Checklist: saiba quais os 11 documentos para embarque
As viagens corporativas demandam planejamento, especialmente no que envolve o meio de transporte escolhido. Nesse contexto, quem viaja de avião precisa atentar para os documentos de embarque.
Sem eles, o risco de ficar retido no aeroporto é grande, já que existem protocolos de conferência e liberação dos passageiros. Por isso, é fundamental saber os tipos de documentos necessários para voos nacionais e internacionais.
Neste post falaremos sobre a importância dos documentos, trazendo um checklist com os principais e obrigatórios em cada tipo de viagem. Continue lendo para evitar problemas e atrasos na hora do embarque!
Por que os documentos para embarque são importantes?
Considerando a burocracia de uma viagem, o caminho percorrido por espaços aéreos querer cuidado na identificação de entrada e saída de visitantes. A documentação exigida é uma das formas de aumentar o controle e seguranças nas fronteiras e pode mudar de acordo com as normas municipais, estaduais e federais.
Quais os documentos necessários para embarque em voos nacionais e internacionais?
Fizemos uma lista com os documentos que todo passageiro deve ter em mãos e apresentar na hora do embarque em viagens para dentro do Brasil e para o exterior!
Voos nacionais
Viajar de avião pelo território nacional é mais tranquilo se tratando dos documentos para embarque, sendo aceitos para o embarque:
1. Registro Geral (RG)
2. Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
3. Passaporte
4. Carteira de Trabalho (CTPS)
5. Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)
6. Documento Nacional de Identidade (DNI)
7. Documentos digitais como CNH-e, DNI e e-Título
8. Licença de piloto, comissário de bordo, mecânico de voo e DOV emitido pela ANAC
9. Cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, em nível federal ou estadual
10. Carteiras de identidade de conselhos regionais e federações trabalhistas (OAB, Crea, CRM, CRC, entre outros)
11. Cartões de identidade expedidos pelo ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército
Os passageiros menores de 12 anos devem ser acompanhados por um adulto, com a comprovação de filiação, responsabilidade ou parentesco, munidos de documentos como identidade, passaporte ou certidão de nascimento ou passaporte.
Voos internacionais
A exigência de documentos para embarque em viagens ao exterior depende do destino e regras de cada país. De modo geral, é obrigatório ter um passaporte válido, à exceção de alguns países membros do Mercosul, onde é possível entrar portando apenas o documento de identidade original, tanto para adultos quanto para crianças.
O visto é exigido em alguns países da Europa e em quase toda a América do Norte, incluindo o México e deve ser apresentado na hora do embarque. Em caso de viajantes menores, a autorização de viagem é necessário se o menor estiver viajando com apenas um dos pais.
Vale salientar que países como Tailândia, África do Sul, Costa Rica, Cuba, Austrália, exigem o certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP). O intuito é prevenir as epidemias e resguardar a saúde dos viajantes e pessoas locais.
Na falta de documentos para embarque, as consequências vão desde o atraso até a perda do voo, comprometendo todo o planejamento da viagem corporativa. Por isso, fazer e conferir o checklist é essencial para evitar o risco de não chegar ao destino.
Gostou do post? Então, que tal compartilhar nas suas redes sociais e permitir que mais pessoas tenham acesso à lista de documentos importantes nos voos nacionais e internacionais!