8 dicas de organização para que viagens corporativas sejam eficientes

Se você está à frente de um negócio, por mais que tenha colaboradores te auxiliando, certamente deve ter pouco tempo para pensar em alguns detalhes para que as suas viagens corporativas sejam eficientes, ainda mais na hora de organizar a mala.

Pensando nisso, separamos algumas ideias para facilitar a sua vida e você conseguir focar na missão da viagem:

1. Leve bateria extra para os eletrônicos durante viagens corporativas

Um detalhe simples, mas que pode colocar em risco toda a viagem corporativa é dar algum problema nas baterias do notebook, tablet e smartphone, que são itens indispensáveis para o sucesso da viagem.

Então, evite dores de cabeça e mantenha todos os dispositivos carregados, além de levar baterias extras para eles. Também considere colocar na mala um carregador portátil, que pode salvar a sua vida em muitos momentos.

2. Tenha um backup de todos os documentos e dados importantes

Mantenha cópias de todos os documentos da viagem (identidade, passaporte, informações do cartão de crédito, reservas, seguros, passagens, roteiro da viagem, etc.). Caso você seja roubado ou perca esses documentos, você pode ter essas informações com facilidade em sua bagagem, no cofre do hotel e também na nuvem.

3. Adquira um chip local em viagens corporativas internacionais

Pagar roaming em viagens corporativas internacionais pode custar um valor muito alto para o seu bolso. Uma boa dica é utilizar um chip local (você pode comprar ainda no aeroporto) que tenha planos mais baratos para ligações locais. E como em quase todos os lugares existem pontos de wi-fi, você praticamente usará o chip apenas para ligações mais urgentes.

4. Tenha sacos a vácuo para ajudar a organizar a mala

Se você faz parte de 90% da população que têm dificuldades na hora de organizar as malas e otimizar espaço, uma dica simples é comprar sacos a vácuo, que são vendidos a preços bem acessíveis.

Basta colocar a quantidade de roupas dentro dos limites indicados, fechar o zíper e enrolar devagar até comprimir tudo. Dessa forma, o ar vai saindo pelos orifícios sem permitir que entre mais.

Vale colocar meias, roupas de baixo, gravatas, pijamas e tudo o mais que você não precisará que esteja impecável, como as roupas sociais. Falando nelas, a próxima dica também é essencial.

5. Aprenda a dobrar um paletó na mala

O blazer ou o paletó costumam ser peças de roupas indispensáveis em viagens corporativas; mas nem todos sabem como dobrá-loa na mala de modo que não os amasse, ou, pelo menos, não os amasse tanto.

Siga esse passo a passo:

  • Coloque a peça virada para baixo numa superfície plana e dobre a parte da frente até a costura das costas.
  • Coloque a parte dos ombros para dentro nas duas metades do paletó, deixando as mangas bem esticadas e retas.
  • Em seguida, dobre de cima para baixo o primeiro terço do paletó. Faça mais uma dobra sem marcar o tecido e coloque-o dentro de um saco plástico.

Caso você chegue ao hotel e perceba que o paletó amassou, pendure-o num cabide no banheiro com o chuveiro quente ligado. Isso irá desamassá-lo.

6. Instale aplicativos que possam te ajudar

Alguns aplicativos oferecem boas soluções na hora de realizar viagens corporativas. Alguns exemplos:

  • Google Maps para se localizar (Android e iOS);
  • FlightAware para rastrear qualquer voo em tempo real, além de receber alertas e notificações de atrasos nos aeroportos (Android e iOS);
  • Google Tradutor, caso a viagem seja internacional e você não domine o idioma (Android e iOS);
  • AroundMe, que mostra todos os estabelecimentos que há por perto na localidade, como postos de gasolina, cafés, hospitais, bancos, etc. (Android e iOS);
  • Uber ou outros aplicativos de transporte (Android e iOS);
  • Spotify, para desestressar e ouvir uma boa música (Android e iOS).

7. Compre kits pequenos de produtos de higiene

Outra dica simples e que faz toda a diferença na hora de otimizar o espaço na bagagem é utilizar aqueles kits de frascos plásticos para você colocar itens como shampoo, condicionador, etc.

Além disso, também compre os produtos em miniatura, como escova e pasta de dente, perfume e desodorante, para que tudo caiba no nécessaire com os frascos. Não se esqueça do limite de líquidos para viagens internacionais: 100 ml por pessoa.

8. Contrate uma empresa especializada em viagens corporativas

As chamadas Travel Management Companies (TMCs) são empresas especializadas em gerir as políticas de viagens corporativas de seus clientes.

Além de comprar passagens aéreas e reservar hotéis, essas empresas ainda ajudam o viajante a compreender todo o cenário da viagem e a resolver cada questão relacionada a ela, oferecendo uma verdadeira consultoria e suporte.

Com essas ideias, certamente as suas viagens corporativas serão mais tranquilas, pois você eliminará alguns riscos que poderiam ocorrer durante o roteiro.

Baixe nosso e-book “Viagens Corporativas”

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.