Aprenda a aproveitar ao máximo a viagem corporativa

Aprenda a aproveitar ao máximo a viagem corporativa

 

Muitas vezes, a viagem corporativa acaba sendo muito corrida para o funcionário. Com tantas reuniões, eventos, almoços de negócios e tarefas para cumprir, as horas passam e ele não consegue nem aproveitar a viagem, nem cumprir todos os seus deveres.

Porém, sua viagem corporativa não precisa ser assim. Gerenciando seu tempo e se planejando, você consegue cumprir as metas do dia, representar sua empresa e ainda curtir sua viagem.

Quer saber como fazer isso? Confira nossas dicas abaixo!

Aproveite o tempo do deslocamento da viagem corporativa

O tempo que você passa em aeroportos e aviões é precioso e pode ser utilizado para garantir que você aproveite a viagem corporativa. Existem muitas tarefas que podem ser feitas enquanto você espera seu voo ou enquanto voa até seu destino. Por exemplo:

  • Verificar e responder e-mails;
  • Ler documentos pendentes;
  • Ler livros e artigos sobre sua área;
  • Estudar;
  • Ouvir podcasts ou assistir palestras sobre assuntos relevantes ao trabalho;
  • Pesquisar sobre seu destino e fazer um roteiro de lugares para visitar;
  • Organizar sua agenda.

Mas o tempo de deslocamento pode ser utilizado, também, para o descanso e para o lazer. Procure equilibrar seu tempo entre organização, trabalho, descanso e atividades prazerosas, como ler ou assistir um filme. Gerenciando seu tempo, uma atividade não precisa eliminar a outra.

Concentre-se no momento em questão

Antes de viajar, é muito importante fazer um planejamento de como serão os próximos dias. Quais são os horários dos eventos ou reuniões que você deve participar? A que horas você deve dormir e acordar? Quanto tempo livre terá durante o dia? Organize-se para saber quais são suas prioridades.

Quando chegar ao seu destino, tente sempre se concentrar no momento em questão. Quando estiver trabalhando, dê o seu melhor em tarefas e projetos. Quando for hora de descansar, não fique pensando em trabalho.

Manter o foco no momento presente aumenta sua produtividade, permite que você se dedique por inteiro e ajuda a aproveitar melhor a viagem corporativa.

Conte com a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada do viajante. Com ela, é possível se organizar, se comunicar e se localizar em qualquer lugar do mundo. Veja alguns tipos de tecnologias que podem ajudá-lo em sua viagem corporativa:

  • Calendários e agendas online, para não se esquecer dos seus compromissos;
  • Softwares, sites ou aplicativos de compartilhamento, para mostrar contratos e documentos importantes para a empresa;
  • Aplicativos de listas e anotações, para quando você precisa escrever algo mais urgente;
  • Mapas e GPS, para se localizar na cidade;
  • Aplicativos e sites de avaliação de pontos turísticos e restaurantes, para descobrir o que tem de melhor no bairro em que vai ficar; etc.

Aproveite seu tempo livre

Muitos funcionários acabam utilizando o tempo livro em uma viagem corporativa para trabalhar ainda mais, adiantando tarefas. Ou tentam se manter em contato com a empresa o tempo inteiro, com medo de que algo aconteça e eles não possam resolver.

Mas seu tempo livre deve ser aproveitado para fazer coisas que não envolvam o trabalho. Você pode:

Cuidar da saúde

Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos são atividades que garantem sua saúde durante a viagem corporativa – e quanto mais saudável você estiver, menores são as chance de se sentir letárgico ou passar mal enquanto cumpre suas tarefas.

Que tal aproveitar seu tempo livre para correr, ir na academia do hotel ou comprar alguns alimentos saudáveis para estocar no frigobar do quarto?

Descansar

O descanso também é essencial para manter sua disposição no trabalho. Tente dormir o suficiente todos os dias e descanse quando tiver sentir essa necessidade: tire um cochilo, leia um livro, assista televisão, medite etc.

Conhecer a cidade

Afinal, você está em uma viagem! Planeje-se e reserve um tempo para conhecer a cidade que está visitando. Confira os pontos turísticos mais famosos, peça indicações no hotel e visite restaurantes, bares, museus e tudo o que for mais interessante.

Sua viagem corporativa não precisa ser uma experiência desgastante e voltada exclusivamente para o trabalho. Com um pouco de planejamento e gerenciamento do tempo, você consegue aproveitá-la ao máximo!

Baixe também o e-book “Viagens Corporativas”

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.