
5 dicas importantes para uma viagem corporativa bem sucedida
Para que uma viagem corporativa seja realizada com sucesso e traga resultados positivos à empresa, torna-se necessária a boa gestão da mesma. E para isso, o planejamento é muito importante para que o viajante evite contratempos, cumpra suas metas e realize um bom network.
Desse modo, separamos 5 dicas importantes que você precisa levar em consideração ao preparar as viagens corporativas. Acompanhe.
1. Faça um bom planejamento
É a base de qualquer viagem, principalmente das corporativas. Desse modo, um planejamento bem sucedido pode ser dividido em algumas etapas:
- Planejamento das metas: qual é a finalidade da viagem? Fechar vendas? Se sim, qual é a meta financeira? Participar de alguma feira como expositor? Ou comparecer a eventos e fazer network?
- Planejamento financeiro: é o levantamento de todos os custos da viagem, como passagens aéreas, hospedagem, transporte, alimentação, seguro saúde, inscrições em eventos e demais despesas.
- Planejamento do roteiro: é o planejamento da rotina do viajante, com seus compromissos e horários de reuniões, eventos e demais atividades que fazem parte da viagem.
Com um planejamento bem apurado e detalhado, evitam-se muitos contratempos e a viagem é mais bem aproveitada.
2. Estabeleça objetivos e metas para a viagem corporativa
Como dito anteriormente, é preciso planejar com antecedência os objetivos da viagem e as metas a serem alcançadas.
Por exemplo: o representante comercial de uma cervejaria viajará para participar de uma importante feira que reunirá comerciantes e distribuidores de todas as partes do país e até do mundo.
O viajante pode ter como objetivo participar da feira e realizar network para fechar vendas. E como metas, ele pode estabelecer fechar “X” reais de vendas, ou agendar reuniões com “X” empresários para realizar propostas.
Os organizadores e gestores das viagens corporativas, portanto, devem estar atento às metas da empresa para que planejem uma viagem prática e que proporcione que o viajante realize seu trabalho sem percalços.
3. Otimize os serviços para ganhar tempo
A terceira dica para que a viagem corporativa seja bem sucedida é otimizá-la o máximo possível com o uso da tecnologia para que o viajante ganhe tempo e não fique preocupado com burocracias e demais serviços.
Nessa hora, os aplicativos são os grandes aliados, e podemos citar os que possuem características como:
- A indicação de restaurantes e cafés no entorno por meio de mapas.
- Serviços que conectam passageiros e motoristas.
- O aviso do status dos voos para se evitar longas esperas e stress.
- Serviços de descontos em restaurantes e compras de equipamentos para a empresa.
4. Oriente ao viajante para que ele faça network
Para que um network seja bem sucedido e o viajante não se sinta inseguro, uma dica é fazer um levantamento de como será a reunião ou o evento em que ele participará, e se possível, fornecendo nomes interessantes para se fazer contato.
Com isso, pode ser possível que o viajante consiga até mesmo realizar um contato prévio para agendar reuniões, no caso da participação em eventos, e também facilite na hora de iniciar uma conversa até mesmo no hotel ou aeroporto ‒ já que o viajante estudou as características do empresário e de seu negócio previamente.
Mesmo que o viajante já tenha seus alvos para network, ainda assim é importante que ele também esteja atento a novas oportunidades de parcerias que possam surgir durante a viagem em outros lugares mais improváveis, como numa fila, num café ou no hall do hotel. Grandes parcerias podem surgir de lugares inusitados.
5. Terceirizar a gestão da viagem
Nem sempre a rotina diária de tarefas nas empresas possibilita um planejamento tão detalhado de uma viagem corporativa.
Nesse caso, terceirizar o serviço para uma empresa especializada nesse setor pode ser essencial, até mesmo em termos econômicos, pois dependendo da empresa contratada, existe o estabelecimento de parcerias em hotéis, companhias aéreas, empresas de alugueis de veículos e outros serviços, sem contar com o suporte dado à empresa contratante.
Esperamos que com essas dicas a viagem corporativa seja bem sucedida e a empresa realize ótimos negócios e faça um network promissor.