essa prática ocorra, deve-se estabelecer uma boa Política de Reembolso com um processo bem estruturado que evite a ocorrência dessa prática maléfica.

Gastos Pessoais

Outra fraude que também é muito praticada, geralmente associada à utilização dos veículos da empresa e ao cartão corporativo. Esse tipo de fraude empresarial ocorre quando o colaborador utiliza o veículo da empresa, o cartão corporativo, ou outra estrutura, para fins pessoais.

Uma forma de evitar que essa fraude ocorra é a adoção de normas de prestação de contas rígidas e também a utilização de cartões pré-pagos, que permitem o estabelecimento de limite de gastos, além do acompanhamento da utilização em tempo real.

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Extravio e falsificação de recibos

Essa situação ocorre quando um colaborador perde ou falsifica comprovantes de despesas corporativas com o objetivo de solicitar um reembolso maior do que o que realmente foi gasto.

Para evitar que esse tipo de fraude ocorra, deve-se contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas que leem automaticamente os recibos e notas, evitando que, em dias agitados, os colaboradores percam os recibos, não ocorrendo a chance de fraude.

Despesas não autorizadas

Esse tipo de fraude ocorre quando um funcionário utiliza um serviço, ou um tipo de serviço, que não foi autorizado. Por exemplo: viajar de primeira classe; pedir as comidas mais caras do cardápio; ou fazer uso de bagagens extras em voos.

O caminho para evitar esse tipo de fraude é o estabelecimento de uma política de reembolsos adequada, e o estabelecimento de um processo de fiscalização que mitigue esse tipo de ação ilícita.

Despesas duplicadas

Outro tipo de fraude envolve despesas. Essa fraude ocorre quando um funcionário usa a mesma nota ou recibo mais de uma vez.

Geralmente, esse tipo de fraude ocorre quando os processos são realizados de forma manual. Por isso, uma forma de evitar que essa fraude ocorra é automatizar os processos da empresa, melhorando o sistema de registro de reembolso. Além disso, também é aconselhável realizar auditorias para verificar se esse tipo de fraude está ocorrendo dentro da empresa.

Falando em despesas, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre despesas em viagens corporativas.

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