Você sabe como funciona o turismo de experiência?
O turismo corporativo é uma tendência que ganha cada vez mais força por permitir que os colaboradores aproveitem de diversas formas as viagens de trabalho. Na prática, se trata de fazer o caminho contrário do turismo de massa e desbravar destinos mais tranquilos que agregam valor em questões culturais e sociais.
Outra questão interessante envolve viver o roteiro como se realmente fosse parte da população local. O que, para um viajante corporativo, faz toda a diferença no olhar sobre a vida e promover empatia entre diferentes tipos de pessoas. Sem contar que dependendo da agenda planejada, este tipo de turismo ainda se torna determinante no aumento da criatividade.
Quer saber mais? Mostraremos neste artigo como implementar a experiência em sua dinâmica de viagens corporativas. Acompanhe.
Conheça os principais benefícios
No contexto como extensão de viagens corporativas, os benefícios deste formato de viagem são inúmeros. Além da troca cultural, os dias a mais para conhecer além dos pontos turísticos com um roteiro personalizado permite que o profissional descanse e renove os pensamentos para estimular a criatividade no dia a dia e deixar todo o estresse de lado.
Quem viaja com a agenda lotada de compromissos tende a sentir bastante cansaço no final das tarefas e acaba se tornando uma bola de neve quando logo depois já acontece a volta para a rotina. Diante disso, o turismo corporativo oferece uma desconexão do relógio dentro da estrutura de trabalho como uma espécie de investimento na capacitação do time.
Crie um planejamento em sua empresa
Um colaborador com bagagem cultural, descansado mentalmente e com as energias recarregadas após períodos de descanso de qualidade consegue facilmente potencializar seu desempenho. Por este motivo, quando o responsável pela gestão da viagem for montar o cronograma do destino, vale avaliar se é possível encaixar mais ou duas experiências no roteiro para o colaborador conhecer além do tradicional.
É válido procurar por experiências de turismo corporativo na região e reservar os passeios com antecedência para que não seja preciso se preocupar com nada da parte estrutural. Assim, realmente o conceito de relaxar, desconectar os pensamentos e se desenvolver culturalmente será alcançado por conta de uma estrutura completa pensada estrategicamente em cada situação.
Considere o feedback dos colaboradores
A estratégia de turismo corporativo costuma funcionar muito bem quando os gestores de viagem e os colaboradores atuam em conjunto nas decisões. Afinal de contas, é preciso que o profissional tenha flexibilidade para aproveitar as experiências e conseguir se identificar com a proposta deste conceito diferenciado em vários níveis.
O melhor caminho, neste caso, é sempre informar previamente sobre as opções de passeios e experiências disponíveis e verificar o interesse. Se possível, crie uma dinâmica em que os próprios viajantes possam pesquisar pelas opções que mais despertam curiosidade e fique somente a parte burocrática para a gestão resolver de maneira otimizada.
Agora você já sabe como funciona o turismo corporativo e todas as oportunidades agregadas na melhora do desempenho dos colaboradores. Trata-se, realmente, de um conceito que agrega valor às viagens de trabalho e enriquece cultural e socialmente o profissional.
Por isso, pense em todos os roteiros de maneira diferenciada e pense na estratégia como uma maneira eficiente de ter um time mais motivado e com a saúde mental em dia.
Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que os seus seguidores também conheçam esta tendência de viagem.