
Como oferecer lazer aos funcionários numa viagem corporativa
Viajar a trabalho pode ser o sonho de diversas pessoas, mas o profissional que já possui uma vasta experiência no quesito sabe que em alguns momentos pode se deparar com situações não muito agradáveis, como: horas de aeroporto, saudades da família, solidão, entre muitas outras situações estressantes que precisarão ser muito bem administradas.
Cada organização constrói a sua própria política de viagens corporativas, para que tudo seja regulamentado com base nos propósitos da empresa, conforto do funcionário e o controle do orçamento. A etrip tem algumas sugestões para regulamentar esse tipo de viagem que une negócios e lazer. Confira:
Política de gastos corporativos
Crie um documento que descreva todas as informações e detalhes referentes aos objetivos e regras da viagem corporativa. Quando falamos em momentos de lazer durante a viagem de negócios, é necessário definir despesas inaceitáveis, como: álcool, vestuário ou admissões nas atrações turísticas.
Exija um recibo para cada item de despesa relacionada à empresa. Peça para que os funcionários anotem as datas de quaisquer despesas para que as que forem do dia “extra” não sejam cobradas à empresa.
Família
Se a família está envolvida, planeje-se com inteligência! Não há nada como ter a sua família com você em uma viagem a negócios. No entanto, é recomendável que os seus familiares se juntem a você somente depois dos seus compromissos profissionais. Isso permitirá que você possa dar-lhes toda a sua atenção e não comprometará as suas tarefas.
Redução de gastos
Viagens em baixa temporada são mais econômicas, mas nem sempre é possível conciliar a data da conferência com esse período, Porém uma empresa especializada em viagens corporativas poderá ajudar a tornar a viagem mais econômica e oferecer uma estadia tranquila com benefícios na compra de passagens aéreas, hotéis e outros produtos de viagens.
Dias de folga
Em alguns casos o profissional está com banco de horas estourado ou naquele momento em que precisa de uns dias de descanso. Por que não aproveitar a viagem? Além de economizar com a passagem, é provável que o empregador pague mais barato pela estadia no hotel, já que em diversos hotéis e empresas oferecem vantagens para viagens corporativas.E neste caso, o colaborador poderá fazer um acordo com a própria empresa ou perguntar para o hotel se é possível manter o preço mais baixo para uma estadia.
Conheça algum ponto turístico
Apesar da correria, durante as viagens corporativas mais longas provavelmente o profissional terá tempo livre suficiente para ele mesmo, seja para passear ou descansar. E uma boa vantagem é poder conhecer novos lugares, pontos turísticos, visitar restaurantes típicos do local e tirar breves momentos de lazer.
Responsabilidade durante uma viagem corporativa
É fundamental que o profissional seja organizado e responsável o suficiente para saber dividir os momentos de lazer e os de negócios. O nome da empresa está em jogo, então abusar de festas e eventos fora do expediente pode comprometer os compromissos profissionais do dia seguinte. O colaborador não deve se esquecer de que o principal objetivo da viagem ainda continua sendo o trabalho e precisa se comportar como se estivesse na própria empresa.
Gostou dessas dicas? A etrip oferece diversos benefícios que ajudarão a tua empresa a planejar uma boa viagem corporativa. Conheça nossos planos e fale conosco para tirar suas dúvidas.