
Viagens corporativas crescem no Brasil. Por que investir?
As viagens corporativas são um bom negócio a ser explorado no setor de turismo. Isso porque, de acordo com a Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), uma taxa em torno de 60% a 70% das viagens domésticas no Brasil são feitas a serviços de empresas.
O levantamento ainda indica que as viagens corporativas são um mercado em plena expansão, que configuram boa alternativa para quem deseja trabalhar com um setor altamente rentável. Os deslocamentos a negócios, de acordo com a pesquisa, estão entre as principais despesas fixas das empresas, perdendo apenas para a folha de pagamento dos funcionários.
Dados da Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp) indicaram que o segmento de viagens corporativas nacionais cresceu 6,6% no último ano. As vendas relacionadas a deslocamentos aéreos nacionais cresceram na casa dos 9% e os internacionais aumentaram em 22%. Em âmbito internacional, as vendas cresceram 26%.
O fortalecimento do turismo em território nacional reflete a recuperação da atividade econômica no Brasil, que começa a dar sinais de vitalidade após longo período de recessão. De acordo com a Abracorp, as viagens corporativas movimentaram R$ 3,01 bilhões em vendas de passagens aéreas, reserva de hotéis e locação de veículos. O gasto é 10% maior do que o realizado no mesmo período de 2016.
As viagens corporativas, em geral, dependem muito do cenário macro econômico no qual o país está inserido. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o terceiro período seguido de alta do Produto Interno Bruto (PIB) fez com que acumulasse expansão de 0,6% ao ano. O aumento, ainda que pequeno, do acúmulo de riquezas em território nacional já é um alento para uma economia que enfrentou períodos de retração em um passado recente.
A pesquisa da Alagev traz à tona um dado curioso: a maioria das empresas protagonistas das viagens corporativas têm sede no Brasil. Além disso, 52% dos viajantes são de empresas de serviços, seguido pelas empresas do setor industrial, com 43%, e o comércio, que responde a uma fatia de 5% das viagens a negócios no país.
Por que investir em viagens corporativas?
A predominância das viagens a negócios no cenário dos deslocamentos em território nacional pode ser explicada pela representatividade que as viagens corporativas têm no planejamento da empresa.
Trata-se de uma forma de ampliar as possibilidades de negócio, inserindo a empresa em um mercado mais amplo; estimular o engajamento de funcionários e colaboradores; ampliar as possibilidades de networking e aproximar a marca do potencial público comprador.
De acordo com especialistas, é um potencial mercado a ser explorado para quem deseja trabalhar com um setor altamente rentável. A primeira medida para se consolidar no setor é criar uma política de gestão de viagens para a empresa que dê conta de fatores como: classe de voo, categoria dos hotéis, formas de pagamento e mecanismos de reserva.
De acordo com a Global Business Travel Association (GBTA), o Brasil é o país que lidera o ranking de viagens corporativas na América Latina. A expectativa da associação é que os países latino-americanos cresçam em torno de 5,9% ao ano até 2019, em se tratando de turismo corporativo, com boas previsões para o Brasil, que movimentou US$ 32 bilhões dos US$ 52 bilhões acumulados pelo setor em 2014.
Apesar das viagens corporativas representarem um grande vetor da indústria de viagens, o turista corporativo não deixa de consumir serviços de lazer. Uma pesquisa por amostragem com 90 das mais de 200 empresas sócias da Alagev mostrou que elas gastaram, em 2017, R$ 64 milhões com 486 mil viagens domésticas.
O aumento da demanda deste mercado sugere uma grande oportunidade para expandir os negócios. Geralmente, é ideal contar com uma agência especializada em turismo corporativo para organizar os detalhes que envolvem o planejamento do deslocamento. Saiba como a Tour House pode te ajudar nessa missão.
É hora de unir dados para detectar onde sua empresa pode ECONOMIZAR. Faça o download do e-book “Como o Business Intelligence auxilia na Gestão de Viagens Corporativas” e tenha acesso a um material completo para aplicar o BI nas viagens da sua empresa.