Viajar de ônibus ou avião: qual opção escolher para os colaboradores?

Viajar de ônibus ou avião: qual opção escolher para os colaboradores?

As viagens corporativas trazem inúmeros benefícios para os colaboradores das empresas e devem ser consideradas não como um gasto, mas como um investimento. Mas é claro que é fundamental economizar o máximo com as despesas advindas das viagens para conseguir otimizar os investimentos da empresa.

Na hora de planejar uma viagem corporativa, muitos gestores ficam em dúvida sobre qual é a melhor opção para transportar os colaboradores. Por isso, neste artigo vamos contar para você quando vale a pena optar pelo transporte aéreo e quando vale a pena optar pelo transporte rodoviário. Em outras palavras, quando compensa viajar de ônibus e quando compensa viajar de avião.

Planejamento

Antes de mostrar as vantagens e desvantagens de cada um desses meios de transporte, vale a pena lembrar da importância de fazer um bom planejamento. As viagens corporativas devem ser planejadas para que tudo possa correr da melhor maneira possível.

Além de prever e evitar problemas, um bom planejamento permite que os gestores economizem, diminuindo as despesas advindas das viagens. Uma das decisões é a opção por avião ou ônibus, a seguir, você confere algumas das questões que vão lhe ajudar a decidir por um meio de transporte ou pelo outro.

Preço e urgência

O preço da passagem é um fator que conta em favor da opção por ônibus. Caso a viagem seja decidida de última hora, o ônibus tende a ser a melhor opção. Isso porque, diferentemente de uma passagem aérea, uma passagem de ônibus pode ser comprada por um valor acessível mesmo que seja perto da data da viagem. Para conseguir pagar menos por uma passagem aérea, o ideal é comprar com o máximo de antecedência.

3 dicas para a gestão de viagens corporativas para empresas de offshore
Que tipo de gestor de viagens você é?

Conforto e duração do trajeto

No que diz respeito ao conforto, a opção por ônibus ou avião é muito subjetiva. Existem colaboradores que preferem um confortável ônibus leito ou semileito, que permite um bom descanso durante o trajeto. Já outros, preferem a rapidez da viagem de avião, que permite um descanso na hospedagem.

Agora, em relação à duração do trajeto, o avião ganha do ônibus, pois é um meio de transporte muito rápido. Além disso, com o avião, é possível se deslocar para localidades muito distantes dentro do Brasil e, até mesmo, para outros países e continentes.

Segurança e facilidade de embarque

Quando se trata de segurança, a verdade é que ambos os meios de transporte empatam. Atualmente, tanto o avião quanto o ônibus são meios de transporte muito seguros. Já quando se fala em facilidade de embarque, a maior vantagem é para o ônibus.

As viagens de avião demandam muito tempo para realizar check-in e despachar a bagagem, tanto que esse tempo deve ser levado em consideração na hora de planejar uma viagem. Além disso, quando se trata de viagens de avião, sempre existe a chance de atrasos nos voos.

Cuidados na hora do planejamento

No começo deste artigo você leu sobre a importância de fazer um bom planejamento.

E aí, qual é o meio de transporte que você mais utiliza nas viagens corporativas da sua empresa? Escreva seu comentário para a gente.

[QUIZ] Gestão de viagens corporativas: quanto você sabe sobre esse processo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.